70 likes | 190 Views
Dioxina. Integrantes : Rafael Ossamu Negoro Felipe Sanchez Apostólico Silva Caio Lima Claus Ricardo Bastos Natalino. Definição. A dioxina é um composto químico orgânico que consiste em um par de anéis de benzeno, dois átomos de oxigênio e quatro átomos de cloro.
E N D
Dioxina Integrantes: Rafael OssamuNegoro Felipe Sanchez Apostólico Silva Caio Lima Claus Ricardo Bastos Natalino
Definição A dioxina é um composto químico orgânico que consiste em um par de anéis de benzeno, dois átomos de oxigênio e quatro átomos de cloro. O composto se forma na reação secundária de dois ânions triclorofenoxi, resultando na formação de uma dioxina e dois íons cloro.
Tipos: • Existe na natureza uma grande diversidade de dioxinas. Ao todo, há 75 dioxinas cloradas, sendo que cada uma possui um nível de toxidez diferente. A mais tóxica é a 2,3,7,8-TCDD. • A dioxina desenvolve-se como um subproduto de alguns processos industriais.
A dioxina também é encontrada em compostos herbicidas. O mais famoso deles é o agente laranja. Esse composto provoca desfolhamento na vegetação, danos incalculáveis ao meio ambiente e o aparecimento de vários tipos de câncer, doenças neurológicas e efeitos cumulativos ao meio ambiente. Foi usado como desfolhante pelo exército norte-americano na Guerra do Vietnã.
Características Químicas Fórmula molecular : C4H4O2 Massa molar: 84.07 g/mol Aparência: líquido incolor Ponto de ebulição: 75°C (348°K) Principais riscos associados: altamente inflamável
Problemas ambientais • Agricultura: quando despejada no meio ambiente por forma de inseticidas/herbicidas, a dioxina penetra no solo e nos lençóis freáticos, poluindo a ecologia local e tornando-se parte da cadeia alimentar. • Indústrias: emissões industriais de dioxina para o meio-ambiente podem ser transportadas a longas distâncias por correntes atmosféricas e, de forma menos importante, pelas correntes dos rios e dos mares. • Exposições extremamente altas de seres humanos às dioxinas causam grandes efeitos de toxicidade no desenvolvimento e reprodutiva, efeitos sobre o sistema imunológico e carcinogenicidade.
Referências • Baird,C. Química Ambiental. Porto Alegre,Bookman,2002. • http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_05/fimpoluente.html • http://www.gpca.com.br/gil/art96.htm