1 / 20

Essa ponte que leva ao rio

Essa ponte que leva ao rio. Belém: Construindo um olhar dialógico entre ilhas e continente. Fernanda Oliveira Lopes. QUEM SOMOS

cyndi
Download Presentation

Essa ponte que leva ao rio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Essa ponte que leva ao rio Belém: Construindo um olhar dialógico entre ilhas e continente Fernanda Oliveira Lopes

  2. QUEM SOMOS Somos a E.M. Prof. Alfredo Chaves e em nossa Jornada Pedagógica acolhemos a temática “Belém, um olhar dialógico entre ilhas e continente” como eixo norteador de nossas ações em 2013. No entanto, a proposta pareceu complexa para turma C 13101, do 3º ano do ciclo I, em que avaliações voltadas para os aspectos da psicogênese da escrita (FERREIRO, 1985) indicavam um pequeno número de alunos pré-silábicos e uma grande maioria de alunos que, apesar de alfabéticos, apresentavam extrema dificuldade em assumir a autoria de suas produções textuais tanto pelo desconhecimento da estrutura textual como pela falta da relação de pertinência entre seu cotidiano e o currículo trabalhado.

  3. A PSICOGÊNESE DA ESCRITA

  4. O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO? “É poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados”. Emilia Ferreiro

  5. A REALIDADE PARCIAL • A realidade pode ser parcial na medida em que reproduzimos apenas os aspectos que ouvimos ou lemos sem nos sentirmos pertencentes às situações ilustradas. • A ação é um processo construído por outros, vemos isso frequente nas marcas textuais, nos Pronomes utilizados: ELE, ELA, ELES OU ELASou nos verbos utilizados em 3ª pessoa.

  6. UM TRABALHO CONSTRUÍDO POR “NÓS” O projeto Essa ponte que leva ao rio é um instrumento de construção, redescoberta e elaboração não apenas de registros escritos, mas de despertares a práticas enriquecedoras, a registros vivos onde a ambiência sociocultural poderá ser representada com domínio na produção, fruição e reflexão desses educandos.

  7. INCENTIVANDO O POTENCIAL ARTÍSTICO PARA CRIAR PONTES DE PERTENCIMENTO

  8. O QUE ELES VIRAM... • Relações de ambiência: trabalho, comércio, transporte, patrimônio material e humano...

  9. AS INFLUÊNCIAS DA AULA NO TEXTO ESCRITO

  10. Não por causa do pronome... Precisamos propiciar intervenções que possibilitem aos alunos argumentarem com sua realidade de modo que se sintam pertencentes à sociedade em que vivem. Sem isso não se forma para autonomia apenas para figuração social. A fotografia possibilitou que criássemos não apenas um portifólio de imagens, mas sim que nos sentíssemos participantes e agentes de transformação.

  11. A TURMA C 13101

  12. Às vezes só é preciso que você os ajude a olhar!

  13. Essa ponte que leva ao rio Belém: Construindo um olhar dialógico entre ilhas e continente Fernanda Oliveira Lopes

More Related