manifesta es religiosas e alguns de seus s mbolos
Download
Skip this Video
Download Presentation
MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ALGUNS DE SEUS SÍMBOLOS

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 8

MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ALGUNS DE SEUS SÍMBOLOS - PowerPoint PPT Presentation


  • 83 Views
  • Uploaded on

MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ALGUNS DE SEUS SÍMBOLOS. Sugerindo atividades para a sala de aula. MÁSCARAS.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ALGUNS DE SEUS SÍMBOLOS' - anne


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
manifesta es religiosas e alguns de seus s mbolos

MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ALGUNS DE SEUS SÍMBOLOS

Sugerindo atividades para a sala de aula

m scaras
MÁSCARAS
  • Bastante utilizadas em rituais evocam características e energias daqueles seres que elas representam. Para certos povos o espírito do elemento representado ali se encarna estabelecendo, naquele momento, uma sagrada relação de participação mística.

Que tal trabalhar com a confecção de máscaras e pesquisar o uso destas nos diferentes rituais religiosos?

vestu rio
VESTUÁRIO
  • A folha da figueira pode ser considerada como perda de inocência, modéstia, vergonha. No mito cristão Adão e Eva passam a utilizá-la quando percebem sua nudez.
  • Os tecidos sempre possuíram uma representação simbólica, a seda representa o luxo, a renda o privilégio, o algodão a simplicidade, a pele símbolo de luxo, ou ainda da preservação da força animal, etc.
  • O véu, símbolo de distanciamento do mundo exterior, modéstia e virtude. “No oriente é dever da mulher sair em público velada, para não suscitar o desejo em homens estranhos, costume que conduziu a uma discriminação das mulheres em vida pública.“ (BIEDERMANN,1993, p. 388)
  • O manto, como vestimenta que envolve o corpo, faz com que a figura humana pareça majestosa, pode também significar o envolver de modo protetor.

Que tal desenhar e recortar vestimentas religiosas de diferentes tradições e depois vestir um bonequinho usado como base para receber as vestes?

p ssaros
PÁSSAROS
  • Muitas vezes significados em mensageiros dos deuses e de todas as manifestações do poder do espírito. Pássaros com asas podem significar os estados superiores da evolução do ser. No caso da águia seria a própria representação do xamã. Na maioria das vezes representam aspectos positivos, como a inspiração dos homens para descobrir o futuro, como a elevação da alma através do pensamento.

A(o) professora (a) pode pedir que os alunos pesquisem quais as tradições que acreditam na existência dos anjos e então sugerir que as equipes construam um móbile com os diferentes anjos e seus nomes.

pluma
PLUMA
  • Caracterizada por sua leveza, no antigo Egito era considerada como símbolo de Maat, deusa da justiça e da ordenação do mundo. Maat traz na cabeça uma única pluma de avestruz, e esta é usada no julgamento dos mortos para contrabalançar o peso do coração do defunto. Ele só é salvo se a culpa não tornar seu coração mais pesado que a pluma da deusa Maat, colocada no outro prato da balança.
  • Nos cocares dos índios as plumas possuem valor simbólico, muitas vezes identificando os diversos grupos dentro da aldeia, mulheres, homens, crianças, cacique, pajé...

É possível aqui trabalhar coletivamente com a confecção de cocares feitos com plumas artificiais.

abelha
ABELHA
  • Ser alado cujo nome em hebreu (deborah) deriva da mesma raiz que a palavra Verbo (dhr) foi por vezes considerada uma gota de luz caída do Sol na aurora. Símbolo da laborosidade e também do amor . Também considerada no ocidente como símbolo da alma. Santo Ambrósio comparava a abelha à igreja, e os devotos às abelhas que coletavam de todas as flores apenas o melhor.

Os alunos podem construir um álbum contendo o desenho de animais citados em diferentes textos sagrados. Para cada animal desenhado escrever o nome da tradição que o cita em seu texto sagrado.

centro
CENTRO
  • Os símbolos que representam o centro são muito importantes em sua relação com o sagrado. “A representação geométrica do centro é o ponto no meio do círculo que ele produziu. A sua representação geográfica nas diferentes tradições atribui-lhes locais evocativos: Terra santa, Terra da imortalidade, Terra pura, Terra dos bem-aventurados, Terra dos vivos, santo Palácio Interior, lugar dos Eleitos...É o invariável Meio dos chineses, o cubo central da roda cósmica, o Templo do Espírito Santo.” (BENOIST, 1975, p.51)

Construção de mandalas: após pesquisa sobre este tema, cada aluno poderá elaborar sua própria mandala.

slide8
FOGO
  • Segundo Biderman (1993) o fogo é um elemento que parece ter vida, consome e ilumina, aquece e também causa dor e morte. Muitas vezes é tido como sagrado, simbolizando o Espírito Santo, que em forma de línguas de fogo inspirou os apóstolos durante a primeira festa de Pentecostes. O ato de ascender o fogo no início do ano novo era um ato sagrado no antigo México. Em seu aspecto negativo temos a simbolização do inferno, da destruição.

Sugerimos pesquisa sobre o uso do fogo nos diferentes rituais religiosos.

ad