1 / 12

“Castelo de Almourol”

“Castelo de Almourol”. O Castelo de Almourol. Localização:. O Castelo de Almourol localiza-se no Ribatejo, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo , Concelho de Vila Nova da Barquinha distrito de Santarém, em Portugal. O Castelo de Almourol. Construção:.

cili
Download Presentation

“Castelo de Almourol”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Castelo de Almourol”

  2. O Castelo de Almourol Localização: O Castelo de Almourol localiza-se no Ribatejo, localiza-se na Freguesia dePraia do Ribatejo , Concelho de Vila Nova da Barquinha distrito de Santarém, em Portugal.

  3. O Castelo de Almourol Construção: O castelo de Almourol foi erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários.

  4. O Castelo de Almourol Historia: As origens da ocupação deste local são bastante antigas mas o certo é que em 1129, data da conquista deste ponto enigmáticas pelas tropas portuguesas, o castelo já existia. Depois de conquistado o castelo foi entregue aos Templários, o castelo foi reedificado assumiu as características arquitectónicas e artísticas essenciais, que ainda hoje se podem observar. No ano de 1129, a fortaleza é conquistada por D. Afonso Henriques aos mouros e posteriormente doada à Ordem dos Templários, e encarregue pela defesa no local e vai manter-se na sua posse até ao ano de 1311.

  5. O Castelo de Almourol Lenda do Castelo De Almourol: Conta esta lenda que um dia D. Ramiro, alcaide do castelo de Almourol, voltava cheio de sede de uma campanha guerreira, encontrando duas formosas mouras, mãe e filha, que traziam com elas uma bilha de água. D. Ramiro pediu à filha que lhe desse de beber, mas esta assustou-se e deixou cair a bilha. Enraivecido, D. Ramiro matou-as. Nessa altura, apareceu um rapazinho de onze anos, filho e irmão das mulheres assassinadas. D. Ramiro logo o fez cativo e levou-o para o castelo. O jovem mouro.

  6. Jurou que se vingaria na mulher e na filha do cavaleiro. Tempos depois, a mulher do alcaide adoeceu e acabou por morrer, vítima de venenos que o mouro lhe foi dando a pouco e pouco. Porém não conseguiu matar Beatriz, a filha de D. Ramiro, porque os dois se apaixonaram. Certo dia, D. Ramiro chegou ao castelo na companhia de outro alcaide, a quem tinha prometido a mão da sua filha. Os jovens apaixonados fugiram sem deixar rasto. D. Ramiro morreu pouco depois, vitimado pelo desgosto. O castelo abandonado caiu em ruínas. Dizem que, nas noites de S. João, D. Beatriz e o mouro aparecem abraçados, na torre grande do castelo. A seus pés, D. Ramiro implora perdão, mas o mouro inflexível responde-lhe com dureza: - MALDIÇÃO!

  7. O Castelo de Almourol A entrada do Castelo

  8. As muralhas

  9. O interior do Castelo

More Related