1 / 30

O Livro de xodo

A Arca da alian

MikeCarlo
Download Presentation

O Livro de xodo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. O Livro de Êxodo Aula 19 A Arca da aliança

    3. A Arca da aliança

    4. A Arca da aliança A Arca é o primeiro item do Tabernáculo mencionado em Êxodo. A Arca da aliança era também chamada de Arca do testemunho como vemos em 25:22. O testemunho refere-se à lei. A lei é o testemunho de Deus..

    5. A Arca da aliança A lei foi dada justamente para que pudéssemos saber que tipo de Deus é o nosso Deus. Assim Deus considera a lei como o seu testemunho. Como testemunho de Deus a lei é um tipo de Cristo. O Senhor Jesus é a exata expressão de Deus. Ele é a sua definição e a exata expressão. A lei nos foi dada para revelar a Deus. Ela não foi dada prioritariamente para ser praticada. Esse testemunho de Deus foi colocado dentro da Arca.

    6. A Arca da aliança 1. Um tipo de Cristo A Arca, o altar de incenso, a mesa dos pães da proposição e o candelabro, são todos tipos de Cristo. Cada um deles mostra um aspecto diferente do Senhor. A Arca tipifica Cristo como a expressão de Deus e o seu testemunho vivo. Tudo o que Deus é está expresso e manifestado em Cristo. Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Cl. 2:9

    7. A Arca da aliança Deus está em Cristo. Fora de Cristo não podemos ter contato algum com Deus. Mas não apenas Deus está em Cristo, ele é o próprio Deus. ...Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém! Rm. 9:5

    8. A Arca da aliança 2. O centro do Tabernáculo No conceito bíblico, o centro de algo é a sua parte mais interior. A Arca ficava no Santo dos Santo, a parte mais interior e importante do Tabernáculo. Assim o âmago, o centro da habitação de Deus é a Arca. A Igreja hoje é a habitação de Deus, o seu tabernáculo. A Arca deve ser o centro da Igreja.

    9. A Arca da aliança Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória. I Tm 3:15-16 Só podemos dizer que um grupo é Igreja se ele possui a Cristo como o centro e conteúdo. Não de palavras, mas com realidade. A Igreja é o corpo de Cristo e o próprio Cristo é o seu conteúdo.

    10. A Arca da aliança O homem é corpo alma e espírito. Esta divisão tríplice é um quadro do tabernáculo. O átrio aponta para o corpo, o lugar santo para alma e o santo dos santos aponta para o nosso espírito. A arca está no nosso espírito, a parte mais profunda do nosso ser e também o centro. A comunhão com Deus é em nosso espírito, pois é no nosso espírito que Cristo habita.

    11. A Arca da aliança 3. A composição da Arca A Arca era feita com dois materiais: a madeira de acácia e o ouro puro.

    12. A Arca da aliança a. As dimensões da arca. As dimensões da arca são totalmente meias-medidas. A medida do altar de bronze era cinco por cinco por três côvados (Ex 27:1). A arca, todavia, tem dois côvados e meio, por um e meio (Ex 25:20). Suas dimensões são a metade das do altar. Qual é o significado disso? Um testemunho requer duas testemunhas.

    13. A Arca da aliança b. A madeira de Acácia Também farão uma arca de madeira de acácia... Ex. 25:10 A Arca era feita de madeira de acácia. A madeira simboliza a humanidade de Cristo. A madeira de acácia era uma madeira forte e resistente denotando a força do caráter de Cristo.

    14. A Arca da aliança c. O ouro puro De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora... Ex. 25:11 O ouro aponta para a divindade de Cristo. Ele é aquele que eternamente é o mesmo, o eterno e o imutável. Cristo possui duas naturezas: a humana e a divina. Porque ele é tanto homem como Deus ele pode ser chamado de homem-Deus.

    15. A Arca da aliança d. Com uma bordadura de ouro Quando Cristo estava na terra os homens não viram nele aparência nem formosura alguma. Esta é a madeira de acácia, dura e sem beleza. Todavia todos viram que nele havia uma gloriosa expressão de Deus. Essa era a bordadura de ouro. Essa bordadura é traduzida como coroa ou grinalda em outras versões. A coroa da glória de Deus estava em Cristo.

    16. A Arca da aliança Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. Hb. 1:3

    17. A Arca da aliança e. Com quatro argolas de ouro A arca foi construida de tal forma que fosse capaz de ser movida. A arca é o mover de Deus. A arca é Deus se movendo. O Livro de Atos é o relato do mover da Arca de Jerusalém para Samaria até os confins da terra (At. 1:8). O livro de Atos fala do mover de Cristo (a Arca) através da Igreja (o tabernáculo).

    18. A Arca da aliança Para que a arca pudesse ser movida ela precisava ter as quatro argolas e os dois varais. A argola simboliza a eternidade, pois não tem começo e nem fim. Assim essas argolas apontam para o Espírito Santo. O Espírito Santo é o ponto de contato com a arca. Sem as argolas não se pode carregar a Arca. É pelo Espírito que levamos a arca e seguimos o seu mover. Sem o poder do Espírito Santo não podemos levar a Arca.

    19. A Arca da aliança Eram quatro argolas porque o número quatro simboliza a criação (veja por exemplo os quatro elementos: terra, ar, água e fogo, os quatro ventos (Ap. 7:1), as quatro estações, as quatro direções, os quatro impérios mundiais do livro de Daniel, etc) . As quatro argola, portanto, apontam para os quatro cantos da terra para alcançar todos os homens. A arca deve mover-se através da Igreja (que é o tabernáculo) para alcançar as nações.

    20. A Arca da aliança f. Com dois varais Os varais como a própria Arca eram feitos de madeira de acácia recoberta de ouro. Nós vimos que a madeira significa humanidade. Assim para podermos levar a arca precisamos ser da mesma constituição que ela: madeira recoberta de ouro. Para participarmos do mover de Deus precisamos ser homens, simples e frágeis, mas revestidos com o ouro. O ouro aponta para a natureza de Deus em nós.

    21. A Arca da aliança Os varais tinham que ser dois, pois o testemunho perfeito é feito com duas ou mais testemunhas. Esses varais eram colocados nos ombros daqueles que deveriam carregá-la. Isso indica que o mover de Deus precisa e nossa cooperação e trabalho.

    22. A Arca da aliança g. Com a lei dentro Uma vez que a lei, que é chamada de testemunho (25:16), foi colocada dentro da arca, esta passou a ser chamada de Arca do Testemunho (25:22). A lei era o retrato do caráter de Deus. Por isso ela era o seu testemunho. Hoje Cristo é o testemunho de Deus e sua exata expressão e nós somos aqueles que o carregam.

    23. A Arca da aliança 4. O propiciatório O propiciatório era a tampa da Arca. A palavra propiciatório é traduzida como “hilasterion” na septuaginta. Esta palavra grega significa apaziguar, reconciliar duas pessoas satisfazendo as exigências de uma sobre a outra. Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Hb. 2:17

    24. A Arca da aliança O Senhor Jesus fez a propiciação pelos nossos pecados para nos reconciliar com Deus, satisfazendo a sua justa exigência sobre nós. Cristo é aquele que nos reconcilia com Deus, e ele mesmo é o sacrifício propiciatório. Além disso ele é o próprio local, o propiciatório. É no propiciatório que Deus tem comunhão com o homem. Temos comunhão com Deus apenas estando em Cristo. A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos. Rm. 3:25

    25. A Arca da aliança a. Feito de ouro O ouro significa a glória e a natureza de Deus. b. Com dois querubins Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Ex. 25:18 Os querubins também tipificam a glória e a santidade de Deus. Podemos ver na Bíblia que eles estão relacionados com a glória de Deus.

    26. A Arca da aliança Então, saiu a glória do SENHOR da entrada da casa e parou sobre os querubins. Ez. 10:18 E sobre ela, os querubins de glória, que, com a sua sombra, cobriam o propiciatório. Dessas coisas, todavia, não falaremos, agora, pormenorizadamente. Hb. 9:5

    27. A Arca da aliança Mas também eles estão relacionados com a santidade e a justiça de Deus. Depois que o homem pecou Deus colocou querubins com espadas de fogo para impedir que o homem se chegasse à árvore da vida. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida. Gn. 3:24

    28. A Arca da aliança c. O local onde Deus encontrava-se com o seu povo Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. Ex. 25:22 Somente podemos nos encontrar com Deus estando em Cristo. Há uma relação entre os querubins e o sangue de Jesus.

    29. A Arca da aliança O pecado nos separou da glória de Deus. Querubins foram colocados para impedir que o homem comesse da árvore da vida. Mas no livro de Apocalipse lemos que o caminho para a árvore da vida foi aberto. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. Ap. 2:7 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Ap. 22:14

    30. A Arca da aliança Quem abriu? E quando foi aberto? Hebreus nos dá a resposta. Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne. Hb. 10:19-20 O caminho para a árvore da vida foi aberto pelo sangue de Jesus. Esta árvore da vida está no santos dos santos em nosso espírito.

    31. A Arca da aliança d. O local onde Deus falava com o seu povo O local onde Deus fala conosco é por meio da reconciliação realizada por Cristo na Cruz. No dia da expiação o sacerdote entrava ali para aspergir o sangue sobre o propiciatório. Tomará do sangue do novilho e, com o dedo, o aspergirá sobre a frente do propiciatório; e, diante do propiciatório, aspergirá sete vezes do sangue, com o dedo. Depois, imolará o bode da oferta pelo pecado, que será para o povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho; aspergi-lo-á no propiciatório e também diante dele. Lv. 16:14-15

    32. A Arca da aliança No dia da expiação os sacrifícios eram oferecidos em cima do altar no átrio. O sangue dos animais fazia apenas a expiação (que significa cobrir), mas o sangue de Jesus faz a redenção (que é o pagamento completo da dívida).

    33. A Arca da aliança Depois que os animais eram mortos no altar o sangue era levado para dentro do Santo dos santos e aspergido sete vezes em cima do propiciatório. O número sete significa completeza. Agora, por causa do sangue, a Sua justiça representada pelos querubins estava satisfeita. Se fôssemos ter com Deus sem o sangue, Deus então veria os mandamentos na Arca e seríamos condenados pois todos quebramos a lei de Deus. Mas com o sangue cobrindo, Deus fica satisfeito na sua justiça.

More Related