1 / 11

A CAMADA DE OZONO

A CAMADA DE OZONO. A estratosfera situa-se entre os 10 km e os 50 km onde se situa cerca de 90% do ozono. As maiores concentrações de ozono encontram-se a altitudes entre os 15 km e os 35 km.

Samuel
Download Presentation

A CAMADA DE OZONO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A CAMADA DE OZONO A estratosfera situa-se entre os 10 km e os 50 km onde se situa cerca de 90% do ozono. As maiores concentrações de ozono encontram-se a altitudes entre os 15 km e os 35 km. Esta camada desempenha um papel fundamental para a vida na Terra ao absorver mais de 95% da radiação UV proveniente do Sol

  2. Porque é que a camada de ozono é importante ?

  3. FORMAÇÃO DO OZONO O3 Em 1930 o inglês Sydney Chapman propôs um mecanismo para explicar a produção do ozono

  4. Criação e destruição do ozono • Na ausência de CFCs a velocidade de formação do ozono era igual à velocidade com que se dissociava.

  5. Os CFCs e a destruição do ozono

  6. Os CFCs e a destruição do ozono http://www.ucar.edu/learn/images/o3split.gif

  7. A DESTRUIÇÃO DO OZONO Os CFCs são decompostos pelas radiações UV libertando os radicais cloro. Por exemplo: FCl2C-Cl  → FCl2C . + Cl . F2ClC-Cl → F2ClC . + Cl . O cloro atómico, muito reactivo, vai reagir com o ozono, originando monóxido de cloro e oxigénio (a). O monóxido de cloro reagindo com o oxigénio atómico, que abunda na estratosfera origina, de novo, o cloro atómico (b). Cl . + O3  → ClO. + O2 (a) ClO.+ O .  → Cl  .  + O2 (b) Como se deduz através destas duas equações, os átomos de cloro não vão ser consumidos. Funcionam como catalisadores. Há outras substãncias que funcionam como catalisadores da reacção de decomposição do ozono, nomeadamente as que produzam os radicais livres: H . , OH . , NO .  e Br .

  8. Variação da concentração do ozono UD - Unidade Dobson - Mede a concentração de ozono na atmosfera - 1 UD= 0,01 mm de ozono em condições normais de temperatura e pressão

  9. Como está o ozono distribuído no mundo?

  10. O buraco do ozono na Antártida

More Related