1 / 8

INCLUS O DA PcD EM SERVI OS DE SA DE

LEGISLAO LEI 8.213/91. Art. 93.A empresa com 100 (cem) ou mais empregados est obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo:I - at 200 empregados.......

gusty
Download Presentation

INCLUS O DA PcD EM SERVI OS DE SA DE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. INCLUSÃO DA PcD EM SERVIÇOS DE SAÚDE

    2. LEGISLAÇÃO LEI 8.213/91 Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção: I - até 200 empregados................2%; II - de 201 a 500..............................3%; III - de 501 a 1.000..........................4%; IV - de 1.001 em diante. ..............5%. § 1º A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderá ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante.

    3. CONVÊNÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PROGRAMA DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O pacto foi firmado em 16 de maio de 2006, objetivando estabelecer metas de cumprimento de cotas e garantir a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

    4. ASPECTOS POSITIVOS DO PACTO Implantação de um banco de dados com informações e currículos das pessoas com deficiência; Disponibilização de cursos de capacitação profissional e de suplência para o ensino fundamental e médio; Fiscalização, após denúncias de PcD, o SINSAUDESP buscou realizar reuniões e mesas redondas com os setores administrativos dos hospitais e representantes do Ministério do Trabalho – SRTE/SP, visando garantir o cumprimento da Lei 8213/1991 e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

    5. ASPECTOS NEGATIVOS DO PACTO Definição do perfil da vaga: para pessoas com deficiência leve, que não precisem de adequações no posto de trabalho, nem no ambiente onde vão atuar; Adequação dos materiais e/ou os recursos disponíveis às necessidades das pessoas com deficiência: material em Braille; software virtual vision; Disponibilização da vaga: Muitas PcD, registradas, mesmo depois de terem acabado os cursos e do encerramento do projeto, permaneceram em casa, recebendo salário sem trabalhar.

    6. PERSPECTIVA DO SINSAUDESP Que a 2ª. Intervenção possa, principalmente: Fortalecer a perspectiva integral dos direitos humanos, assegurando o cumprimento, a ampliação e a efetividade do respeito à dignidade da pessoa do trabalhador – PcD; Conscientizar a iniciativa privada de que as dificuldades de arregimentação do profissional qualificado entre as PcD, necessitam de enfrentamento para cumprir a lei de cotas, resolvendo os problemas de mobilidade – acessibilidade, ampliando e intensificando a busca de profissionais e participando de sua qualificação.

    7. Cláusula 56ª: Pessoas com Deficiência As entidades abrangidas por esta norma coletiva se comprometem a contratar pessoas com deficiência nos termos da legislação vigente, facultando a utilização de mão-de-obra capacitada pelo sindicato profissional. Neste caso, a entidade responderá pelo custo mensal de 1,5 (um e meio) salário mínimo durante o período de capacitação.

More Related