1 / 18

Prefeitura de Santos SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEMANA DE PLANEJAMENTO 2009

Prefeitura de Santos SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEMANA DE PLANEJAMENTO 2009. Ao planejar as ações, os gestores, líderes do processo na escola, precisam ter em mente. COMPROMISSO “TODOS PELA EDUCAÇÃO”.

boaz
Download Presentation

Prefeitura de Santos SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEMANA DE PLANEJAMENTO 2009

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Prefeitura de SantosSECRETARIA DE EDUCAÇÃOSEMANA DE PLANEJAMENTO2009

  2. Ao planejar as ações, os gestores, líderes do processo na escola, precisam ter em mente...

  3. COMPROMISSO “TODOS PELA EDUCAÇÃO” “Se quisermos ter educação de qualidade para todos, precisamos ter todos pela qualidade da educação.”Declaração de Jomtien

  4. Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação”: - composto por 28 metas; - programa estratégico do Plano Desenvolvimento da Educação Nacional (PDE).Com a adesão ao Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação” os municípios e estados elaboraram seus Planos de Ações Articuladas (PAR).

  5. O que é PDE-ESCOLA? O PDE-Escola é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho. É um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

  6. Avaliação de sistemas educacionais como instrumentos de gestão: SAEB, Prova Brasil e IDEB

  7. SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica:Realiza um levantamento de dados em amostra de alunos que conjuga testes de rendimentos com questionários sobre fatores que apontam a qualidade do ensino.Objetivo: Avaliar os sistemas de ensino e redirecionar as ações e as políticas públicas. Prova Brasil: É um indicador para melhorar a qualidade do ensino. Objetivo: Avaliar o desempenho dos alunos para aferir a aprendizagem.

  8. IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Criado para orientar o direcionamento das verbas da educação. - É o resultado do produto entre o desempenho do aluno nas avaliações (Prova Brasil ou SAEB) e o rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono). - O Censo Escolar anualmente afere reprovação e evasão. A Prova Brasil afere aprendizagem. - O IDEB combina as informações sobre o fluxo e a aprendizagem.

  9. DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES • utilizar os resultados obtidos pela escola/rede para diagnosticar os aspectos que necessitam de intervenções pedagógicas; • usar o diagnóstico como base do planejamento da escola para o próximo ano; • ajudar a envolver toda a comunidade da escola nesses processos.

  10. Assegurar condições que permitam a participação da comunidade (interna e externa) nas decisões: 1. Gestão Democrática - Garantindo a comunicação e a coesão das diretrizes internas da Seduc; - Adotando diretrizes para as UMEs e acompanhando a sua aplicação; - Proporcionando autonomia administrativa, financeira e pedagógica para as UMEs;- Fornecendo subsídios teóricos e práticos para atuação participativa e democrática;- Promovendo a participação da comunidade na tomada de decisão relativa à gestão escolar.

  11. 2. QualidadeGarantir educação de qualidade: - Valorizando os profissionais da educação; - Promovendo formações continuadas em todos os níveis de educação; • Disponibilizando recursos materiais, financeiros e humanos para a efetivação das ações das escolas e da Seduc; • Desenvolvendo um currículo adequado à realidade da sociedade.

  12. 3. Acesso e PermanênciaAtender a demanda de alunos e proporcionar atividades sociais, culturais, educacionais e esportivas:- Assegurando as instâncias de participação da comunidade escolar e da sociedade civil;- Proporcionando condições para inclusão social;- Garantindo projetos e programas que permitam educação integral;- Promovendo ações para aprimorar a qualidade do ensino público.

  13. 4. Educação de Jovens e AdultosCriar meios para permitir acesso à educação: - Desenvolvendo currículo e formas alternativas de permanência adequadas a essa realidade; - Viabilizando parcerias para ampliar as oportunidades dessa modalidade de educação; - Erradicando os índices de analfabetismo do município; - Criando oportunidades para a certificação e qualificação profissional básica.

  14. EIXOS ESTRATÉGICOS 1. Gestão Democrática 2. Qualidade 3. Acesso e Permanência 4. Educação de Jovens e Adultos

  15. Escola Total/ Jornada Ampliada SANTOS-CRIANÇA Projetos das UMEs Nossa Escola/ Escola da Família Parceiros do Saber Vovonauta Santos da Gente ...entre outros projetos

  16. Liderança na Escola Ensino e Aprendizagem Clima Escolar Pais e Comunidade Gestão de Pessoas Gestão de Processos Infraestrutura Resultados

  17. TRABALHO coletivo Tecer redes de relações

  18. “... Se sonhamos com uma sociedade menos agressiva, menos injusta, menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de quem, dizendo não a qualquer possibilidade em face dos fatos, defende a capacidade do ser humano em avaliar, de compreender, de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo.” (Paulo Freire, 1997)‏

More Related