1 / 31

Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos

feliz Sábado!. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos. diante do Senhor que nos criou. Sl 95,6. 24 de janeiro de 1932. 2014 - 82 ANOS A DEUS! DEMOS GLÓRIAS. BEM VINDOS À ESCOLA BÍBLICA. Missão da Escola Bíblica. Transformar as pessoas em discípulas de Cristo,

aaralyn
Download Presentation

Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. feliz Sábado! Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Sl 95,6

  2. 24 de janeiro de 1932 2014 - 82 ANOS A DEUS! DEMOS GLÓRIAS

  3. BEM VINDOS À ESCOLA BÍBLICA

  4. Missão da Escola Bíblica Transformar as pessoas em discípulas de Cristo, através do ensino e da prática da palavra de Deus

  5. OBJETIVO Mostrar ao estudante, com base em Juízes 7-8, a dificuldade de Israel em lidar com a vitória e alertá-lo quanto ao perigo de esquecer-se de Deus.

  6. Logo depois que Gideão morreu, os israelitas voltaram a prostituir-se com os baalins, cultuando-os. Ergueram Baal-Berite como seu deus, e não se lembraram do Senhor, do seu Deus, que os tinha livrado das mãos dos seus inimigos em redor. (Jz 8:33-34 – NVI)

  7. Introdução A última lição, que teve como base Jz 6, tratou do chamado de Gideão, o guerreiro relutante. Ele foi convocado para comandar a empreitada divina de expulsão dos inimigos que estavam oprimindo povo de Deus. Nesta lição, vamos continuar essa história, com base em Jz 7-8. Veremos como Deus entregou o inimigo nas mãos de Israel, através de 300 homens. Deus fez que eles fossem para a guerra como esse número reduzido para que, ao vencerem,não se vangloriassem. CONTINUA

  8. Introdução Mesmo após tamanha vitória, Israel se esqueceu de Deus. Isso nos faz lembrar o cuidado que devemos ter após as vitórias: “Permaneçamos tão vigilantes depois da vitória quanto antes da batalha”. É essa verdade que esta lição pretende enfatizar, pois o povo de Deus vacilou na vigilância e acabou adorando a vitória ao invés do Deus que lhes entregara nas mãos o inimigo. Pois bem, vamos continuar, então, nossa jornada através do livro de Juizes.

  9. DIRETO AO PONTO imaginassem que era por causa de sua força. Contudo, o capítulo 8 mostra Gideão construindo uma estola para perpetuar sua vitória. Esta começou a ser idolatrada. Os capítulos 7 e 8 falam das batalhas e das vitórias de Gideão e os trezentos homens que os acompanharam. Deus fez com que eles fossem para guerra neste número reduzido para que, ao vencerem, não

  10. I - EXPLORANDO O LIVRO DE JUÍZES

  11. I - EXPLORANDO O LIVRO DE JUÍZES Gideão foi chamado pelo Senhor para estar à frente de uma missão grandiosa: libertar os israelitas que estavam cerca de sete anos sendo explorados pelos midianitas (Jz 6:1). Havia, aproximadamente, 32 mil homens que estavam preparando-se para ir a essa guerra com Gideão. Mas Deus desejava fazer uma seleção entre esses homens, para livrar o povo do orgulho (Jz 7:2). Vejamos, então, como tudo aconteceu e como a nação obteve a vitória.

  12. I - EXPLORANDO O LIVRO DE JUÍZES 1. Seleção militar. 2. Conquistando a vitória. 3. Juizado vitalício.

  13. 1 Explique à classe por que o Senhor reduziu os homens para a batalha contra os midianitas? Que critérios foram utilizados por Deus para fazer a “triagem militar”? Baseie-se em Jz 7:2-8.

  14. 2 Utilizando os dois primeiros parágrafos do item 2, comente sobre o número do exército inimigo de Israel (Jz 7:9-12) e o sonho que confirmava a conquista de Gideão e seus guerreiros (7:13-16).

  15. 3 Como aconteceu a derrota dos midianitas? Fale sobre a estratégia usada por Gideão. O que aprendemos com a vitória de um exército mais fraco? Leia Jz 7:15-22.

  16. 4 Leia o item 3 e comente com a classe as atitudes de Gideão, após a vitória sobre os midianitas: O que ele disse, quando lhe pediram que fosse rei? Qual foi a atitude do povo, depois de sua morte? Leia Jz 8:22-27.

  17. Como aplicar em sua vida! VEJAA SEGUIR...

  18. II – PARA NÃO REPETIR OS MESMOS ERROS...

  19. Nada de perpetuar • seu nome!. É bom sondarmos o nosso coração para ver se não estamos servindo ao Senhor tendo em vista uma “placa” com o nosso nome mais a frente ou se não estamos sonhando que alguém diga, lá no futuro: “Sem fulano de tal, não teríamos isso aqui”! Pensemos bem se nossas ações, lá na frente, redundarão em glória para nós ou para Deus. Cuidemo-nos para não gastarmos nossas energias com ações cujo único objetivo seja perpetuarmos nosso nome.

  20. 5 Comente com a classe sobre o perigo de tomar algumas atitudes que, futuramente, farão as pessoas se lembrarem mais de nós do que de Deus. Você tem certeza de que não está nesse caminho?

  21. 2. Nada de abandonar a adoração a Deus. Não abandonemos a adoração a Deus, em momento algum de nossa vida. Quando formos abençoados, não nos esqueçamos de Deus. Não deixemos de orar, só porque fomos curados, fomos empregados ou adquirimos a casa própria. Não deixemos o Senhor pelo carro novo, pelo computador novo, pelo relacionamento novo. Nada de trocar Deus pelas coisas terrenas! Afinal, sem ele, nada podemos fazer (Jo 15:5).

  22. 6 Fale sobre o grave problema de lembrar-se do Senhor só nos momentos maus. Você conhece alguém que já trocou o Senhor por coisas terrenas?

  23. DESAFIO DA SEMANA Bíblia

  24. DESAFIO DA SEMANA Gideão se submeteu a todas as ordens de Deus. Começou sua carreira muito bem. Aceitou, inclusive, algo humanamente impensável: a redução de um batalhão para guerrear com um numeroso e poderoso exército. Foi para a guerra confiando no Senhor e voltou vitorioso. Infelizmente, terminou mal, fazendo uma estola sacerdotal, que serviu de tropeço para o povo de Israel. CONTINUA

  25. DESAFIO DA SEMANA Nesta semana, tire um tempo de oração e reflexão. Leia novamente Juízes 7 e 8 e reflita novamente sobre esse relato. Apresente uma oração a Deus. Confesse ao Senhor, se for o caso, sua intenção de tentar promover-se na igreja, na família, no trabalho, na turma de amigos, sem atribuir a glória devida a ele. Coloque-se como dependente do Senhor, e não se esqueça de uma coisa: Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor (2 Co 10:18). Amém!

  26. LIÇÃO 07 Quero ser rei! 15/02/2014 A atualidade do livro de Juízes para a igreja dos nossos dias

  27. 24 de janeiro de 1932 2014 - 82 ANOS A DEUS! DEMOS GLÓRIAS

  28. feliz Sábado! Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Sl 95,6

  29. ACESSE: www.portaliap.com.br Você vai encontrar material de apoio para professores E estudantes da Escola Bíblica. • Slides power point das lições para dinamizar sua aula. • Comentários adicionais com detalhes que podem enriquecer e auxiliar tanto quem ministra quanto quem estuda a lição bíblica. • Sugestão de vídeo para ilustrar a aula e podcastes das lições do trimestre.

More Related