1 / 122

BIOLOGIA: GENÉTICA

BIOLOGIA: GENÉTICA. PRIMEIRAS IDÉIAS SOBRE A HEREDITARIEDADE. Acreditava que homens e mulheres tinham sêmen e que este se originava no cérebro. Segundo ele, o sexo das crianças era determinado pela preponderância so sêmen de um dos pais. ALCMEON DE CROTONA (500 a.C).

denton
Download Presentation

BIOLOGIA: GENÉTICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BIOLOGIA:GENÉTICA

  2. PRIMEIRAS IDÉIAS SOBRE A HEREDITARIEDADE

  3. Acreditava que homens e mulheres tinham sêmen e que este se originava no cérebro. Segundo ele, o sexo das crianças era determinado pela preponderância so sêmen de um dos pais. ALCMEON DE CROTONA (500 a.C)

  4. O calor do útero era decisivo na determinação do sexo dos bebês: útero quente produzia homem; útero frio, mulheres. EMPÉDOCLES DE ACRAGAS( 492-432 a.C.)

  5. Postulava que o sêmen ocorria apenas no macho e continha um protótipo de cada órgão do futuro ser; as fêmeas atuariam apenas como receptoras e nutridoras do ser pré-formado. ANAXÁGORAS DE CLAZOMENE( 500-428 a.C.)

  6. PANGÊNESE Cada órgão ou parte do corpo de um organismo vivo produziria partículas hereditárias chamadas gêmulas, estas migrariam para o sêmen do macho e da fêmea e seriam transmitidas aos descendentes no momento da concepção. O novo ser seria elaborado a partir das gêmulas recebidas dos genitores, o que explicaria as semelhanças entre pais e filhos. ADEPTOS: Lamarck e Darwin HIPÓCRATES (O PAI DA MEDICINA)( 460-370 a.C.)

  7. CRITICAVA A PANGÊNESE A fêmea fornecia a “matéria” básica que constituía e nutria o ser em formação, enquanto o macho fornecia, por meio do sêmen, a “essência”, transmitindo-lhe a alma, fonte da forma e do movimento. Desenvolvimento normal: semelhante ao pai Desenvolvimento com pequena falha: parecido com a mãe. Desenvolvimento com grandes falhas: prevaleceriam características dos avós e assim sucessivamente. ARISTÓTELES (384-322 a.C.)

  8. Descobriu que o sêmen expelido pelos machos contém uma enorme quantidade de criaturas microscópicas, os espermatozóides. No interior de cada um deles havia um ser pré-formado. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK(em 1667)

  9. Homúnculo já formado dentro do espermatozóide.

  10. Descobriu os mecanismos relacionados à transmissão das características através das gerações, observando-a diretamente em pés de ervilhas. Ele elucidou os mecanismos da segregação independente; propiciando o surgimento da Genética Moderna e a consolidação da teoria cromossômica da herança. GREGOR MENDEL (1822-1884)O PAI DA GENÉTICA

  11. O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

  12. O fluxo da informação nas células, desde as bactérias até os seres humanos, obedece a um sentido bem definido:

  13. REVISÃOÁCIDOS NUCLÉICOSCROMOSSOMOSSÍNTESE PROTÉICA

  14. ÁCIDOS NUCLÉICOS • Moléculas formadas por váriosNUCLEOTÍDEOS interligados. • Tipos: • DNA (Ácido Desoxirribonucléico) • RNA (Ácido Ribonucléico) • Fosfato (PO4)3- • Pentoses • Ribose → RNA • Desoxirribose → DNA NUCLEOTIDEO

  15. Bases Nitrogenadas

  16. A ESTRUTURA DO DNA • Molécula helicoidal, espiral, α hélice,... • Formada por duas cadeias (fitas) de nucleotídeos; • As fitas se mantém unidas por meio das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas; • Regra de ligações de bases nitrogenadas • REGRA DE PROPORÇÕES DE BASES • A/T = 1 • G/C = 1 • A = 21%; T _______%; G_______%; C ________% • A = T (duas ligações de hidrogênio) • G = C (três ligações de hidrogênio)

  17. Insira as bases e as ligações de hidrogênio no DNA

  18. A DUPLICAÇÃOSEMICONSERVATIVA do DNA

  19. A DUPLICAÇÃOSEMICONSERVATIVA do DNA • Enzima Helicase: rompe as ligações de hidrogênio • Enzima DNA polimerase: constrói uma nova fita de DNA usando as fitas recém-separadas como molde. • OBS: A duplicação é SEMI-CONSERVATIVA pois cada molécula de DNA filha conserva uma fita da molécula de DNA mãe.

  20. SÍNTESE DE PROTEÍNAS 1ª Etapa: Transcrição (Núcleo Celular) Ação da Enzima Helicase - Separação das duas fitas do gene

  21. Ação da Enzima RNA polimerase - Construção de uma molécula de RNA a partir da informação presente na fita molde do gene.

  22. 2º Etapa: Tradução (Citoplasma) • Participação das seguintes estruturas: • RNAm; RNAt e Ribossomos

  23. Ribossomo inicia a leitura do PRIMEIRO CÓDON do RNAm

  24. Ribossomo faz a leitura do SEGUNDO CÓDON do RNAm

  25. Ribossomo faz a leitura do TERCEIRO CÓDON do RNAm

  26. TÉRMINO da TRADUÇÃO Ocorre quando o ribossomo faz a leitura do primeiro CÓDON de PARADA que aparecer (UAA; UAG e UGA) Nesse momento o ribossomo solta a molécula de polipeptídeo, a qual formará a proteína no citoplasma.

  27. A FORMAÇÃO DO CROMOSSOMO Cromossomo: DNA + Proteínas Histonas num arranjo altamente condensado.

  28. CROMOSSOMO Estrutura formada por DNA + Proteínas Histonas num arranjo altamente condensado (espiralizado)

  29. CROMOSSOMO Estrutura formada por DNA + Proteínas Histonas num arranjo altamente condensado (espiralizado)

  30. FORMAÇÃO DO CROMOSSOMO DUPLO

  31. FORMAÇÃO DO CROMOSSOMO DUPLO

  32. CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS São cromossomos semelhantes na forma e no tamanho.

  33. CÉLULA DIPLÓIDE E HAPLÓIDE • CÉLULA DIPLÓIDE (2n): Possui pares de cromossomos homólogos. • Ex: Células Somáticas (não sexuais) - célula da pele, neurônio, hepatócito. • CÉLULA HAPLÓIDE (n): Não possui pares de cromossomos homólogos. • Ex: Células sexuais (gametas) - Espermatozóides e Óvulos.

  34. OUTRAS VIAS DA INFORMAÇÃO GENÉTICA –A ATIVIDADE VIRAL

  35. Considerando a atividade viral na célula, poderíamos acrescentar algumas outras vias da informação genética:

  36. VÍRUS DE DNA VÍRUS DE RNA+

  37. VÍRUS DE RNA- VÍRUS DE RNA (RETROVÍRUS) Enzima: Transcriptase Reversa

  38. SPLICINGUM GENE – VÁRIAS PROTEÍNAS

  39. Nos eucariotos, ainda devemos reconhecer outra variação para a rota da informação genética resultante do processamento do RNAm, o processo de Splicing (Remoção dos íntrons):

  40. O splicing alternativo ajuda a justificar a imensa diversidade de proteínas que temos mesmo existindo um número limitado de genes (cerca de 30 mil genes).

  41. EXERCÍCIO RESOLVIDO - ENEM 2009 A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c. Depreende-se do modelo que A) a única molécula que participa da produção de proteínas é o DNA. B) o fluxo de informação genética, nos sistemas biológicos, é unidirecional. C) as fontes de informação ativas durante o processo de transcrição são as proteínas. D) é possível obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição. E) a molécula de DNA possui forma circular e as demais moléculas possuem forma de fita simples linearizadas.

  42. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 2

  43. 1. (UEMG-2006) Em 1940 os biólogos George Beadle e Eward Tatum anunciaram: A divulgação desse anúncio indica que os biólogos descobriram a) a estrutura da molécula de DNA. b) a seqüência de bases do DNA. c) o mecanismo de transcrição do código genético. d) o papel biológico do Gene.

  44. 2. (VUNESP-2009) O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA transcreve RNA e este orienta a síntese de proteínas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a transcrição de DNA, num processo denominado transcrição reversa. A mesma só é possível quando a) a célula hospedeira do vírus tem em seu DNA nuclear genes para a enzima transcriptase reversa. b) a célula hospedeira do vírus incorpora ao seu DNA o RNA viral, que codifica a proteína transcriptase reversa. c) a célula hospedeira do vírus apresenta no interior de seu núcleo proteínas que promovem a transcrição de RNA para DNA. d) o vírus de RNA incorpora o material genético de um vírus de DNA, que contém genes para a enzima transcriptase reversa. e) o vírus apresenta no interior de sua cápsula proteínas que promovem na célula hospedeira a transcrição de RNA para DNA.

  45. 3. (UFRJ) A molécula de RNA recém sintetizada passa por uma série de modificações, como a remoção dos introns, até ser transformada em RNAm, quando então participará da síntese protéica. Considerando a informação acima, assinale a afirmativa CORRETA: a) O processo de corte e emenda ocorre no citoplasma antes da interação do RNAm com os ribossomos livres. b) O processo denominado “splicing” ocorre assim que o transcrito primário é transferido para o citoplasma através dos poros do envoltório nuclear. c) O processo de corte e emenda é denominado “splicing” e ocorre no núcleo das células eucarióticas. d) A etapa denominada de “splicing” ocorre inicialmente durante a transcrição e termina no citoplasma das células eucarióticas. e) O “splicing” é considerado um mecanismo pós-traducional.

More Related