1 / 16

A ÁGUA NOS SERES VIVOS

A ÁGUA NOS SERES VIVOS. SOLVENTE E SOLUTO. Em uma solução, sempre há dois componentes: o solvente, normalmente em maior quantidade, e o soluto, que vai dissolver no solvente. Nem tudo se dissolve na água.

Download Presentation

A ÁGUA NOS SERES VIVOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A ÁGUA NOS SERES VIVOS

  2. SOLVENTE E SOLUTO Em uma solução, sempre há dois componentes: o solvente,normalmente em maior quantidade, e o soluto, que vai dissolver no solvente.

  3. Nem tudo se dissolve na água Uma mistura de água e óleo não pode ser chamada de solução, pois, por mais que mexamos com uma colher, o óleo não se dissolve na água.

  4. Devido a essa propriedade a água é usada na produção de refrescos, refrigerantes, remédios e diversos produtos químicos do nosso dia-a-dia. A maioria das transformações químicas que ocorrem no organismo vivo ( ou mesmo em laboratórios) só acontece quando as substâncias estão dissolvidas em água.

  5. COMO A ÁGUA É ENCONTRADA NA NATUREZA ÁGUA POTÁVEL A água potável tem um aspecto cristalino, é incolor e sem cheiro, e nela estão dissolvidos sais minerais em pequeníssimas proporções e ar( contendo gases). É usada para: beber, cozinhar os alimentos, usar na higiene corporal e na lavagem de roupas, utensílios domésticos e industriais e na irrigação do solo.

  6. ÁGUAS MINERAIS Águas minerais são aquelas de aspecto cristalino, incolores, isentas de impurezas e contendo uma quantidade bem maior de sais minerais do que a encontrada na água potável. Conforme o sal predominante nessas águas, elas são classificadas em: • Ferruginosas: ( sais de ferro). Seu emprego médico é no combate à anemia. • Sulfurosas: ( sais de enxofre). São utilizadas para o tratamento de doenças da pele e das vias respiratórias. • Aciduladas: ( além dos sais minerais, contém gás carbônico). Facilitam a digestão. • Alcalinas: ( bicarbonato de sódio). São utilizadas para combater o excesso de acidez do estômago. • Magnesianas: ( sais de magnésio). Utilizada para normalização das funções do estômago e do intestino. Todas essas águas são encontradas nas fontes hidrominerais.

  7. COMO SE FORMAM AS FONTES HIDROMINERAIS

  8. ÁGUAS TERMAIS As águas termais são as águas minerais cuja temperatura é superior à das águas do ambiente. Isso porque os lençóis subterrâneos dessas águas ficam próximos a rochas aquecidas. Essas águas são também utilizadas no tratamento médico para utilizar na cura de doenças de pele, dos nervos e dos ossos.

  9. ÁGUA DESTILADA A água destilada é a água na forma pura, sem nada dissolvido nela. É constituída única e exclusivamente de hidrogênio(H) combinado ao oxigênio(O). A água destilada é um líquido cristalino, incolor, insípido(sem gosto) e inodoro(sem cheiro). A água destilada é usada nas baterias dos veículos automotores e empregada em laboratório para fabricação de medicamentos.

  10. ESQUEMA DO PROCESSO DE CAPTAÇÃO,TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NUMA CIDADE

  11. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

  12. Mesmo quem recebe água encanada, que vem de uma estação de tratamento, deve filtrá-la antes de beber porque pode haver contaminação nas caixas-d’água ou infiltrações nos canos.

  13. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

  14. ONDE NÃO HÁ ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

  15. A fossa séptica é um tanque subterrâneo de concreto com mais de mil litros de volume. A parte sólida e orgânica do esgoto que chega à fossa vai se decompondo e formando líquido com os resíduos da decomposição.

More Related