Arte rupestre
Sponsored Links
This presentation is the property of its rightful owner.
1 / 30

Arte rupestre PowerPoint PPT Presentation


  • 74 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Arte rupestre. Do francês rupestre , o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada. . Breve histórico. Paleolítico: período da pedra lascada, que vai desde o surgimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 10.000a.C

Download Presentation

Arte rupestre

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Arte rupestre

Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada.


Breve histórico

  • Paleolítico: período da pedra lascada, que vai desde o surgimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 10.000a.C

  • Neste período, o homem era caçador e coletor: caçava animais para se alimentar e produzir vestimentas com suas peles para se proteger do frio; coletava frutos e raízes para complementar sua alimentação.


O homem do paleolítico

  • Paleolítico inferior: oAustralopithecussurgiu no sul da África há 2 ou 3 milhões de anos. Já fabricava instrumentos, por isso é conhecido como Homo faberou Homo habilis.

  • Paleolítico médio: o homem de Neanderthal, considerado o 1º homo sapiens, surgiu há cerca de 100 mil anos. Também produzia os mais diversos instrumentos, habitavam em cavernas, conheciam o fogo e demonstravam os primeiros sinais de linguagem articulada.

  • Paleolítico superior: entre 40 e 18 mil anos atrás, o homem de Cro-Magnon produzia seus instrumentos com sílex, um pedra duríssima, cujas lâminas utilizava como faca. É neste período que surgem as primeiras manifestações do que chamamos arte.


Arte rupestre

  • Convenciona-se chamar de "arte" essas expressões plásticas que fornecem acessos valiosos para o estudo de várias fases da história da humanidade.

  • Os sítios arqueológicos mais importantes, como o de Altamira (Espanha) e Lascaux (França) foram descobertas nos séculos XIX e XX

  • Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, a arte rupestre é realizada em cavernas, grutas ou ao ar livre.


Técnicas empregadas

  • Pintura: mais antiga que as gravuras . Os traços podem ser feitos com os dedos ou com a ajuda de utensílios; as cores, obtidas do carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha e amarela) e, às vezes, com cera de abelha. Substâncias líquidas - água, clara de ovo, sangue etc. - são empregadas nas pinturas. Às diferentes técnicas e cores (muitas vezes superpostas) são atribuídos sentidos variados.

  • Gravura: quando a forma é obtida pela retirada de matéria ou por incisões


Representação

  • Era quase sempre de animais: mamutes, bisões, cervos; cenas de caça. Indicam o desejo inconsciente de dominar mais facilmente a presa e, assim capturá-la.

  • Esta arte "afirma uma presença" (indicando uma forma de dizer "estive" ou "estivemos aqui") por meio da representação de mãos, pés e figuras; e em outra que tem o sentido de "testemunho", na medida em que representa visualmente narrativas, eventos, cenas e mitos.


Sítio arqueológico de Altamira, na Espanha. Descoberto em 1879, por D. Marcelino Sanz Sautuola


Sítio arqueológico de Altamira, na Espanha.

Para conhecer a história da descoberta deste sítio, procure o site:

http://museudealtamira.mcu.es


Sítio arqueológico de Altamira, na Espanha.

Estas pinturas foram feitas há aproximadamente 15.000 anos.


Sítio arqueológico em Lascaux, FrançaDescoberto em 1942


Sítio arqueológico em Lascaux, França

Você pode fazer uma visita à gruta através do site:

www.lascaux.culture.fr


Sítio arqueológico Lascaux, França.

Acredita-se que estas pinturas tenham sido feitas há 20.000 anos.


Sítio arqueológico em Chauvet, FrançaDescoberto em 1994


Sítio Arqueológico de Chauvet, França

Lá encontram-se representações de mamutes, ursos, panteras, cavalos, hienas, rinocerontes


Sítio arqueológico de Faz-côa, Portugal

É o maior sítio arqueológico ao ar livre conhecido até hoje.

Aqui se vê um animal gravado na rocha


Vênus de Willendorf – 25000 a 20000

Encontrada na Áustria, é uma pequena escultura que representa a fertilidade. É considerada a escultura mais antiga que se tem conhecimento.


Arte rupestre no Brasil

  • No Brasil, as pinturas e gravuras mais antigas, que chegam a ter 12.000 anos, foram encontradas no Parque Nacional da Serra da Capivara, região de São Raimundo Nonato (Piauí). São desenhos e esboços de animais, pessoas, plantas e objetos. Muitas vezes mostram cenas da vida cotidiana e cerimônias de culto.

  • Em Minas Gerais, na região de Lagoa Santa, existem mostras de arte rupestre também muito antigas, de cerca de 10.000 anos. São cenas de caça com uso de flechas e de armadilhas para apanhar animais, redes grandes com peixes, retratando a dinâmica do dia-a-dia de povos antigos.

  • Destacam-se também a Toca da Esperança, região central da Bahia, Naspolini e Florianópolis, no estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Norte, diversos sítios foram encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, com destaque para o Lajedo de Soledade.


Sítio arqueológico da Serra da Capivara, Piauí


Sítio arqueológico da Serra da Capivara, Piauí


Pintura no painel de Pedra Pintada, em Barão de Cocais, MG


Pinturas encontradas em Florianópolis, SC


Arte rupestre e grafite

  • Se considerarmos que a arte rupestre é a arte feita em paredes de grutas, cavernas ou ao ar livre, em paredes rochosas, podemos traçar um paralelo com a atual prática do grafite, que nada mais é do que um pintura feita em paredes da cidade, com o consentimento de seus proprietários e devido valor estético.

  • Um exemplo desta prática é o trabalho da dupla paulista Os gêmeos


Os Gêmeos

  • Os Gêmeos são irmãos, nascidos em 1974, em São Paulo. Otávio e Gustavo Pandolfo se tornam grafiteiros em 1987 e com o tempo conquistaram fãs e adeptos, tornando-se uma das maiores influências paulistanas e nacional.

  • Começaram nos muros, assim como todos os outros, mas atualmente já grafitam também em murais como outdoors e até mesmo fazem exposições, passando seus desenhos para bonecos “reais” espalhado por todo Brasil, e agora nos Estados Unidos e na Europa (TateModerm em Londres).


Grafite em um muro de São Paulo


Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, 2006


KelburnCastle,

Trabalho realizado na Escócia


Obra no Trensurb em Porto Alegre, 2005


A principal característica do trabalho da dupla é o TRAÇO INCONFUNDÍVEL.

Você pode pesquisar mais sobre os artistas em:

http://osgemeos.com.br/


  • Login