UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Download
1 / 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII - PowerPoint PPT Presentation


  • 80 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII. POWER POINT 3 MÓDULO 4 Olhares sobre a experiência docente.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha

Download Presentation

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA

LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII

POWER POINT 3

MÓDULO 4

Olhares sobre a experiência docente

Material formulado pela professora Iole Maria Faviero Trindade, com a colaboração da mestranda Letícia Germano.

Principais referências: texto Não há como alfabetizar sem método? (TRINDADE), o vídeo do Laboratório de Aprendizagem (TRINDADE) e Revista Nova Escola Online.


UMA SEMANA DE AULA

Clique nos dias da semana


OUTRAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

Fonte principal:

Revista Nova Escola


Álbum de legendas


Professora Escriba

Diário da professora Carlene Fernandes Lima - Após a leitura de um livro que as crianças adoraram, pedi que elas me ditassem um texto de indicação literária, que anotei no quadro-negro. Na hora da revisão, elas foram percebendo expressões repetidas no texto e frases que precisavam ser alteradas, sugerindo como melhorar a narrativa. Fotos Marcos Rosa

Os alunos produzem um texto sobre os polos norte e sul, ditando as informações que pesquisaram em duplas. Foto: Marcos Rosa


Diário da professora Rozangela Barbosa Cardoso - Depois de lermos na sala de aula vários livros com bruxas como personagens, os alunos produziram uma versão própria. Num segundo momento, pedi que eles retomassem a história, pois uma parte tinha ficado confusa. Para melhorar o texto, eles encontraram respostas nos livros lidos, em que viram como os autores resolvem problemas semelhantes.

Fotos Ivan Amorim


Texto de uma cantiga de roda memorizado

Diário da professora Ana Rosa Piovesana - Um aluno leu a letra da cantiga que escrevi em um papel pardo, preso na parede a uma altura que permitia acompanhar com o dedo. Eu também dei uma cópia do texto para cada um colar no caderno e acompanhar a leitura na carteira e fiz algumas intervenções para que todos analisassem mais do que a primeira letra da palavra e usassem diversas estratégias.

Fotos: Kriz Knack


Texto de uma cantiga de roda memorizado

Diário da professora Cecília Pinheiro - Levei os garotos para o pátio da escola e eles memorizaram a cantiga enquanto brincavam. Dividi a turma em duplas para permitir que um complementasse as ideias do outro. Fiz intervenções para incentivar a reflexão e a discussão dentro de cada parceria. Fotos: Ricardo Beliel


Títulos de livros

Diário da professora Tatiana Garcez Jora - Escrevi os títulos dos livros que selecionei em pequenas tarjetas de cartolina e apresentei três delas de cada vez aos estudantes. Depois que cada um escolheu o título de uma obra, pedi que eles procurassem por ela em uma caixa que matenho na sala de aula. Antes de retirar o que seria levado para casa, cada um colocou o título da história em um caderno que registra os empréstimos.

Fotos Tatiana Cardeal


Diário da Professora Sirley Aparecida Mastini da Costa - Antes de iniciar a leitura, eu destaco a capa dos livros, apresento seus autores e falo de outras obras deles. Após a sessão, é comum as crianças formarem grupos e retirarem outros livros das estantes. Fotos: Tatiana Cardeal

MÃO NA MASSA As crianças precisam ser confrontadas com situações de escrita desde o início do processo.

Foto: Ricardo Beliel


Bandeja Caça Imagens com alimentos


Baralho dos Contos de Fadas


Baralho dos Contos de Fadas


Baralho dos Contos de Fadas


Jogo da Memória


FIM


Clique nas atividades sublinhadas para ver os exemplos e para voltar à tabela, clique na seta abaixo

SEGUNDA-FEIRA

  • Leitura de uma história pela professora para a turma: pode desencadear a exploração de um eixo temático.

  • Produção escrita e leitura individual: pode ser seguida de sua ilustração e leitura pela criança (perfil da escrita e da leitura de texto) e transcrição pela professora; início da organização do “livrão” de cada aluno/a.

  • Jogo com letras móveis: um componente do grupo escreve, por vez, uma palavra ditada pela professora; todos os colegas do grupo ajudam o colega; a professora auxilia cada grupo até chegar a uma escrita ortográfica de cada palavra; ao final da escrita de cada palavra, fazer a sua leitura global, seguida de leitura segmentando-a em sílabas (perfil da escrita e da leitura de palavras) .

  • Ditado das palavras significativas: perfilda escrita de palavras

  • Tema: atividade de sistematização: ligar palavras significativas da história com imagem e letra inicial (folha mimeografada/digitada)


Clique nas atividades sublinhadas para ver os exemplos e para voltar à tabela, clique na seta abaixo

TERÇA-FEIRA

  • Produção de texto coletivo em cartaz: este texto pode se originar do texto de uma criança ou pode ser escrito com a turma em um cartaz que irá para a parede.

  • Leitura do texto coletivo : (1º) de todo o texto pela professora, seguida pela turma; (2º) frase por frase por cada grupo, acompanhado pela professora; (3º) gincana entre os grupos, envolvendo perguntas como reconhecimento do título, palavras, frases, etc.

  • Jogo no quadro: um representante do grupo, por vez, escreve palavra ditada pela professora; todos os colegas do grupo ajudam a pensar a sua escrita; a professora, com a colaboração dos colegas intervêm na produção até chegar a escrita alfabética e ortográfica das palavras (perfil da escrita e da leitura de palavras).

  • Ditado interativo: com intervenção da professora

  • Tema: atividade de sistematização: ligar palavras significativas da história em letra de imprensa e em letra cursiva (folha mimeografada/digitada)


Clique nas atividades sublinhadas para ver os exemplos e para voltar à tabela, clique na seta abaixo

QUARTA-FEIRA

  • Leitura de texto coletivo mimeografado/digitado: (1º) coletivamente, seguindo a leitura da professora, por frases; (2º) por grupos.

  • Exploração de unidades lingüísticas do texto: separar as frases e numerá-las; segmentar as palavras na frase; reconhecer palavras significativas no texto.

  • Jogo de leitura(janelinha): mostrar palavras significativas da história, letra por letra, explorando as letras visíveis para “descobri-las”.

  • Ditado interativo: em grupo

  • Tema: atividade de sistematização: segmentar palavras nas frases, numerando-as (folha mimeografada/digitada).


Clique nas atividades sublinhadas para ver os exemplos e para voltar à tabela, clique na seta abaixo

QUINTA-FEIRA

  • Leitura coletiva da música da Chapeuzinho:(1º)verificar quem conhece; (2º) canto; (3º) escrita da letra na rodinha em cartões “móveis”; (4º) leitura; (5º) jogo: virando/desvirando cartões; trocando os cartões de lugar, etc.

  • Auto-ditado de texto: escrita da letra da música por cada aluno/a “do seu jeito”: leitura do/a aluno/a e transcrição da professora (perfil da escrita e da leitura de texto) .

  • Dicionário (tesouro): incluir as novas palavras no dicionário da turma (cartazes) e do aluno (caderno), considerando a ordem alfabética.

  • Ditado interativo: em duplas

  • Tema (escrita x leitura): ilustrar palavras novas do dicionário, colorindo a letra inicial, indicando o número de letras (simbolizadas por um lápis) e de sílabas (simbolizadas por uma “boquinha”).


Reescrita coletiva da letra da música: a partir da produção individual de um/a aluno/a.

Leitura da música da Chapeuzinho: (1º)marcada por versos; (2º) numerando cada verso; (3º) segmentando as palavras em cada verso; (4º) indicando o total de palavras em cada verso.

Jogo de forca: (1º) descoberta de palavras a partir de uma pista inicial: o número de traços/letras; (2º) uso de uma estratégia: começar pelas vogais, passando, após, para as consoantes; (3º) leitura da palavra formada.

Ditado individual (perfil da escrita de palavras):

Tema: atividade de sistematização: descoberta das letras que faltam nas palavras; uso da imagem/desenho como referência para a leitura de cada palavra (folha mimeografada/digitada)

Clique nas atividades sublinhadas para ver os exemplos e para voltar à tabela, clique na seta abaixo

SEXTA-FEIRA


Clique na seta abaixo para voltar à segunda-feira

Textos espontâneos (perfil)


Clique na seta abaixo para voltar à segunda-feira

Jogo com letras móveis


Clique na seta abaixo para voltar à segunda-feira

Jogo com letras móveis (perfil)

Com tampas de garrafa PET.


Clique na seta abaixo para voltar à segunda-feira

Ditado das

palavras

significativas

(perfil)


Clique na seta abaixo para voltar à terça-feira

Texto espontâneo

Texto coletivo

  • Incluir título

  • Incluir parágrafo

  • Examinar início da história:

  • - Era um vez...

  • - Um dia...

  • Pontuação:

  • ponto

  • dois pontos

  • travessão

  • ponto de interrogação

  • vírgula

  • Ortografia

  • Segmentação:

  • palavras

  • frases

  • Linha x frase


Clique na seta abaixo para voltar à terça-feira

Jogo no quadro


Clique na seta abaixo para voltar à quarta-feira

Exploração de unidades linguísticas do texto

Chapeuzinho Vermelho


Clique na seta abaixo para voltar à quarta-feira

Jogo de leitura (janelinha)


Clique na seta abaixo para voltar à quinta-feira

Música da Chapeuzinho

Pela Estrada (Braguinha)Pela estrada a fora, eu vou bem sozinhaLevar esses doces para a vovozinhaEla mora longe, o caminho é desertoE o lobo mau passeia aqui por pertoMas à tardinha, ao sol poenteJunto à mamãezinha dormirei contente


Clique na seta abaixo para voltar à quinta-feira

Música da Chapeuzinho

  • Reescrita coletiva da música:

  • * segmentação entre os versos

  • * segmentação entre palavras

  • * segmentação da palavra

  • * ortografia

  • * pontuação


Escrita X Leitura

Quantas boquinhas?

Quantos lápis?


Clique na seta abaixo para voltar à quinta-feira

Escrita X Leitura

Quantas boquinhas?

Quantos lápis?


Clique na seta abaixo para voltar à sexta-feira

Jogo de Forca


ad
  • Login