1 / 53

Percepção e Fund. Das Artes Visuais

Percepção e Fund. Das Artes Visuais. Aula 004 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Anatomia da Mensagem Visual -. Percepção e Fund. das Artes Visuais. Anatomia da Mensagem Visual

ferrol
Download Presentation

Percepção e Fund. Das Artes Visuais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Percepção e Fund.Das Artes Visuais Aula 004 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Anatomia da Mensagem Visual -

  2. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. São processos e funções com inúmeras conotações: da identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar, do pensamento indutivo ao dedutivo. O número de possibilidades desta pergunta mostra a própria complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual.

  3. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Expressamos e recebemos mensagens visuais em três níveis: • Representacional • Abstrato • Simbólico

  4. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Todos esses níveis de resgate de informações são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles, de tal modo que possam ser analisados tanto em termos de seu valor como tática potencial para a criação de mensagens quanto em termos de sua qualidade no processo de visão.

  5. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Se a linguagem pode se comparada ao modo visual, deve-se compreender que não existe uma competição entre ambos, mas que é preciso simplesmente avaliar suas respectivas possibilidade em termos de eficácia e viabilidade.

  6. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual

  7. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual

  8. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Esses níveis são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles. Permitem análises, a grosso modo, da criação de mensagens, bem como em termos de qualidade no processo de visão.

  9. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Grande parte do processo de aprendizagem é visual e nos permite: • Aprender e identificar todo material visual elementar de nossas vidas; • Aprender e compreender instintivamente; • Aprender intelectualmente a conviver e operar os objetos do mundo complexo.

  10. Percepção e Fund. das Artes Visuais Representacional • É aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e experiência própria. • Quanto mais representacional, mais especifica é, ou seja, é uma comunicação forte e direta dos detalhes.

  11. Percepção e Fund. das Artes Visuais Representacional

  12. Percepção e Fund. das Artes Visuais Representacional • A fotografia é o que mais se assemelha ao modelo natural:

  13. Percepção e Fund. das Artes Visuais Representacional • A ilustração fiel ao real também pode ser caracterizada como representacional.

  14. Percepção e Fund. das Artes Visuais Representacional O processo de abstração ignora os detalhes irrelevantes e enfatiza os traços distintivos. Ao eliminar os detalhes, até se atingir abstração total há 2 caminhos: Simbolismo (significado arbitrariamente atribuído); Abstração pura (sem as referências do meio ambiente).

  15. Percepção e Fund. das Artes Visuais Simbólico • O vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribuiu significados. • Para ser eficaz, um símbolo não deve apenas ser visto e reconhecido, deve também ser lembrado, e mesmo reproduzido. Não pode, por definição, conter grande quantidade de informações.

  16. Percepção e Fund. das Artes Visuais Simbólico

  17. Percepção e Fund. das Artes Visuais Simbólico

  18. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato • A qualidade sinestésica de um fato visual reduzido a seus componentes visuais básicos e elementares, enfatizando os meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

  19. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato • A abstração não precisa ter nenhuma relação com a criação de símbolos. • A redução de tudo aquilo que vemos aos elementos visuais básicos também é um processo de abstração, que na verdade, é muito mais importante para o entendimento e a estruturação das mensagens visuais

  20. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato Em termos visuais, a abstração é uma simplificação que busca um significado mais intenso e condensado. Quanto mais abstrata, mais geral e abrangente. Dando ênfase nos meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

  21. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato

  22. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato

  23. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 Cada nível tem características específicas que podem ser isolada, mas que não são absolutamente antagônicas. Elas se sobrepõe, interagem e reforçam mutuamente suas respectivas qualidades.

  24. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 A representação é o nível mais eficaz a ser utilizado na comunicação forte e direta dos detalhes visuais do meio ambiente.

  25. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 O Simbolismo pode ser qualquer coisa, de uma imagem simplificada a um sistema extremamente complexo de significados atribuídos, a exemplo da linguagem ou dos números. Em todas as suas formulações, pode reforçar, de muitas maneiras, a mensagem e o significado na comunicação visual.

  26. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 A abstração tem sido o instrumento fundamental para o desenvolvimento de um projeto visual. É um processo dinâmico, cheio de começos e falsos começos, mas livre e fácil por natureza.

  27. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 O processo de criação de uma mensagem visual pode ser descrito com uma série de passos que vão de alguns esboços iniciais em busca de uma solução até uma escolha e decisão definitivas, passando por versões cada vez mais sofisticadas.

  28. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 A princípio, o publicitário /designer vê os fatos visuais, sejam eles informações extraídas do meio, que podem ser reconhecidas, ou símbolos passíveis de definição. Depois, no nível de percepção, o publicitário /designer vê conteúdo compositivo, os elementos básicos e as técnicas.

  29. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 Se as soluções forem extremamente acertadas, a relação entre forma e conteúdo poderá ser descrita como elegante. A interação entre propósito e composição, e entre estrutura sintática e substância visual, deve ser mutuamente reforçada para que se atinja uma maior eficácia em termos visuais.

  30. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  31. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  32. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  33. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  34. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  35. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  36. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  37. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  38. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Existem três tipos de pensamentos estéticos, que, por apresentarem-se em ordem crescente de complexidade e sofisticação, são chamados de “níveis” de pensamento ou de compreensão estética.

  39. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Compreendem-se níveis como conjuntos de ideias ou intuições que se relacionam por terem algo em comum.

  40. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • As ideias de nível III são mais abrangentes, refinadas e adequadas que as dos níveis anteriores. Mas, o indivíduo pode apresentar em uma mesma leitura diferentes níveis de compreensão estética, pois o mesmo não está em um nível determinado, mas faz uso de diferentes ideias para interpretar e julgar o que vê.

  41. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível I Define-se por características do pensamento concreto na “leitura” estética, que gera uma interpretação com base na busca de coisas concretas apresentadas na imagem. O “leitor” ver seu mundo representado.

  42. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível I Forma-se pela ideia de que a qualidade das imagens é definida pela qualidade da cópia do mundo realizada por quem cria. Nessa lógica, o este nível passaria pela “copia fiel”, “realística” do mundo. Para esse nível de compreensão, o ruim é feio e o bom é belo.

  43. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível I

  44. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível II Como principal característica, temos a mudança de foco, não é mais o mundo físico quem dita as regras, mas o mundo subjetivo, particular, que determina a qualidade e a natureza do material em si. Nesse nível de pensamento, ao reconhecer a subjetividade, temos uma ideia mais avançada do ponto de vista estético, já se percebe algo abstrato.

  45. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível II Percebe-se a fusão entre o estético e moral. Ainda há o julgamento do tema e não do material em si. Além do tema, esse nível de compreensão considera como critério de julgamento a criatividade co-relacionadaa sentimentos. O critério realístico começa a mudar. Ocorre aos poucos a depreciação do realismo fotográfico, que levará ao Nível seguinte, que tem como critério a expressividade da obra.

  46. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível II Assim, pode-se dizer que o Nível II, em que o sentimento representado é o do emissor, é um nível intermediário entre o Nível I, em que o material mostra o sentimento do personagem nela representado, e o Nível III, em que o sentimento é parte do material em sua totalidade.

  47. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível II

  48. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível II

  49. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível III É o mais abrangente, aqui o leitor pode pensar em possibilidades. Nesse Nível de compreensão a leitura transcende a concretude das coisas representadas na imagem. Os significados não são mais buscados no mundo como no Nível I, ou na interioridade de quem emite como no Nível II, agora, eles emergem das subjetividades, do emissor e receptor.

  50. Percepção e Fund. das Artes Visuais Compreensão estética • Nível III

More Related