Arte rupestre
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 14

“ARTE” RUPESTRE PowerPoint PPT Presentation


  • 141 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

“ARTE” RUPESTRE.

Download Presentation

“ARTE” RUPESTRE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Arte rupestre

“ARTE” RUPESTRE

“Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações artísticas gravadas nas paredes e tetos das cavernas. Esse tipo de “arte” teve seu início no período Paleolítico Superior, e as formas que o homem usava como material artístico eram ossos de animais, cerâmicas e pedras, além de fabricarem as tinturas através das folhas das árvores e do sangue de animais.


Arte rupestre

As primeiras manifestações dos homens nas rochas foram suas próprias mãos em negativo, como que parte de um ritual, um registro de sua própria existência.


Arte rupestre

Parque Cueva de Las Manos – um paredão de pedras com pinturas dos povos primitivos que habitavam a região há cerca de 10.000 anos. (Patagônia Argentina)


Arte rupestre

Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, sugerindo muitas vezes atividades como a caça. Normalmente não eram feitos de forma naturalista, como nos desenhos de animais.


Arte rupestre

O complexo de Lascaux, em Dordogne, Franca, datam de 14.000 a.C. e foram descobertas em 1940. contêm aproximadamente 2 mil imagens do período paleolítico, a maioria retratando: bisões, cavalos, veados e até mesmo um rinoceronte. Mesmo com a gama de cores reduzidas disponíveis aos “artistas” o trabalho é impressionante: detalhes anatômicos, aproveitando as curvas das rochas e muitas vezes sugerindo a tridimensionalidade.


Arte rupestre

A “Arte” Rupestre não se resume às pinturas nas cavernas, mas também contém rochas entalhadas, empilhamento de pedras e os geoglifos que são enormes desenhos feitos no chão através de símbolos (geométricos- círculos, quadrados, linhas... zoomorfos – animais ou antropomorfos – seres humanos).

As linhas e geoglifos de Nasca, no Peru, são os exemplos mais conhecidos desses desenhos.


Geoglifos nazca peru

GeoglifosNazca / Peru


Arte rupestre

Antigamente se pensava que a arte rupestre era uma armação criada pelos criacionistas (que crêem que Deus criou tudo) para desmentir Darwin, já que segundo a sua teoria os homens daquela época não eram capazes de manifestações artísticas como a arte rupestre. Contudo, a veracidade da arte rupestre foi comprovada, dando assim, a oportunidade, de gerar valiosas pistas quanto à cultura e às crenças daquela época.


Quest es

Questões:

  • Na Idade dos Metais, o domínio do fogo possibilitou a produção de outra técnica de “arte” diferente da pintura. Identifique essa técnica, especifique o material empregado e descreva a figuras representadas.

  • Releia, na página 14, o boxe: O patrimônio arqueológico brasileiro. Pesquise e explique o que significam as expressões: “bens patrimoniais da União” e “tombamento”.


Refer ncias bibliogr ficas

Referências Bibliográficas:

  • Farthing Stephen. 1950 – Tudo Sobre Arte - Traduzido Rio de Janeiro: Sextante, 2010 .

  • www.historiadaarte.com.br

  • www.itaucultural.com.br

  • GOMBRICH, E. H.; História da Arte; São Paulo: LTC Editora, 2002.

  • NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte, São Paulo: Ática, 1999.

    Pesquisa:

    Professora Daniela de Brito


  • Login