1 / 11

CONSTRUÇÃO DE UM TEODOLITO ALTERNATIVO Profº Fausto Arnaud Sampaio

CONSTRUÇÃO DE UM TEODOLITO ALTERNATIVO Profº Fausto Arnaud Sampaio. Considerações Iniciais:.

cachez
Download Presentation

CONSTRUÇÃO DE UM TEODOLITO ALTERNATIVO Profº Fausto Arnaud Sampaio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONSTRUÇÃO DE UM TEODOLITO ALTERNATIVO Profº Fausto Arnaud Sampaio

  2. Considerações Iniciais: • A construção do Teodolito é uma criação do Profº Fausto Arnaud Sampaio, autor do livro “MATEMÁGICA - HISTÓRIA, APLICAÇÕES E JOGOS MATEMÁTICOS” que publicou na edição de Novembro de 1998 da Revista Escola essa construção. • Graças a colaboradores como o professor citado anteriormente que a construção do conhecimento torna-se cada vez mais acessível a todos. Muito obrigada pelos ensinamentos.

  3. Teodolito Um exemplo bem comum de teodolito é aquele que vemos algumas vezes nas rodovias, necessário para um levantamento sobre a construção de um viaduto, por exemplo.

  4. Teodolito Alternativo Criação do Profº Fausto Arnaud Sampaio

  5. Construindo... • Material Necessário: • Pote de requeijão; • 15cm de arame grosso (agulha) e 15cm de tubo de antena (mira); • 20cm de barbante e uma porca (nível); • xerox de um transferidor de 360° colado em um suporte firme (20 x 20)cm.

  6. Como construir: • Cole a tampa de cabeça para baixo, de modo que seu centro coincida com o centro do transferidor. Para isto, deve-se traçar na tampa dois diâmetros, fazendo um furo onde eles se cruzarem. Use o arame (conforme figura abaixo) como guia para alinhar o centro da tampa com o centro do transferidor.

  7. Atravesse a agulha (arame grosso) diametralmenteo mais próximo da borda dopote de requeijão. Para garantir que os furos serão feitos corretamente, contorne a boca do pote e desenhe um círculo em um pedaço de papel. Recorte e dobre-o ao meio. Use o semicírculo como molde para passar a agulha (arame grosso).

  8. Cole a mira (tubo de antena) na base do pote, paralela à agulha. Se achar mais seguro, faça um semicírculo em papel. De acordo com a Revista Escola, "Para refinar essa mira, cole na extremidade do tubo dois pedaços de linha formando uma cruz."

  9. Encaixe o copo na tampa. • Para ter um nível vertical, amarreuma porca na ponta de um barbante e fixe na base do papelão.

  10. Como usar: • Para medir um ângulo, a partir de sua posição, entre dois pontos, seja na horizontal ou na vertical, basta alinhar a indicação 0º com o ponteiro e girar a mira até avistar o outro ponto e fazer a leitura dos graus indicado pelo ponteiro. • Quando usado na vertical, uma outra pessoa deve ficar ao lado, observando o nível e garantindo que o aparelho está posicionado corretamente.

  11. Bibliografia e Webgrafia: http://www.ufrgs.br/cursopm/jan2009/teodolito.htm Revista Nova Escola Edição de Novembro de 1998.

More Related