1 / 12

Caça Predatória

Caça Predatória. Created by. Rildo Silveira. “O assasinato dos animais é a morte dos homens”. rildosilveira@yahoo.com.br Cruzília – MG – Brasil. El Profeta n° 16. A caça aos predadores naturais é documentada desde os tempos da colonização do Novo Mundo.

guy-david
Download Presentation

Caça Predatória

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Caça Predatória Created by • Rildo Silveira “O assasinato dos animais é a morte dos homens”. rildosilveira@yahoo.com.br Cruzília – MG – Brasil El Profeta n° 16

  2. A caça aos predadores naturais é documentada desde os tempos da colonização do Novo Mundo. Documentos datados de 1535 comprovam a existência, em um navio Francês apreendido pela Coroa portuguesa, de 6.000 peles de Leopardo, muito provavelmente exemplares abatidos de onça-pintada (Panthera onca), além de muitos outros representantes da Fauna brasileira, como papagaios, por exemplo. A caça aos grandes predadores já era exercida por comunidades indígenas como uma forma de se atingir a maioridade.

  3. Onça pintada morta mesmo com filhotes na barriga Entre os Tupis, o jovem somente era considerado adulto quando conseguia fazer prisioneiros nas tribos inimigas ou quando abatia uma onça. O número de peles encontradas no navio de origem francesa demonstra o fascínio que as mesmas exerciam nas populações européias. O comércio de peles foi o precursor de um declínio marcante nas populações originais dos nossos felinos.

  4. Técnicas de Caça Utilizando-se de armas primitivas como o Tacape indígena até as armas de fogo mais modernas, os caçadores de todas as regiões do Brasil, desenvolveram muitas técnicas e táticas de caça. Entre elas a caça com tacape, com zagia, de espera, no pio, de perseguição, envenenamento e armadilhas.

  5. Motivos que fomentaram e fomentam a caça Inicialmente a caça de grandes felinos tinha propósitos culturais, como o dos índios, onde era uma forma de provar a coragem dos jovens guerreiros no rito de passagem para a idade adulta. Com a chegada do homem branco, o grande fomentador da caça era o comércio de peles, largamente difundido até tempos muito recentes. As espécies que mais sofreram com este tipo de comércio foram aquelas que apresentavam pintas ou manchas na pele, como a Onça-pintada (Panthera onca), a Jaguatirica (Leopardus pardalis), o Maracajá (Leopardus wiedii) e o Gato do Mato Pequeno (Leopardus tigrinus).

  6. A caça esportiva também era muito difundida no interior do país, atraindo pessoas de países distantes na busca de um troféu de caça, sendo que o mais cobiçado era o maior predador das Américas. Um motivo que ainda é utilizado como justificativa para a prática da caça nos dias de hoje, é a predação exercida sobre os animais domésticos.

  7. Apesar de proibida por lei, a caça aos felinos, grandes ou pequenos, é largamente exercida pelo interior do país onde as populações remanescentes lutam por espaço para conviver com animais domésticos, como bovinos, caprinos e eqüinos. Muitos animais caçados pela onça são também os preferidos pelos caçadores, o que faz com que a população de presas em potencial sofra uma diminuição em sua densidade. Assim, os predadores buscam novas alternativas de alimentos, muitas vezes, os animais criados pelo próprio homem.

  8. Quando os animais domésticos são perseguidos pelos predadores, estes são perseguidos pelo homem pois, são vistos como prejuízo em potencial. Cria-se um círculo vicioso e macabro para o futuro das populações que vêm resistindo há séculos de perseguição. Muitas vezes é necessário o abate de vários animais até que se consiga matar aquele que realmente esteja causando problemas aos fazendeiros. O futuro da população de felinos na natureza é crítico devido aos constantes desmatamentos, queimadas e a enorme perseguição que sofrem por parte de caçadores que ainda insistem no desprezível e covarde hábito para justificar a manutenção de seus animais domésticos.

  9. A Inconsciência do Amanhã A fauna silvestre desaparece em muitas das áreas destinadas à conservação da biodiversidade por causa das pressões de caça exercidas pelas comunidades tradicionais (índios, caiçaras e caboclos) em todo o Brasil.

  10. Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.

  11. Faça sua parte. Divulgue este documento. Mande para seus amigos. A NATUREZA AGRADECE !!! Este, e outros slides, você encontra nos sites www.abcanimal.org.br www.floraisecia.com.br

More Related