1 / 9

TEORIA DA NOVA HISTÓRIA

TEORIA DA NOVA HISTÓRIA. Pesquisa arquivos,documentos, livros e pessoas. “Recuperar” ou “propor novas versões” de capítulos históricos.

Download Presentation

TEORIA DA NOVA HISTÓRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TEORIA DA NOVA HISTÓRIA Pesquisa arquivos,documentos, livros e pessoas. “Recuperar” ou “propor novas versões” de capítulos históricos.

  2. “EUA sofrem maior ataque da história”. “Guerra na América”. “Torres do World Trade Center e parte do Pentágono são destruídas; Milhares de pessoas morrem em atentados de autoria desconhecida; Bolsas param, petróleo dispara e aumenta temor de recessão global”. ``O principal suspeito é o terrorista saudita Osama Bin Laden, refugiado no Afeganistão. O Taleban, grupo extremista islâmico que controla quase todo o país, nega''“Não há números oficiais, mas policiais ouvidos pela Folha falam em 10 mil mortos, um sexto de todos os americanos vitimados pela Guerra do Vietnã (1961-1975); O ataque que destruiu dois dos principais símbolos do poderio econômico e militar dos Estados Unidos foi o primeiro ao país desde Pearl Harbor, em1941.``Em países árabes, a população saiu às ruas para comemorar''.

  3. Há, ainda, chamadas de matérias dos correspondentes em Washington e Nova York, que trazem uma visão mais próxima do acontecimento. ``Enfermeiros carregam uma maca com o corpo de um bombeiro decapitado; Há um cheiro doce de queimado, que embrulha o estômago''. São apresentadas declarações de políticos e especialistas sobre segurança, que justificariam a facilidade com que os autores da ação atingiram seus objetivos: ``'A defesa dos EUA tem tantos buracos como um queijo suíço', afirma Brian Jenkins, especialista em terrorismo''. ``Choque de Boeing-767 provoca segunda explosão em torre do World Trade Center (esq.) por volta das 10h, em Nova York; pouco antes outro avião havia alvejado a torre norte do prédio de 110 andares; ambas ruíram entre 11h e 11h30''. A segunda foto, que foi registrada, originalmente, em preto e branco, retrata pedestres que foram atingidos pela nuvem de poeira que se formou após as torres desabarem. A legenda é estritamente constatativa: ``Pedestres cobertos de fuligem deixam a área em que desabou o World Trade Center''.

  4. Nos Estados Unidos, estrangeiros confundidos com muçulmanos foram assassinados porque tinham feições árabes ou usavam turbante --entre eles, um indiano sikh e um egípcio copta (cristão). A ignorância sobre o islamismo nesse caso foi fatal. Vinte e cinco dias após os atentados, o Conselho de Relações Americano-Islâmicas já registrava 1.500 atos de hostilidade contra muçulmanos. As vítimas islâmicas dos atentados à Costa Leste norte-americana --entre 600 e 1.400, segundo estimativas-- praticamente não foram citadas. Rahma Salie, de 28 anos, grávida de sete meses, estava no vôo da American Airlines que ia de Los Angeles a Boston no dia 11. Salie morreu no atentado, e o FBI --a polícia federal dos EUA - incluiu seu nome, que soa islâmico, numa "lista de observação" de pessoas com possíveis conexões terroristas. Mais tarde, ela foi retirada da listagem, mas não antes de que vários de seus parentes tivessem sido impedidos de tomar um avião quando tentavam viajar para Boston a fim de participar das cerimônias fúnebres.

  5. “Cerca de 25 mil pessoas trabalhavam nas torres de 110 andares naquela manhã de 11 de setembro de 2001. As primeiras estimativas avançaram o dramático número de 6 mil mortos. O balanço desceu progressivamente a 2.919 após meses de buscas.” “Enquanto isso, o país, petrificado, via ao vivo pela televisão a tragédia em Nova York.” “A 330 km dali, a capital federal, Washington, estava também em pânico.”

  6. “Um importante relato testemunhal pode levar os investigadores franceses que buscam explicar o acidente com o voo 447, que caiu no oceano Atlântico, a descartar a possibilidade de falha humana por parte da tripulação. O piloto do voo 459 da mesma Air France, que partiu de São Paulo quase no mesmo horário do 447, passou pela região do acidente vinte minutos depois do Airbus que caiu. Em entrevista exclusiva ao jornal francês "Le Figaro", sob anonimato, ele narrou o que se passou com sua aeronave ao passar pela tempestade, e defendeu os colegas que tripulavam o 447.” "As fotos de satélite eram claras desde a decolagem, e qualquer piloto é capaz de usar seu radar", disse. Ele alega que as imagens recebidas antes de partir de São Paulo não traziam nada de inquietante, pois as tempestades "são condições muito frequentes naquela região".  "Era uma massa de nuvens difícil de detectar, pois não havia relâmpagos", disse um de seus copilotos à mesma publicação. O piloto defendeu outra vez os colegas do 447 alegando que não aumentar a sensibilidade do radar é algo comum, já que esta mudança torna as informações mais confusas na tela. "É certo que nem todo mundo faz isso", disse.

  7. “Semanas depois do acidente, enquanto milhares de pedaços do avião eram recolhidos da superfície do oceano e reunidos pelo governo francês num armazém na cidade francesa de Toulouse, alguns experts de aviação especularam se o avião não teria se desmantelado no ar; outros, observando as mesmas provas, insistiram que ele havia caído inteiro e depois se despedaçado.” “Existem mistérios envolvendo a rota do avião também. Pouco antes da queda do vôo 447, ele passou por um grupo pesado de nuvens, mesmo com três outros aviões que estavam por perto tendo feito manobras amplas para evitar o mau tempo. Saber por que motivo o 447 voou para dentro das nuvens talvez ajude a explicar o fato de ele nunca ter saído delas.”

  8. “Nos quatro minutos que antecederam a queda, o avião enviou uma série de 24 mensagens de defeito automáticas ao centro de manutenção na França. Dentre elas, a primeira que chamou a atenção aos especialistas envolvidos envolvia a sonda pitot. Os pitots são pequenos cilindros que ficam do lado de fora do corpo do avião para calcular a velocidade do ar.” “Sem elas, o computador de voo não tem como determinar a velocidade, e o piloto automático se desliga. Isso significa que, se alguma das sondas pitot que ficam expostas ao vento ficar entupida com sujeira ou gelo, o avião de repente irá reverter para o controle manual, forçando os pilotos a pilotar na mão uma aeronave de 230 toneladas em quaisquer que sejam as condições que interferiram com o pitot.”

More Related