1 / 16

Banco do Brasil 200 anos fazendo o futuro

Banco do Brasil 200 anos fazendo o futuro. O que leva uma empresa a chegar aos 200 anos ?. 60% das empresas brasileiras fecham depois do primeiro ano de vida. Das 500 maiores empresas do ranking da Fortune: Há 10 anos a média de vida era de 40 anos. Hoje é de menos de 20 anos.

dori
Download Presentation

Banco do Brasil 200 anos fazendo o futuro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Banco do Brasil200 anos fazendo o futuro

  2. O que leva uma empresa a chegar aos 200 anos ? • 60% das empresas brasileiras fecham depois do primeiro ano de vida. • Das 500 maiores empresas do ranking da Fortune: • Há 10 anos a média de vida era de 40 anos. • Hoje é de menos de 20 anos.

  3. Segundo Arie de Geus, ex-executivo da Shell e hoje consultor em estratégia, algumas empresas têm o “gene da longevidade” “(...) a empresa é uma comunidade de seres humanos que deveria estar no negócio para a sustentabilidade, e não para morrer passado algum tempo. A biologia, definitivamente, tem uma linguagem mais adequada do que a economia.. São EMPRESAS VIVAS.”

  4. Diante de Potenciais Ameaças, a Empresa Viva tende a se reinventar e sair mais forte • POTENCIAIS AMEAÇAS • Guerras • Transformações políticas e econômicas • Reinvenções • Concorrência • Resiliência “Como todos os organismos, primeiramente para procurar desenvolvimento: para crescer o máximo a empresa viva existe sua própria sobrevivência e realizar seu potencial e possível.”

  5. Desenvolvimento da Economia Extinção da Sumoc Extinção da conta movimento Grau de Investimento 1986 1808 1964 2008 1808 Abertura dos Portos 1888 Primeiras linhas de crédito, utilizadas no recrutamento de imigrantes europeus para assentamento em lavouras de café, então sob o impacto da libertação da mão-de-obra escrava. 2008 Grau de Investimento Cheque-Ouro CAIEX 1817 Oferta pública de ações do Banco do Brasil. A primeira e mais longa das operações desse tipo no mercado brasileiro de capitais 1854 Primeiro a fazer concurso para admissão. O novo BB restabelecia os principais conceitos e objetivos de caráter nacional do Banco do Brasil de 1808. Varejo diversificado Ourocard, Subsidiárias Massificação do auto-atendimento Liderança na Internet Mobile

  6. Os Eixos de Objetivos

  7. Co-MEMORAR“lembrar com, lembrar juntos” Indivíduo Memória de vida Grupo Estabelecimento da identidade “As pessoas de um grupo se identificam porque possuem uma trajetória comum.”

  8. Co-MEMORAR“lembrar com, lembrar juntos” Empresa Memória Institucional Grupo fator de união entre integrantes e como criação de identidade com a sociedade “Uma empresa, como todos os grupos, possui uma memória que garante sua coesão e identidade.”

  9. Co-MEMORAR“lembrar com, lembrar juntos” Empresa BB2008 Memória Institucional “Uma empresa não é uma ilha isolada do resto da sociedade. Ela faz parte de uma teia social.” fator de união entre integrantes e como criação de identidade com a sociedade História do BB História de seus clientes História das comunidades em que atuou e atua História dos funcionários História do próprio país “Ao perceber e demonstrar que sua história faz parte integrante desse grupo maior, a empresa passa a ter potencialmente a possibilidade de compartilhar sua trajetória com o resto da sociedade.” “A história da empresa deve ser transformada em instrumento de preservação de saber acumulado e como forma de reconhecimento da importância daqueles que a construíram.”

  10. CAPACITAR-se Estratégia em Ação • Valorização das pessoas como construtores, participantes e protagonistas da realidade, seja ela relacionada a aspectos históricos, como também com sua ação no presente e na propositura de um futuro.

  11. CAPACITAR-se Estratégia em Ação

  12. CAPACITAR-se Estratégia em Ação

  13. POSICIONAR-se Empresa Líderes do Setor Social Causas sociais Estratégia Corporativa Não percebem a relevância de questões “sociais” para a competição de mercado. Tratado como cidadania, filantropia corporativa ou consciência individual. Tendem a ver empresas como adversários, e não aliados.

  14. POSICIONAR-se “A degradação ambiental leva à pobreza e, não, ao desenvolvimento econômico.” Michael Porter. Os Mercados do Amanhã. World Business Council for Sustainable Development. The United Nations Enviroment Programme and The World Resource Institute. Empresa Líderes do Setor Social Regras, incentivos e parcerias Estratégia Corporativa Causas sociais Políticas Sociais Políticas Econômicas Progresso será agilizado através do trabalho colaborativo com as empresas. Práticas ambientais inovadoras produzirão mais competitividade.

  15. Algumas ações iniciadas pelos Comitês 200 anos Museu Virtual da Tecnologia Bancária (Ditec) Ações relacionadas aos 8 Desafios Publicação comemorativa da história do BB no desenvolvimento da cidade. Parceria com Associação Comercial de Santos e Fundação Arquivo e Memória (Santos, SP). Comitês comunitários de Segurança (Diges) Estudo e reflexão sobre ECBB DRS Cadeia Produtiva do Lixo Tecnológico (Ditec) BB Educar: Erradicação do analfabetismo no município até o aniversário do BB (algumas agências do RJ) BB e a Acessibilidade (Secex)

More Related