1 / 14

ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

X Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil: Responsabilidade Social Ambiental Público Privado. ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Deputado Dr. Nechar (PP/SP) Brasília, 22 de junho de 2010.

chapa
Download Presentation

ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. X Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil: Responsabilidade Social Ambiental Público Privado ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Deputado Dr. Nechar (PP/SP) Brasília, 22 de junho de 2010

  2. A Política Nacional de Resíduos vai revolucionar a gestão dos resíduos sólidos no Brasil, estendendo a responsabilidade sobre a destinação de resíduos para todos os geradores, ampliando a reciclagem e eliminando os lixões.

  3. ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Deputado Dr. Nechar (PP/SP)

  4. EIXO ESTRUTURANTE DA POLÍTICA OS GRANDES EIXOS DA PNRS COLETA SELETIVA LICENCIAMENTO AMBIENTAL PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÃO SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SISNIR PLANOS ESTADUAIS, REGIONAIS, MICRO-REGIONAIS, INTERMUNICIPAIS SISTEMA AUTODECLARATÓRIO/ INVENTÁRIO PLANOS DE GERENCIAMENTO (empresas) CADASTRO NACIONAL PLANOS MUNICIPAIS COOPERATIVAS DE RECICLÁVEIS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS LOGÍSTICA REVERSA EIXO DA PREVENÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE SOCIAL EIXO ESTRUTURAL DA POLÍTICA RESPONSBILIDADE COMPARTILHADA

  5. ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Deputado Dr. Nechar (PP/SP)

  6. Os resíduos sólidos urbanos são “ um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania”

  7. ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Deputado Dr. Nechar (PP/SP)

  8. As atuais atividades industriais de manejo e gestão de resíduos, devem se readequar e estarem preparadas para o declínio dos aterros e para um acelerado crescimento da indústria de reciclagem

  9. A obrigatoriedade da logística reversa exigirá, para seu efetivo sucesso, a estruturação de um complexo sistema de rotas logísticas e de profundas readequações nas cadeias produtivas, o que demandará: Capacidade de articulação entre indústrias, distribuidores, comércio operadores logísticos, associação de catadores e prefeituras; Disponiblidade de indústrias de reciclagem, a jusante da cadeia, com capacidade instalada para absorver o grande fluxo de entrada de matéria-prima, proveniente dos fluxos reversos estabelecidos. Disponibilidade de tecnologias nacionais, adequadas para processamento de recicláveis, principalmente os constantes da obrigatoriedade de logística reversa. Viabilidade dos mercados demandantes de itens recicláveis.

  10. ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Deputado Dr. Nechar (PP/SP)

  11. Na expectativa do pleno vigor da Lei, espera-se a oportunidade do florescimento de uma vigorosa indústria de reciclagem no país, considerando-se uma regular e crescente oferta de itens recicláveis no mercado.

  12. ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Deputado Dr. Nechar (PP/SP)

  13. Na nova PNRS o conjunto normativo infra-legal existente fica consubstanciado. “ Aplicam-se aos resíduos sólidos, além do disposto nesta Lei, nas Leis nºs 11.445, de 5 de janeiro de 2007, 9.974, de 6 de junho de 2000, e 9.966, de 28 de abril de 2000, as normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - SNVS, do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA e do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - SINMETRO.”,

  14. Obrigado!!! dep.dr.nechar@camara.gov.br

More Related