1 / 31

Experiência

Experiência. Bocal convergente. Não esquecer das condições:. escoamento incompressível e em regime permanente .

bairn
Download Presentation

Experiência

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Experiência Bocal convergente

  2. Não esquecer das condições: escoamento incompressível e em regime permanente ...

  3. Portanto a massa específica e o peso específico permanecem praticamente constantes ao longo do escoamento e as propriedades em uma dada seção do escoamento não mudam com o tempo, portanto o nível do reservatório, se houver permanece constante.

  4. O nível do reservatório a seguir deve permanecer constante

  5. O Mané está mostrando o escoamento no bocal convergente

  6. Esquematicamente teríamos:

  7. Área da seção transversal = 0,546 m² (0) Orifício com diâmetro igual a Do h Ac = área contraída (1) y x

  8. Sabe-se que ao fechar o bocal o nível do tanque sobe Dh em Dt Evocando –se o conceito de vazão tem-se que:

  9. Aplica-se a equação da energia entre (0) e (1)

  10. Uma equação com duas incógnitas e agora?

  11. Para sair desta, vamos considerar o fluido como ideal (viscosidade igual a zero), isto transforma a equação da energia na equação de Bernoulli onde se tem Hp 0-1 = 0, o que nos permite determinar a velocidade média teórica do escoamento, isto porque não se considerou as perdas.

  12. Portanto:

  13. Tendo-se a velocidade teórica e a área do orifício é possível calcular a vazão teórica:

  14. Analisando novamente a figura do problema, observa-se um lançamento inclinado no jato lançado

  15. Área da seção transversal = 0,546 m² (0) Orifício com diâmetro igual a Do h Ac = área contraída (1) y x cm

  16. vreal x y Portanto, evocando-se os conceitos abordados nos estudos do lançamento inclinado deve-se dividir o escoamento em outros dois:

  17. No eixo y tem-se uma queda livre, portanto:

  18. Já no eixo x tem-se um movimento uniforme com a velocidade igual a velocidade real.Importante observar que o que une os dois movimentos é o tempo, ou seja, o tempo para percorrer y em queda livre é igual ao tempo para percorrer x em movimento uniforme e com velocidade real.

  19. Portanto:

  20. Até este ponto, calculou-se:

  21. O que faremos com todos estes parâmetros calculados?

  22. Vamos introduzir os conceitos de: • Coeficiente de vazão – Cd • Coeficiente de velocidade – Cv • Coeficiente de contração – Cc • Outra maneira de se calcular a vazão real - Qr

  23. E ainda dá para se calcular a perda no bocal! Vamos analisar um exemplo númerico ...

  24. Uma placa de orifício de diâmetro 23 mm é instalada na parede lateral de um reservatório. O eixo da placa fica 25 cm acima do piso. Ajusta-se a alimentação de água do reservatório para que o nível se estabilize a 45 cm acima do eixo do orifício. O jato de água que sai do orifício, alcança o piso a 60 cm do plano vertical que contém a placa de orifício. Sendo , a área da seção transversal do reservatório, num plano horizontal, igual a 0,3 m2 e sabendo-se que quando o orifício é fechado com uma rolha o seu nível, anteriormente estável, sobe 10 cm em 30 segundos, pede-se determinar os coeficientes de velocidade, de descarga (ou vazão) e o de contração.

  25. Para a engenharia o desenho é uma das maneiras de comunicação Portanto vamos praticá-la através do enunciado dado para a questão

  26. Área da seção transversal = 0,3 m² (0) Orifício com diâmetro igual a 23 mm 45 cm Ac = área contraída (1) 25 cm 60 cm

  27. Respostas

  28. Podemos resolver o problema proposto:

  29. E a perda no bocal:

More Related