1 / 11

CAPS E NAPS

Este trabalho tem o objetivo de mostrar o papel importante e significativo que estas instituições desenvolve na vida das pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio mental. CAPS E NAPS. Conceito .

zizi
Download Presentation

CAPS E NAPS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Este trabalho tem o objetivo de mostrar o papel importante e significativo que estas instituições desenvolve na vida das pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio mental CAPS E NAPS

  2. Conceito CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. São unidades de atendimento intensivo aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico. NAPS – Núcleo de Atenção Psicossocial. Se constitui em referência obrigatória para a implantação de serviços substitutivos ao manicômio em nosso país, é o avanço na superação do modelo centrado nos hospitais psiquiátricos, ambulatórios e urgências psiquiátricas.

  3. Projeto para implantação do CAPS Os Centros e Núcleos de Atenção Psicossocial nasceram na seqüência do questionamento do Hospital Psiquiátrico e sua falência como meio de tratamento revela-se em diversos aspectos, o CAPS e NAPS tentam questionar e reverter tais situações em que se encontra os deficientes mentais. O CAPS e NAPS seguem no caminho inverso dos manicômios pois pretendem criar um dispositivo social de tratamento onde a exclusão é questionada em todos os seus aspectos, fazendo com que a sociedade aceite as diferenças desses indivíduos respeitando-os como seres especiais.

  4. Objetivos específicos • Oferecer atendimento à população de sua área de abrangência. • Realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários. • Proporcionar ao indivíduo trabalho, lazer, exercício dos direitos civis. • Fortalecer os laços familiares e comunitários. • Possibilitar aos usuários uma lenta, difícil, mas efetiva construção da cidadania. • Capacitar os usuários a governar a própria vida para conquistar o seu espaço na sociedade. • Resgatar o amor e a alegria de viver.

  5. Público Alvo O CAPS e os NAPS têm como clientela as pessoas que chamamos de “psicóticos graves”. Podemos considerar dentro desta denominação tanto aquelas pessoas que já têm um grande número de internações psiquiátricas sem melhora efetiva, e que permanecem, quando das altas, sem criar uma vida produtiva para si, quanto outras que, em quadros agudos, mesmo sem nenhuma experiência de internação, correm o risco de entrarem para a camada “carreira de doente mental”, geralmente sem volta.

  6. Metodologia e Tratamento O método e o tratamento é personalizado e singularizado, tanto do ponto de vista de um único indivíduo que ali se encontre, como de um serviço em uma dada região. A oferta de um CAPS é regionalizada e comunitária, preocupada e condizente com o território que contorna o serviço e, conseqüentemente, seus usuários e funcionários. O CAPS é um modelo de atendimento em saúde mental será geral o suficiente para que dentro dessa idéia, sejam passíveis de inclusão os mais diversos serviços, com suas particularidades.

  7. Profissionais Envolvidos O CAPS é formado por uma equipe permanente que inclui psicólogos, assistentes sociais, um enfermeiro, um psiquiatra e um artista cênico. Além do atendimento clínico com todos esses profissionais são oferecidas aos usuários diversas oficinas: ioga, capoeira, tai chi, teatro, mosaico, velas entre outras que contribuam para levantar a auto-estima dos usuários.

  8. Tipos de CAPS “Existem diferentes tipos de CAPS, segundo seu porte e clientela”: • CAPS I – Serviço aberto para atendimento diário de adultos com transtornos mentais severos e persistentes; entre 20 e 70 mil habitantes • CAPS II – atende a mesma clientela com municípios com mais de 70 mil habitantes. • CAPS III – serviço aberto para atendimento diário e noturno, durante sete dias da semana, isso em grandes cidades. • CAPS i – voltado para a infância e adolescentes. • CAPS ad – voltado para usuários de álcool e outras drogas, atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso de substâncias

  9. Conclusão Hoje com o aumento progressivo da violência, da competição, do estresse, do empobrecimento, da desigualdade, da corrupção, do desequilíbrio da natureza, não poderia deixar de gerar efeitos bastantes nocivos na saúde mental da população. Percebe-se claramente que os transtornos psicopatológicos irrompem por todos os lados independente de classe econômica e social. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços de saúde mental de base territorial e comunitária do SUS, referências no tratamento das pessoas que sofrem com transtornos mentais (psicose, neurose graves e demais quadros).

  10. Referências Centro De Atenção Psicossocial – Caps – Buri de Abrantes Camaçari - Ba. Webartigos.com | Textos e artigos, Caps e Naps. Caps de Alagoinhas. Conversa Informal www.saudemental.med.br/Port224.htm saudementalnarede.blogspot.com.br

  11. Faculdade Dom Pedro IIBacharelados em Serviço Social IIIº Semestre Docente: Jailson Braga Disciplina:Psicologia Social Abordagem:CAPS e NAPS Realizadores: Aline Oliveira Andréa Viana Cíntia Santos Gilmara Almeida Regina Célia Rita Antunes Martha Pimenta Nossos agradecimentos a todos os presentes.

More Related