1 / 22

O ESPÍRITO SANTO

O ESPÍRITO SANTO. Desde a Criação ao Pentecostes. Antigo Testamento. O Espírito Criador: Senhor que dá a vida. O Espírito Santo falou pelos profetas. No Credo que professamos afirmamos o monoteísmo trinitário: Jesus é o Filho enviado por Deus Pai e salva-nos pela acção do Espírito Santo.

Download Presentation

O ESPÍRITO SANTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ESPÍRITO SANTO Desde a Criação ao Pentecostes Antigo Testamento

  2. O Espírito Criador: Senhor que dá a vida O Espírito Santo falou pelos profetas. No Credo que professamos afirmamos o monoteísmo trinitário: Jesus é o Filho enviado por Deus Pai e salva-nos pela acção do Espírito Santo. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. A seguir afirmamos solenemente que o Espírito Santo falou pelos profetas.

  3. Desde a criação até à nova criação O Pentecostes é como uma NOVA CRIAÇÃO. Não é um acontecimento isolado: a acção criadora do Espírito Santo percorre todas as páginas do Antigo Testamento, como um sopro de vida que tudo renova (Sab 1,7)

  4. O Espírito falou pelos profetas O Espírito Santo revelou-se aos Patriarcas, manifestou-se em Moisés (Nm 11,16-25) e nos profetas.

  5. Falaram inspirados pelo Espírito Santo O povo de Israel quebrou muitas vezes a Aliança com Deus; os profetas eram homens simples, enviados por Deus que, cheios do Espírito do Senhor e, inspirados por Ele, anunciavam a Palavra de Deus com força e poder.

  6. O Espírito repousou sobre eles O Senhor desceu na nuvem e falou-lhe; tomando do espírito que estava sobre ele, deu-o aos setenta anciãos. Quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois não o conseguiam. 26Dois desses homens tinham ficado no acampamento. O nome de um era Eldad e o nome do outro era Medad. O espírito desceu também sobre eles, porque estavam entre os inscritos, embora não tivessem ido para a tenda, e começaram a profetizar no acampamento. (Números 16,25-26)

  7. O Espírito que santifica José (Gn 41,38-40), Moisés, Josué (Nm 27,18-22), Sansão (Jz 13,7), David (1Sam 16,12-149, Salomão … eram pessoas sobre as quais repousou o Espírito Santo.

  8. Os profetas anunciaram a esperança: “O Espírito soprará sobre os ossos ressequidos e devolver-lhe-á a vida, levantará as tumbas e vencerá a morte (Ez 37). Perdoará os pecados e curará as feridas, transformará os corações de pedra em corações de carne (Ez 36). Dará um coração novo! Deus infundirá o Seu Espírito sobre todas as criaturas (Joel 3,13)

  9. O Espírito apoderou-se de Gedeão e de Sansão 34Então o espírito do Senhor apoderou-se de Gedeão; quando tocou a trombeta, toda a família de Abiézer se reuniu para o seguir. (Juízes 6,34) 29Então, o espírito do Senhor desceu sobre Jefté (Juízes 11,29) 6Apoderou-se dele o espírito do Senhor e Sansão, sem ter à mão qualquer arma, despedaçou-o como se despedaça um cabrito; mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera. (Juízes 14,6) O espírito do Senhor apoderou-se dele (Sansão) e as duas cordas que lhe ligavam os braços tornaram-se como fios de linho derretidos ao fogo, caindo-lhe das mãos as ligaduras. (Juízes 15,14)

  10. Deus trasformou-lhe o coração 6O espírito do Senhor virá então sobre ti, profetizarás com eles e tornar-te-ás outro homem…. o espírito do Senhor apoderou-se de Saul e ele pôs-se a profetizar no meio deles. 11Todos os que antes o haviam conhecido, vendo-o profetizar com os profetas, perguntavam uns aos outros: «Que aconteceu ao filho de Quis? (1Sam 10,3.9-11)

  11. O espírito do Senhor falou por mim 13Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o na presença dos seus irmãos. E, a partir daquele dia, o espírito do Senhor apoderou-se de David. (1Sam 16,13) Eis as últimas palavras de David: «O espírito do Senhor falou por mim, sua palavra está na minha língua.» (2Sam 23,2)

  12. Sobre ele repousará o espírito do Senhor 1Brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. 2Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor do Senhor. (Isaias 11,1-2)

  13. Dentro de vós porei o Meu Espírito 25Derramarei sobre vós uma água pura e sereis purificados; Eu vos purificarei de todas as manchas e de todos os pecados. 26Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um espírito novo: arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. 27Dentro de vós porei o meu espírito, fazendo com que sigais as minhas leis e obedeçais e pratiqueis os meus preceitos. (Ez 36,25) Derramarei sobre vós uma água pura

  14. O Senhor me ungiu 1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu: enviou-me para levar a boa-nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados e a liberdade aos prisioneiros; 2para proclamar um ano da graça do Senhor (Isaias 61,1-2)

  15. 5Então, desceu sobre mim o espírito do Senhor e disse-me: «Vós falais assim, casa de Israel, Eu conheço o que vai no vosso pensamento. (Ezequiel 11,5) 24Então, o espírito arrebatou-me e conduziu-me à Caldeia, entre os exilados, por meio de uma visão da parte do espírito de Deus; e a visão, que eu tivera em espírito, desapareceu à minha frente. 25E eu contei aos exilados todas as coisas que o Senhor me tinha feito ver. (Ezequiel 11,18) 8Eu, porém, estou cheio de força, do espírito do Senhor, da justiça e da fortaleza, para anunciar a Jacob a sua maldade, e a Israel o seu pecado. (Miqueia 3,8) O Espírito do Senhor desceu sobre mim

  16. Derramarei o Meu Espírito sobre toda a humanidade 1«Depois disto, derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade. Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos e os vossos jovens terão visões. 2Também sobre servos e servas, naqueles dias, derramarei o meu espírito. (Joel 3,1-2)

  17. O Espírito Santo que nos educa O espírito santo, que nos educa, foge da duplicidade, afasta-se dos pensamentos insensatos, retira-se ao aproximar-se a iniquidade. (Sab 1,5)

  18. O espírito do Senhor enche o universo 6A sabedoria é um espírito benevolente mas que não deixará sem castigo os lábios blasfemos, porque Deus é testemunha dos seus pensamentos, examina o seu coração segundo a verdade e escuta as suas palavras. 7O espírito do Senhor enche o universo, e Ele, que tudo abrange, tem conhecimento de quanto se diz. (Sabedoria 1,6-7)

  19. O Espírito da Sabedoria 22Com efeito, há nela (na Sabedoria) um espírito inteligente e santo, único, múltiplo e subtil, ágil, penetrante e puro, límpido, invulnerável, amigo do bem e perspicaz, 23livre, benéfico e amigo dos homens, estável, firme e sereno, que tudo pode e tudo vê, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros e os mais subtis. (Sab 7,22-23)

  20. O Espírito tudo atravessa e penetra 24A sabedoria é mais ágil que todo o movimento e por sua pureza tudo atravessa e penetra. 25Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação pura da glória do Omnipotente, pelo que nada de impuro entra nela. 26Ela é um reflexo da luz eterna, um espelho imaculado da actividade de Deus e uma imagem da sua bondade. (Sab 7,24-26)

  21. Forma os amigos de Deus e os profetas 27Sendo uma só, tudo pode; permanecendo em si mesma, tudo renova; e, derramando-se nas almas santas de cada geração, ela forma amigos de Deus e profetas, 28pois Deus só ama quem vive com a sabedoria. 29Ela é mais radiante que o sol, e supera todas as constelações; comparada com a luz, sai vencedora, 30pois a luz dá lugar à noite, mas sobre a sabedoria não prevalece o mal. (Sab 7,27-30)

  22. O Espírito é a presença pessoal de Deus, uma presença poderosa que estabelece ligações de comunhão entre Deus e as criaturas.

More Related