1 / 36

CONCORDÂNCIA VERBAL II

CONCORDÂNCIA VERBAL II. OBSERVE OS FRAGMENTOS QUE SE SEGUEM:. HUMILHAM. LADRÕES HUMILHAM TURISTAS NO LITORAL. ( JC, 28/01/2006. ). OBSERVE OS FRAGMENTOS QUE SE SEGUEM:. ESBARRA. “BONDADE” ESBARRA NA BUROCARCIA. GRAVATÁ E BEZERROS VÃO RECEBER

cheng
Download Presentation

CONCORDÂNCIA VERBAL II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONCORDÂNCIA VERBAL II

  2. OBSERVE OS FRAGMENTOS QUE SE SEGUEM: HUMILHAM LADRÕES HUMILHAM TURISTAS NO LITORAL (JC, 28/01/2006.)

  3. OBSERVE OS FRAGMENTOS QUE SE SEGUEM: ESBARRA “BONDADE” ESBARRA NA BUROCARCIA GRAVATÁ E BEZERROS VÃO RECEBER ÁGUA DO SISTEMA JUCAZINHO VÃO RECEBER 08 (JC, 01/02/2006.)

  4. Notamos que, nos fragmentos observados anteriormente, as formas verbais destacadas (simples ou como locução) aparecem no singular e no plural. Por que algumas formas foram empregadas na 3ª pessoa do singular e outras na 3ª do plural? A resposta a essa pergunta reside na avaliação de um mecanismo gramatical denominado concordância verbal,isto é, diz respeito à análise da relação coesiva que se estabelece entre o verbo e o seu sujeito. Passemos, então, a avaliar este mecanismo coesivo, tendo em vista que determinadas situações sociais exigem a norma padrão como uso formal da língua.

  5. SUJEITO VERBO NÚMERO NÚMERO PESSOA PESSOA

  6. REGRAS GERAIS O VERBO DEVE CONCORDAR EM NÚMERO E EM PESSOA COM O NÚCLEO DO SUJEITO SIMPLES. O VERBO DEVE CONCORDAR EM NÚMERO E EM PESSOA COM OS NÚCLEOS DO SUJEITO COMPOSTO ANTEPOSTO.

  7. REGRAS DE CONCORDÂNCIA PARA O SUJEITO SIMPLES

  8. SUJEITO SIMPLES VERBO REGRA GERAL • Concorda com o núcleo do sujeito • simples em número e em pessoa.

  9. Núcleo do Sujeito As suas equilibradas avaliações o credenciava / credenciavam para o cargo. avaliações avaliações credenciava credenciavam credenciavam credenciava credenciavam ? ou Qual é o núcleo do sujeito da oração? Qual é o sujeito da oração? Agora, é com VOCÊ! Simples, não é?!?!

  10. Núcleo do Sujeito O resultado das últimas pesquisas indica / indicam confiança no crescimento econômico do país. resultado resultado indica indica indicam indica indicam ? ou Qual é o núcleo do sujeito da oração? Qual é o sujeito da oração? Agora, é com VOCÊ! Simples, não é?!?!

  11. APRENDA! DIVIRTA-SE! “...QUE OSANJOSNÃO TÊMSEXO?” APRENDA! OPÇÃO B DIVIRTA-SE! A forma verbal “TEM” (primeiro balão) encontra-se adequada quanto à relação de concordância. APRENDA! ? ? ? DIVIRTA-SE! A) CORRETO B) INCORRETO X

  12. SUJEITO SIMPLES COLETIVO PARTITIVO + DETERMINANTE NO PLURAL VERBO • Fica na 3ª pessoa do singular. • Vai para a 3ª pessoa do plural.

  13. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde, na 3ª pessoa do singular, com o núcleo do sujeito. SUJEITO: COLETIVO PARTITIVO + DETERMINANTE NO PLURAL NÚCLEO DO SUJEITO DETERMINANTE NO PLURAL A maior parte dos políticos não compareceu / compareceram ao Congresso Nacional na primeira semana da convocação extraordinária. parte parte políticos políticos compareceu compareceu compareceram compareceram Ou vá para a 3ª pessoa do plural, concordando com o determinante do núcleo do sujeito.

  14. SUJEITO SIMPLES MAIS DE UM + SUBSTANTIVO NO SINGULAR VERBO • Fica na 3ª pessoa do singular.

  15. SUJEITO: MAIS DE UM + SUBSTANTIVO NO SINGULAR NÚCLEO DO SUJEITO político político devolveu devolveu devolveram Mais de um político devolveu / devolveram a verba referente à convocação extraordinária do Congresso Nacional. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal fique na 3ª pessoa do singular, concordando com o núcleo do sujeito.

  16. SUJEITO SIMPLES VERBO PRONOME RELATIVO QUE • Concorda com o antecedente do • Pronome Relativo QUE. www.diafonso.com

  17. NÚCLEO DO SUJEITO SUJEITO: PRONOME RELATIVO QUE “A tempestade que chega é da cor dos teus olhos castanhos.” (LEGIÃO URBANA) tempestade tempestade que chega chega Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde com o antecedente do pronome relativo QUE.

  18. NÚCLEO DO SUJEITO SUJEITO: PRONOME RELATIVO QUE “E há tempos são os jovens que adoecem. Há tempos o encanto está ausente.” (LEGIÃO URBANA) jovens que adoecem adoecem jovens Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde com o antecedente do pronome relativo QUE.

  19. SUJEITO SIMPLES VERBO PRONOME RELATIVO QUEM • Concorda com o antecedente do • Pronome Relativo QUEM. • Concorda com o antecedente do • Pronome Relativo QUEM.

  20. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde com o antecedente do pronome relativo QUEM. NÚCLEO DO SUJEITO SUJEITO: PRONOME RELATIVO QUEM nós nós quem quem lutamos lutamos lutou lutou Sim, fomos nós quem lutamos / lutou pela preservação da natureza. Ou concorde, na 3ª pessoa do singular, com o próprio pronome relativo QUEM.

  21. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde com o antecedente do pronome relativo QUEM. NÚCLEO DO SUJEITO SUJEITO: PRONOME RELATIVO QUEM tu tu quem quem elaboraste elaboraste elaborou elaborou Foste tu quem elaboraste / elaborou o projeto de preservação do meio ambiente. Ou concorde, na 3ª pessoa do singular, com o próprio pronome relativo QUEM.

  22. APRENDA! OPÇÃO A DIVIRTA-SE! APRENDA! Pode-se, também, concordar com EU (antecedente de QUEM). DIVIRTA-SE! A forma verbal “DEU” encontra-se adequada quanto à concordância verbal. Poder-se-ia, entretanto, usar a forma verbal “DEI” sem prejuízo sintático. APRENDA! ? ? ? DIVIRTA-SE! A) CORRETO X B) INCORRETO X

  23. SUJEITO SIMPLES NÚMERO PERCENTUAL + EXPRESSÃO NO SINGULAR OU NO PLURAL VERBO O verbo concorda com o número percentual ou com a expressão seguinte ao número percentual.

  24. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde, na 3ª pessoa do plural, com o número percentual. SUJEITO: NÚMERO PERCENTUAL + EXPRESSÃO NO SINGULAR OU NO PLURAL NÚCLEO DO SUJEITO 40% 40% efetivo efetivo Segundo dados da PMPE, 40% do efetivo estão / está sob cuidados psiquiátricos. estão estão está está Ou concorde, na 3ª pessoa do singular, com a expressão seguinte ao número percentual.

  25. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde, na 3ª pessoa do plural, com o número percentual. SUJEITO: NÚMERO PERCENTUAL + EXPRESSÃO NO SINGULAR OU NO PLURAL NÚCLEO DO SUJEITO 78% 78% brasileiros brasileiros A pesquisa revelou que 78% dos brasileiros aprovam / aprovam as medidas adotadas. aprovam aprovam aprovam aprovam Ou concorde, na 3ª pessoa do plural, com a expressão seguinte ao número percentual.

  26. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde, na 3ª pessoa do singular, com o número percentual. SUJEITO: NÚMERO PERCENTUAL + EXPRESSÃO NO SINGULAR OU NO PLURAL NÚCLEO DO SUJEITO 1% 1% população população apoiou apoiou 1% da população brasileira não apoiou / apoiou a decisão do Presidente da República. apoiou apoiou Ou concorde, na 3ª pessoa do singular, com a expressão seguinte ao número percentual.

  27. SUJEITO SIMPLES VERBO PRONOME DE TRATAMENTO Fica, obrigatoriamente, na 3ª pessoa (singular ou plural, a depender do núcleo do sujeito).

  28. NÚCLEO DO SUJEITO SUJEITO: PRONOME DE TRATAMENTO Vossa Senhoria Vossa Senhoria cumpriste cumpriu cumpriu Vossa Senhoria não cumpriste / cumpriu as promessas de campanha. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde, na 3ª pessoa do singular, com o núcleo do sujeito (pronome de tratamento).

  29. NÚCLEO DO SUJEITO SUJEITO: PRONOME DE TRATAMENTO Vocês Vocês deveis otimizar devem otimizar devem otimizar Vocês deveis otimizar / devem otimizar os projetos elaborados. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde, na 3ª pessoa do plural, com o núcleo do sujeito (pronome de tratamento).

  30. REGRAS DE CONCORDÂNCIA PARA O SUJEITO COMPOSTO

  31. SUJEITO COMPOSTO REGRA GERAL (NÚCLEOS ANTEPOSTOS AO VERBO) VERBO Concorda com os núcleos do sujeito composto anteposto na 3ª pessoa do plural.

  32. NÚCLEOS DO SUJEITO: ANTEPOSTOS AO VERBO FORMAS VERBAIS SUJEITO COMPOSTO: NÚCLEOS ANTEPOSTOS AO VERBO Israelense e palestino promoveu / promoveram uma grande festa em homenagem ao acordo de paz anunciado entre os dois povos. Israelense Israelense palestino palestino promoveu promoveram promoveram Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde com os núcleos do sujeito composto anteposto na 3ª pessoa do plural.

  33. NÚCLEOS DO SUJEITO: ANTEPOSTOS AO VERBO SUJEITO COMPOSTO: NÚCLEOS ANTEPOSTOS AO VERBO Na tela, um negro, um índio e um branco evoca / evocam a identidade brasileira, a beleza estética e a diversidade. negro, negro, índio índio branco branco evoca evocam evocam FORMAS VERBAIS Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde com os núcleos do sujeito composto anteposto na 3ª pessoa do plural.

  34. SUJEITO COMPOSTO VERBO NÚCLEOS POSPOSTOS AO VERBO Concorda com o núcleo (mais próximo) do sujeito composto posposto; ou Concorda com todos os núcleos.

  35. Neste contexto, a norma sugere que a forma verbal concorde com o núcleo (mais próximo) do sujeito composto posposto na 3ª pessoa do singular. NÚCLEOS DO SUJEITO: POSPOSTOS AO VERBO SUJEITO COMPOSTO: NÚCLEOS POSPOSTOS AO VERBO FORMA VERBAL FORMA VERBAL Aos brasileiros, não importa / importam o aspecto diplomático e a implicação financeira decorrentes da decisão do juiz federal, mas o respeito que outros países devem ter à nossa nação. importa importa importam importam aspecto aspecto aspecto implicação implicação Ou concorde, na 3ª pessoa do plural, com todos os núcleos do sujeito composto posposto.

More Related