O livro de judas
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 23

O Livro de Judas PowerPoint PPT Presentation


  • 119 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

O Livro de Judas . TEXTO BASE: Judas vv. 1,2 “...aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados”. O Livro de Judas . A tradição cristã, baseando-se em Mateus 13.55 , afirma que Judas era um dos meio-irmãos de Jesus. .

Download Presentation

O Livro de Judas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


O livro de judas

O Livro de Judas

TEXTO BASE: Judas vv. 1,2

“...aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados”.


O livro de judas1

O Livro de Judas

A tradição cristã, baseando-se em Mateus 13.55, afirma que Judas era um dos meio-irmãos de Jesus.


O livro de judas2

O Livro de Judas

“...Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs?...” Mateus 13.55,56.


O livro de judas3

O Livro de Judas

Ele mesmo se apresenta como irmão de Tiago: “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” – v. 1.


O livro de judas4

O Livro de Judas

Somente após a Ressurreição do Senhor Jesus, Judas torna-se uma testemunha radicam em favor do Reino de Deus.


O livro de judas5

O Livro de Judas

Judas, então, começa exortando o os irmãos a batalharem, diligentemente, pela Fé que uma vez por todas fora entregue aos Santos – v. 3.


O livro de judas6

O Livro de Judas

Judas mostra que os falsos mestres agiam como se fossem “irmãos na fé”, pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, demonstrando o cuidado que a igreja deve ter, também, nos dias atuais.


O livro de judas7

O Livro de Judas

Judas, então, mostra que os “dissimuladores”, da igreja, homens ímpios, transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor Jesus Cristo – v. 4.


O livro de judas8

O Livro de Judas

Judas, adverte, então, que os dissimuladores (enganadores, mentirosos) foram antecipadamente pronunciados para esta condenação – v. 4.


O livro de judas9

O Livro de Judas

Cumprir-se-á o que se encontra em Apocalipse 20.15 e Apocalipse 21.8, ou seja, os dissimuladores (enganadores, mentirosos) serão lançados no lago de fogo e enxofre.


O livro de judas10

O Livro de Judas

Judas, então, trêsfiguras ilustrativas, da Bíblia, para despertar o sentimento de fidelidade, para com Deus, a saber:


O livro de judas11

O Livro de Judas

A primeira ilustração bíblica: o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram – v. 5. ou seja, os judeus no deserto foram destruídos devido à sua incredulidade.


O livro de judas12

O Livro de Judas

A segunda ilustração bíblica: os anjos decaídos, que não guardaram o seu estado original, abandonaram o seu próprio domicílio estão sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia – v. 6. ou seja, os anjos decaídos foram aprisionados devido à sua desobediência.


O livro de judas13

O Livro de Judas

A terceira ilustração bíblica: como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição – v. 7. ou seja, Sodoma e Gomorra fora queimadas por causa de sua imoralidade e rebeldia.


O livro de judas14

O Livro de Judas

Judas continua advertindo-nos, quanto ao perigo do caminho de Caim (da revolta), da ganância de Balaão e da revolta de Corá– v. 11. Dentre várias comparações (metáforas) ele conclui com as “estrelas errantes”, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas para sempre – v. 13.


O livro de judas15

O Livro de Judas

Devemos buscar nossa orientação na resplandecente “estrela da manhã”, a raiz e a geração de Davi, o Senhor Jesus – Apocalipse 22.16.


O livro de judas16

O Livro de Judas

Judas traz, também, uma importantíssima lição para nós: nossa suficiência vem de nossa dependência (total) do Senhor, a exemplo do arcanjo Miguel quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo do Moisés, não se atreveu a proferir juízo difamatório contra o diabo: ele disse - o Senhor te repreenda – v. 9.


O livro de judas17

O Livro de Judas

Judas, traz a nossa lembrança, as palavras apostólicas quanto ao cuidado com os escarnecedores dos últimos dias, da igreja. Atos 20.29,30 – 1 Timóteo 4.1 – 2 Timóteo 3.1 – 2 Pedro 3.3 – 1 João 2.18-30.


O livro de judas18

O Livro de Judas

O Apóstolo Paulo, dentre outros, chamava à atenção, dos irmãos primitivos, quanto à possibilidade da entrada de “lobos” no meio do rebanho, lembrando do cuidado que ele exerceu, durante três anos, de dia e de noite, admoestando, com lágrimas, a cada um dos irmãos – Atos 20.29-31.


O livro de judas19

O Livro de Judas

Judas traz um primeiro chamamento – edificando-vos na vossa Fé santíssima – v. 20. Ou seja, por meio de nossa Fé santíssima utilizaremos as armas de nossa milícia que são poderosas, em Deus, para demolir fortalezas, derrubar raciocínios contra o conhecimento de Deus e levar cativo todo pensamento à obediência a Cristo, II Coríntios 10.3-5.


O livro de judas20

O Livro de Judas

Judas traz um segundo chamamento – guardai-vos no amor de Deus – v. 21. Ou seja, estaremos dentro da esfera do amor de Deus quando guardarmos os seus mandamentos, “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço” – João 15.10,11.


O livro de judas21

O Livro de Judas

Judas traz um terceiro chamamento – compadecei-vos de alguns que estão na dúvida – v. 22. Ou seja, devemos, por meio de nossa veia evangelística, buscar salvá-los, em Cristo, arrebatando-os do fogo. A Compaixão foi a atitude primordial no ministério, terreno, de Cristo. Nós, como seus seguidores, devemos fazer o mesmo: ter compaixão pelas almas perdidas.


O livro de judas22

O Livro de Judas

MEDITAÇÃOFINAL – Judas traz, ao final, a DOXOLOGIA (forma litúrgica de louvor ao nosso Deus) ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, a Ele, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todososséculos, Amém.


  • Login