1 / 14

A Vinh a de Nabote

Elias e Eliseu Um Ministério de Poder Para Toda a Igreja 1. Trimestre de 2013. A Vinh a de Nabote. Lição 6 – 17/02/2013. Ev . Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com Skype: sergio.lenz1. Texto áureo.

geneva
Download Presentation

A Vinh a de Nabote

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Elias e Eliseu Um Ministério de Poder Para Toda a Igreja 1. Trimestre de 2013 A Vinha de Nabote Lição 6 – 17/02/2013 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com Skype: sergio.lenz1

  2. Texto áureo “não erreis: deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”(gÁLATAS6:7) VERDADE PRÁTICA A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.

  3. FONTE: NVI LEITURA BÍBLICA EM CLASSE I Reis 17:8-16 1 Algum tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel, ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria. 2 Acabe tinha dito a Nabote: “Dê-me a sua vinha para eu usar como horta, já que fica ao lado do meu palácio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor”. 3 Nabote, contudo, respondeu: “O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais!”

  4. FONTE: NVI LEITURA BÍBLICA EM CLASSE I Reis 17:8-16 4 Então Acabe foi para casa aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera: “Não te darei a herança dos meus pais”. Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer. 5 Sua mulher Jezabel entrou e lhe perguntou: “Por que você está tão aborrecido? Por que não come?” 15 Assim que Jezabel soube que Nabote tinha sido apedrejado até a morte, disse a Acabe: “Levante-se e tome posse da vinha que Nabote, de Jezreel, recusou-se a vender-lhe. Ele não está mais vivo; está morto!” 16 Quando Acabe ouviu que Naboteestava morto, levantou-se e foi tomar posse da vinha.

  5. introdução Por mais revolta que a história de Acabe e Nabotepossa nos causar, ela nos ensina uma lição preciosa: Deus está contemplando TUDO! Por mais que hoje pareça que tudo jaznastrevas, o sol da justiçavoltará a brilhare nós contemplaremos o justo juizassentar-se no Seu trono para julgar e dar a cada um a sua paga. Vamos a lição…

  6. I – o objeto da cobiça 1.1 – O direito à propriedade no antigo Israel. O direito à propriedade particular é plenamente reconhecido; por isso o furto e a cobiça desregrada de bens alheios são condenados: “Não roubarás... Não cobiçarás a casa do teu próximo, não desejarás a sua mulher, nem o seu escravo, ou a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” (Ex 20. 15, 17). A lei procurava refrear a ganância dos proprietários, que redundaria em detrimento dos humildes e dos trabalhadores: “Não oprimirás um assalariado pobre, necessitado, seja ele um dos teus irmãos ou um estrangeiro que mora em tua terra, em tua cidade. Pagar-lhe-ás o salário a cada dia, antes que o sol se ponha, porque ele é pobre e disso depende a sua vida.” (Dt 24, 14s). Vê-se que a Lei não faz diferença entre o assalariado compatriota e o estrangeiro. Extraído de: http://www.latimedireito.adv.br/art36.htm. Acesso em 12/02/2013.

  7. I – O OBJETO DA COBIÇA 1.2 – A herança de Nabote.

  8. Ii – AS CAUSAS da cobiça 2.1 – A casa de campo de Acabe.

  9. Ii – as causas da cobiça 2.2 – A horta de Acabe.

  10. III – O FRUTO DA COBIÇA 3.1 – Falso testemunho.

  11. III – O FRUTO DA COBIÇA 3.2 – Assassinato e apropriaçãoindevida. Não são poucos os Nabotes e Jezabeis que rondam o povo simples com sua “santa” hipocrisia, mal sabendo que sua atitudevoltar-se-á contra si próprio… aguarde a chegada do “dono da seara”…Ai, ai,ai

  12. IV – AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA 4.1 – Julgamento divino. Uma coisa é certa: podeficarescondido de toda a humanidade, mas os olhos de Deus tudo vêem… e um dia as máscarascairão!

  13. IV – as consequências da cobiça 4.2 – Arrependimento e morte. O arrependimento está a disposição de todos, assim como esteve para com Acabe. O que não se podeesquecer é o fato de que Deus perdoao pecado, mas a consequência dos atosplantados será colhida… nessa geração ou na próxima! Isso é certo.

  14. CONCLUSÃO Juruna Xukuru

More Related