1 / 92

Atividade PHet sobre Energia no MHS (Pêndulos) utilizando o OA “ Pendulum Lab (HTML5)”

Atividades PhET sobre Mecânica - Energia Mecânica - Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado ( MRUV) - Queda livre - Lançamento de Projéteis. Atividade PHet sobre Energia no MHS (Pêndulos) utilizando o OA “ Pendulum Lab (HTML5)”.

andrep
Download Presentation

Atividade PHet sobre Energia no MHS (Pêndulos) utilizando o OA “ Pendulum Lab (HTML5)”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Atividades PhET sobre Mecânica- Energia Mecânica- Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)- Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)- Queda livre- Lançamento de Projéteis

  2. Atividade PHetsobre Energia no MHS (Pêndulos)utilizando o OA “PendulumLab (HTML5)” Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/pendulum-lab/latest/pendulum-lab_en.html

  3. Princípio da Conservação de Energia Aconservação é a característica mais relevante da energia. [...] existe uma certa quantidade, que chamamos de energia, que não muda nas várias transformações pelas quais passa a natureza. “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma“

  4. A energia de um sistema permanece constante Sem atrito (vácuo): Mecânica Pêndulo Com atrito: MecânicaTérmica

  5. Energia Potencial Energia Potencialpode ser armazenada em um sistema físico e ser transformada em energia cinética (movimento) e vice-versa. Energia Potencial pode ser dividida em: Energia Potencial Gravitacional () Energia Potencial Elástica ()

  6. Energia Cinética Energia Cinética ou energia de movimento. Depende da massa e da velocidade de um corpo. Energia Cinética ()

  7. Energia Mecânica = Ec + Eel + Epg • Energia cinética ↔ • Energia Potencial Elástica↔ • Energia Potencial Gravitacional↔

  8. Questão 1 A imagem abaixo mostra um pêndulo que oscila no OA “PendulumLab (HTML5)”. Por que a energia cinética é zero e a energia potencial gravitacional é máxima? Explique.

  9. Questão 2 A imagem abaixo mostra um pêndulo que oscila no OA “PendulumLab (HTML5)”. Por que a energia cinética é máxima e a energia potencial gravitacional é zero? Explique.

  10. Questão 3 O gráfico abaixo mostra a energia cinética (gráfico verde) e potencial (gráfico azul) de um pêndulo que está oscilando. Qual das imagens (A, B, C ou D) representa melhor os valores do gráfico?

  11. Questão 4 A imagem abaixo mostra um pêndulo que oscila no OA “PendulumLab (HTML5)”. O que acontecerá com a energia térmica (gráfico laranja) quando o pêndulo parar? Explique.

  12. Questão 5 O gráfico abaixo mostra a energia cinética (gráfico verde) e potencial (gráfico azul) de qual dos pêndulos (1 ou 2) que estão oscilando? Explique.

  13. Atividade PHetsobre Energia Mecânicautilizando a simulação “Energy Skate Park: Basics” Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/energy-skate-park-basics/latest/energy-skate-park-basics_en.html

  14. Questão 1 Vá em “Friction” (indicado na seta vermelha), altere o valor de “Friction” (indicado na seta verde) para “none” (zerando-a) e coloque o skatista para se movimentar na pista e observe que ele não irá parar. Aos poucos, aumente o valor de “Friction” (indicado na seta verde) e observe que o seu movimento vai parando. Por que isso aconteceu?

  15. Questão 2 Como estará o gráfico de energia mecânica quando o skatista atingir a altura máxima do movimento na pista? Despreze o atrito na pista.

  16. Questão 3 Como estará o gráfico de energia mecânica quando o skatista atingir a altura mínima do movimento na pista? Despreze o atrito na pista.

  17. Questão 4 Se alterarmos a massa do skatista (indicado na seta vermelha), o que acontecerá com o valor da energia potencial gravitacional? Explique.

  18. Questão 5 Após começar o movimento, até qual ponto (A, B ou C) o skatista irá chegar até começar a voltar à posição inicial? Explique.

  19. Atividade PHetsobre a Lei de Hookeutilizando o OA “Hooke’s Law” Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/hookes-law/latest/hookes-law_en.html

  20. Força Elástica e Lei de Hooke • k = const. da mola.Unidade: N/mx = deformação da mola.Unidade: metro

  21. Associação de molas(Paralelo e Série)

  22. Questão 1 Se aplicarmos a mesma força nas molas (A e B), qual delas terá a maior deformação?Explique.

  23. Questão 2 Considere uma força de 100N aplicada em uma mola de constante elástica desconhecida. Se a mola deformou 0,2m, qual o valor da constante k da mola? Após os cálculos confira a resposta no OA “Hooke’s Law”.

  24. Questão 3 Uma força de 82N empurra uma mola contra a parede, fazendo com que ela se deforma 0,205m. Qual o valor da constante k da mola? Após os cálculos confira a resposta no OA “Hooke’s Law”.

  25. Questão 4 Na imagem abaixo, temos duas molas de constante elástica k = 600N. Se elas estão postas em paralelo, qual seria a constante resultante do sistema?

  26. Questão 5 Duas molas de constante elástica k = 200N são postas em paralelo, qual o valor da deformação das molas, se há uma força de 100N as puxando?

  27. Questão 6 Duas molas de constante elástica k1 = 600N e k2 = 200N são acopladas em série, qual o valor da constante resultante do sistema formado pelas duas molas?

  28. Questão 7 Duas molas de constante elástica k1 = 200N e k2 = 600N são acopladas em série, qual o valor da deformação do sistema formado por essas duas molas, se há uma força de 100N as puxando?

  29. Atividade Phet sobre Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) utilizando o OA “Force and Motion: Basics” Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/forces-and-motion-basics/latest/forces-and-motion-basics_en.html

  30. Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Um móvel se encontra em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) quando, no decorrer do tempo, não é alterada a sua velocidade nem a sua direção de movimento. Assim, temos que: d = v · Δt d = deslocamento v = velocidade do móvel Δt = variação de tempo

  31. Gráficos do M.U.

  32. Gráficos do M.U.

  33. Gráficos do M.U.

  34. Questão 1 Nas imagens (A e B) abaixo temos um bloco que se movimenta, sem atrito, a 32m/s. Em A o bloco se encontrava em uma determinada posição no tempo t = 5s. Já em B o bloco se encontra mais à frente em um tempo t = 10s. A partir das informações deste movimento, desenhe o gráfico: • Velocidade x Tempo. • Espaço x Tempo.

  35. Questão 2 Nas imagens (A e B) abaixo temos um bloco que se movimenta, sem atrito, a 15m/s. Em A o bloco se encontrava em uma determinada posição no tempo t = 3s. Já em B o bloco se encontra mais à frente em um tempo t = 48s. A partir das informações deste movimento, desenhe o gráfico: • Velocidade x Tempo. • Espaço x Tempo.

  36. Questão 3 A imagem abaixo mostra um “robô” empurrando um bloco em cima de um piso áspero. É possível observar que a força aplicada pelo “robô” e a força de atrito entre o piso e o bloco são, em módulo, iguais. Podemos dizer que o bloco está em Movimento Uniforme? Explique.

  37. Questão 4 Utilizando um relógio, observe o tempo que o disco percorre os 2m e desenhe os gráficos sugeridos do movimento deste disco.

  38. Questão 5 Na imagem abaixo temos um balde com água que se movimenta, sem atrito, a 13m/s. Se o balde mantiver a velocidade constante, qual será a distância percorrida por ele após 15 segundos de movimento? Demonstre com cálculos.

  39. Atividade Phet sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.) utilizando o OA “Force and Motion: Basics” Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/forces-and-motion-basics/latest/forces-and-motion-basics_en.html

  40. Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) Um móvel se encontra em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRU) quando, no decorrer do tempo, é alterada a sua velocidade a partir de uma aceleração constante, mas não é alterada a sua direção de movimento. A aceleração é dada por: a = aceleração Δv = variação de velocidade do móvel Δt = variação de tempo

  41. Em A, o carro mantém velocidade constante (Movimento Uniforme - M.U.) Em B, o carro aumenta sua velocidade com uma aceleração constante (Movimento Uniformemente Variado - M.U.V.) Em C, o carro diminui sua velocidade com uma desaceleração constante (Movimento Uniformemente Variado - M.U.V.)

  42. Gráficos do M.U.V.Aceleração x Tempo Podemos descobrir qual a variação de velocidade a partir da área de um gráfico Aceleração x Tempo.

  43. Gráficos do M.U.V.Velocidade x Tempo É possível calcular o deslocamento de um móvel a partir da área de uma gráfico Velocidade x Tempo.

  44. Equação de Torricelli: .

  45. Questão 1 Nas imagens (A e B) abaixo temos um bloco que se movimenta sem atrito com o solo. A partir dos valores de velocidade e de aceleração, é possível calcular quanto tempo se passou entre os momentos registrados nas duas imagens? Explique e, se possível, calcule.

  46. Questão 2 Nas imagens (A e B) abaixo temos um bloco que se movimenta sem atrito com o solo. A partir dos valores de velocidade e de aceleração, é possível calcular quanto tempo se passou entre os momentos registrados nas duas imagens? Explique e, se possível, calcule.

  47. Questão 3 A imagem abaixo mostra um “robô” empurrando um bloco em cima de um piso áspero. É possível observar que a força aplicada pelo “robô” é maior que a força de atrito entre o piso e o bloco. Podemos dizer que o bloco está em Movimento Uniformemente Variado? Explique.

  48. Questão 4 Na imagem abaixo temos um balde com água que se movimenta, sem atrito, a 21m/s e com aceleração igual a 5m/s². Se o balde se manter em MRUV por mais 2,2 segundos, qual será a sua velocidade final? Explique.

  49. Questão 5 Na imagem abaixo temos um balde com água que se movimenta, sem atrito, a 28m/s (para a direita) e com aceleração igual a -3,5m/s². Se o balde se manter em MRUV, em quanto tempo ele irá parar? Explique.

More Related