1 / 15

A CONFIGURAÇÃO ATUAL DO OESTE

FORMAÇÃO EM AÇÃO 2º SEM/2012. A CONFIGURAÇÃO ATUAL DO OESTE PARANAENSE E A RELAÇÃO DE INFLUÊNCIA E DEPENDÊNCIA DE CASCAVEL NA REGIÃO PROF. NELSON DOUHI. OS VÁRIOS PARANÁS. FLUXOS E POLOS DE INFLUÊNCIA NO PR. PRINCIPAIS POLOS DE INFLUÊNCIA NO PR. REGIÃO OESTE E ÁREAS DE INFLUÊNCIA.

boone
Download Presentation

A CONFIGURAÇÃO ATUAL DO OESTE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FORMAÇÃO EM AÇÃO 2º SEM/2012 A CONFIGURAÇÃO ATUAL DO OESTE PARANAENSE E A RELAÇÃO DE INFLUÊNCIA E DEPENDÊNCIA DE CASCAVEL NA REGIÃO PROF. NELSON DOUHI

  2. OS VÁRIOS PARANÁS

  3. FLUXOS E POLOS DE INFLUÊNCIA NO PR.

  4. PRINCIPAIS POLOS DE INFLUÊNCIA NO PR.

  5. REGIÃO OESTE E ÁREAS DE INFLUÊNCIA MICRORREGIÃO DE CASCAVEL

  6. INTEGRAÇÃO E ZONAS ECONÔMICAS PRIORITÁRIAS

  7. PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA POR POLO E SETOR IBGE/1999

  8. CONDIÇÕES GEOPOLÍTICAS DO OESTE • ACESSIBILIDADE - Localização geográfica facilitadora de inter relações e trocas de bens com mercados próximos e distantes; • DESEMPENHO AGROPECUÁRIO-Características físicas, sociais e tecnológicas extremamente favoráveis. Em poucas décadas ultrapassou a dinamicidade da Região de Londrina e Maringá, igualando-se a esta em VAF (Valor Adicionado Fiscal) (9%) para o Estado; • RESERVAS HIDRÍCAS-Importantes bacias hidrográficas eárea de carga/recarga de um dos maiores aqüíferos do planeta - O GUARANI; • CONHECIMENTO E TECNOLOGIA - Em fase de significativo desenvolvimento, com forte presença de Instituições de Ensino Superior; • ENERGIA -A hidrelétricade ITAIPUabastece cerca de 20% do mercado nacional, além do projeto de implantação da hidroelétrica de Capanema e PCHs no rio Piquiri; • RECURSOS TURÍSTICOS- Notáveis, distinguidos a nível nacional e Internacional, com perspectivas de crescimento no setor de pesca e lazer no lago de Itaipu.

  9. Agro Negócios: alta capacidade de resposta às crescentes demandas por alimentos com potencial para agregação de valor à produção: • Terras Produtivas e Alta Tecnologia - alto desempenho na produção agrícola; • Fartas Reservas Hídricas - bacias dos rio Iguaçu e Piquiri e aquífero guarani; • Integra o Grande Eixo Nacional de Produção de Proteína Animal Oeste SC - PR - MS - Goiás; • Grande Disponibilidade de Energia Hidrelétrica (Itaipu - abastece cerca de 20% do mercado nacional); • Potencial para Desenvolvimento da Bioenergia consorciada com alimentos; • Localização Geográfica Privilegiada - Potencial de altíssima acessibilidade aos Centros de Produção Nacional, aos mercados próximos e distantes e a integração Sub-Continental; • Dotado de expressiva rede de cidades - em processo de desenvolvimento funcional e consolidação físico-territorial. • Recursos Turísticos - notáveis, distinguidos a nível nacional e internacional; • Serviços: oferece diversos serviços ligados à saúde e educação, além das áreas ligadas ao lazer e diversão. DEMANDAS - OPORTUNIDADES - RESPOSTA PREVISÍVEL CRESCENTE DEMANDA POR ALIMENTOS E ENERGIA TENDÊNCIA A AMPLIAÇÃO DO PROTECIONISMO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE CAPACIDADE PARA TORNAR-SE REFERÊNCIA NA SOCIEDADE DO SEC XXI

  10. AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO OESTE Industrializar; Organizar o Território; Implantar Rede Multiescalar e Integrada de Acessibilidade e Logística; Implantar Processo de Gestão Unindo os Esforços da Inteligência Regional Através de projetos integrados. Ex. AMOP; Tributação, Política Cambial, Tecnologia, etc. • Agregação de Valor à Produção de Alimentos • Integração e Sustentabilidade • Melhoria Transporte e Logística • Gestão Eficiente do Eixo de Desenvolvimento • Outros (sem capacidade local/ regional de intervenção direta) DESAFIOS MULTISETORIZADOS DEMANDAM SOLUÇÕES GLOBAIS

  11. PROPOSIÇÃO PARA REGIÃO METROPOLITANA DE CASCAVEL REALON e SOUZA, 2006

  12. PROPOSIÇÃO PELA LEI 110/2003 De acordo com o proposto no Projeto de Lei Complementar 110/03, em seu art. 5º, são serviços comuns e de interesse coletivo dos municípios que integram a Região Metropolitana: (I) planejamento integrado sócio-econômico e cultural; (II) saneamento básico, abastecimento de água, rede de esgoto e serviços de limpeza pública; (III) uso do solo metropolitano; (IV) transporte e sistema viário; (V) aproveitamento de recursos hídricos e controle ambiental; (VI) outros aprovados no Plano de Desenvolvimento Regional Integrado.

  13. PROJETO DE LEI ESTADUAL PARA IMPLANTAÇÃO DE REGIÕES METROPOLITANAS O Projeto de Lei Complementar 408/91 apresenta os critérios para definição das unidades regionais como as metrópoles: Região Metropolitana: unidade regional com distribuição de bens e serviços que extrapolam os limites da região e do Estado: configurada por uma mancha de ocupação urbana que transcende os limites de mais de um município, com uma população superior a 1.000.000 de habitantes, podendo conter um ou mais polos.

  14. METROPOLIZAÇÃO OU APENAS ESPAÇOS DE INFUÊNCIA? Entre os municípios que integram a região metropolitana é clara a divisão sócioespacial do trabalho? todos os municípios estão inseridos nesse processo? Há uma Política de Desenvolvimento Urbano que formule estratégias setorialmente articuladas e integradas territorialmente? As instâncias de planejamento e gestão e instrumentos legais seriam suficientes para efetivar a cooperação entre as várias escalas de espaços econômicos e os sujeitos sociais? Numa metrópole deve haver uma preocupação com o território em suas muitas dimensões: da cidade à aglomeração (o urbano enquanto espaço construído, enquanto espaço expandido, enquanto espaço conectado); da cidade à região (o aglomerado urbano enquanto polo regional, o tecido urbano envolvendo o território em sua totalidade: política, social e econômica).

  15. PENSEMOS NISSO....E ATÉ A PRÓXIMA OCASIÃO

More Related