1 / 12

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DAS OPERAÇÕES EM CADEIAS DE SUPRIMENTO

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DAS OPERAÇÕES EM CADEIAS DE SUPRIMENTO. Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges. INTRODUÇÃO.

bryant
Download Presentation

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DAS OPERAÇÕES EM CADEIAS DE SUPRIMENTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DAS OPERAÇÕES EM CADEIAS DE SUPRIMENTO Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges

  2. INTRODUÇÃO Este projeto de pesquisa visa discutir como deve ser planejada e executada a gestão das operações nas empresas a partir de uma percepção estratégica mais ampla, compreendendo que a empresa pertence a uma cadeia de suprimentos e que, a cadeia de suprimento como um todo, deve buscar a máxima eficiência operacional sentido a obtenção de fatores de diferenciação que propiciem ao produto fornecido por esta cadeia de suprimento, maiores condições de motivar o consumidor a comprá-los.

  3. CADEIAS DE SUPRIMENTO Cadeias de Suprimento é um arranjo temporário de diversas empresas que se organizam para conjuntamente produzir e oferecer ao mercado um determinado produto. A Administração da Cadeia de Suprimentos abrange o planejamento e o gerenciamento de todas as atividades envolvidas no fornecimento e aquisição, na transformação, e em todas as atividades logísticas. Exige a coordenação e colaboração de todos os elos de modo a integrar o fornecimento e a demanda entre e através de todas as empresas que a compõe.

  4. CADEIAS DE SUPRIMENTO A Administração da Cadeia de Suprimentos é uma função integradora com a responsabilidade principal de integrar as principais funções das empresas e seus processos de negócio em um modelo de gestão coeso e de alto desempenho.

  5. CADEIAS DE SUPRIMENTO A competição não se dá mais entre empresas, mas sim entre cadeias de suprimento. O planejamento e gestão das operações devem ser concebida a partir de uma orientação estratégica mais ampla derivada da estratégia competitiva adotada pela cadeia de suprimentos. Não adianta cada empresa elaborar sua estratégia e acreditar que o resultado será uma cadeia de suprimentos eficiente e competitiva. É necessário alinhar as estratégias de cada empresa em prol de uma orientação estratégica comum adotada pela cadeia de suprimentos e, a partir deste ponto, planejar a gestão das operações da empresa.

  6. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO O Alinhamento Estratégico da Cadeia de Suprimentos é um modelo simples e poderoso no sentido de dar uma orientação comum às empresas pertencentes a cadeia de suprimento. Permite, de modo simples, integrar a estratégia competitiva adotada pela cadeia de suprimentos à gestão de operações adotada por cada empresa. O Alinhamento Estratégico é feito a partir do reconhecimento do tipo de mercado que a cadeia de suprimentos está atuando, podendo ser um mercado com Alta Incerteza Implícita de Demanda ou um mercado com Baixa Incerteza Implícita de Demanda.

  7. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO A partir destas definições há uma zona de alinhamento que orienta a definição da estratégia da gestão das operações das empresas em prol de uma estratégia competitiva comum da cadeia de suprimentos.

  8. GESTÃO DAS OPERAÇÕES A Gestão das Operações compreende a Produção e a Logística em todos os níveis, do estratégico ao operacional, e também as demais funções adjacentes, como qualidade, compras e sistema de informação. Em específico, neste trabalho, a gestão das operações é composta pelas atividades de Estoque, Localização, Transportes, Produção e Informação, que devem ser orientadas segundo o alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos, como ilustra a figura 3 a seguir.

  9. GESTÃO DAS OPERAÇÕES

  10. RESULTADOS Embora preliminares, é possível esboçar um quadro que ilustra as decisões a serem tomadas para planejar cada área da gestão das operações segundo a orientação estratégica derivada do alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos.

  11. RESULTADOS

  12. OBRIGADO

More Related