1 / 16

KARL MARX

KARL MARX. E OS PROBLEMAS SOCIAIS. NA SOCIEDADE CAPITALISTA. Economista, filósofo e socialista, Karl Marx nasceu em Trier em 05 de maio de 1818, e faleceu em Londres no dia 14 de março de 1883. Em 1844 conhece Friedrich Engels: é o começo de uma grande amizade.

garry
Download Presentation

KARL MARX

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. KARL MARX E OS PROBLEMAS SOCIAIS NA SOCIEDADE CAPITALISTA

  2. Economista, filósofo e socialista, Karl Marx nasceu em Trier em 05 de maio de 1818, e faleceu em Londres no dia 14 de março de 1883.

  3. Em 1844 conhece Friedrich Engels: é o começo de uma grande amizade. • Em 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. • Em 1867 publicou o primeiro volume da sua obra principal: O Capital.

  4. SOCIEDADE = EDIFÍCIO SOCIAL

  5. BASE ECONÔMICA

  6. O capital pressupõe a formação de duas classes sociais opostas e complementares: BURGUESIA PROLETARIADO Vende a sua força de trabalho para obtenção dos meios de subsistência para a manutenção da própria vida Interesse em produzir para obter lucros

  7. O salário refere-se ao tempo de trabalho necessário para a produção da força de trabalho, do qual constam os tempos necessários para a produção de todos os meios de subsistência para a manutenção da vida dos trabalhadores.

  8. A força de trabalho é remunerada pelo seu valor; no entanto, ela produz um valor maior do que o seu próprio valor, que corresponde a outra parcela da jornada de trabalho. Esse excedente – que Marx denomina de MAIS VALIA – se produz durante a jornada institucionalizada de trabalho. Trata-se de um trabalho não pago, de modo que a origem do capital se fundamenta na apropriação privada do trabalho excedente.

  9. Segundo Marx, as características fundamentais do capitalismo são: Generalização da produção de mercadorias Valor de troca

  10. Separação entre produtores diretos e os meios de produção Formação das classes sociais Burgueses/capitalistas X proletários/trabalhadores assalariados

  11. Transformação da força de trabalho em mercadoria Trabalho assalariado

  12. Produção de mercadorias visa o lucro Acumulação

  13. Excedente Apropriação privada Mais valia

  14. CAPITAL = MEIOS DE PRODUÇÃO + FORÇA DE TRABALHO + MAIS VALIA

  15. Marx queria a inversão da pirâmide social: Burgueses Proletários Proletários Burgueses

  16. BIBLIOGRAFIA BRESSAN, Suimar João. A constituição da sociologia. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

More Related