1 / 13

Filosofia

Filosofia. Prof. Everton da Silva Correa. A ciência na história. https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. Lição de anatomia do Dr. Tulp (1632). Óleo sobre tela de Rembrandt (1606-1669). As três principais concepções de ciência.

dagan
Download Presentation

Filosofia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

  2. A ciência na história https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

  3. Lição de anatomia do Dr. Tulp (1632) Óleo sobre tela de Rembrandt (1606-1669).

  4. As três principais concepções de ciência Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciências ou de ideias de cientificidade: • a racionalista (cujo modelo de objetividade é a matemática); • a empirista (que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; • e a construtivista (cujo modelo de objetividade advém da ideia de razão como conhecimento aproximativo.

  5. A concepção racionalista(que se estende dos gregos até o final do século XVII) Afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. O objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas, e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma. As experiências científicas são realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas.

  6. A concepção empirista(que vai da medicina grega e Aristóteles até o final do século XIX) Afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. A teoria científica resulta das observações e dos experimentos, de modo que a experiência não tem simplesmente a função de verificar e confirmar conceitos, mas a de produzi-los. Eis por que, nesta concepção, sempre houve grande cuidado para estabelecer métodos experimentais rigorosos, pois deles dependia a definição da objetividade investigada.

  7. Antes, Essas duas concepções de cientificidade possuíam o mesmo pressuposto, embora o realizassem de maneiras diferentes. A concepção racionalista era hipotético-dedutiva, isto é, definia o objeto e suas leis e disso deduzia propriedades, efeitos posteriores, previsões. A concepção empirista era hipotético-indutiva, isto é, apresentava suposições sobre o objeto, realiza observações e experimentos e chegava à definição dos fatos, às suas leis, suas propriedades, seus efeitos posteriores e a previsões.

  8. A concepção construtivista(iniciada em nosso século) Considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. O cientista combina dois procedimentos – um vindo do racionalismo, outro vindo do empirismo – e a eles acrescenta um terceiro, vindo da ideia de conhecimento aproximativo e corrigível.

  9. Então, • Como o racionalista, o cientista construtivista exige que o método lhe permita e lhe garanta estabelecer axiomas, postulados, definições e deduções sobre o objeto científico. • Como o empirista, o construtivista exige que a experimentação guie e modifique axiomas, postulados, definições e demonstrações.

  10. No entanto, Porque considera o objeto uma construção lógico-intelectual e uma construção experimental feita em laboratório, o cientista não espera que seu trabalho apresente a realidade em si mesma, mas ofereça estruturas e modelos de funcionamento da realidade, explicando os fenômenos observados.

  11. São três as exigências de seu ideal científico: • Que haja coerência (isto é, que não haja contradições) entre os principais que orientam a teoria; • Que os modelos dos objetos (ou estruturas dos fenômenos) sejam construídos com base na observação e na experimentação; • Que os resultados obtidos possam não só alterar os modelos construídos, mas também alterar os próprios princípios da teoria, corrigindo-a.

  12. Atividade • Quais as três principais concepções de ciência? • Explique brevemente a concepção racionalista de ciência. • Explique brevemente a concepção empirista de ciência. • Explique brevemente a concepção construtivista de ciência. • Explique o que significa as expressões “hipotético-dedutivo” e “hipotético-indutivo”. • Quais os princípios do ideal de cientificidade na concepção construtivista de ciência?

  13. Fim

More Related