html5-img
1 / 45

“CHARLA” TERMINAL ZARATE 24 JUNHO 2011

A “ECONOMÍA DE ESCALA” NO TRANSPORTE MARÍTIMO, ESTÁ CHEGANDO NA NOSSA REGIÃO E CAUSARÁ MUDANZAS NO SISTEMA PORTUÁRIO. “CHARLA” TERMINAL ZARATE 24 JUNHO 2011.

Download Presentation

“CHARLA” TERMINAL ZARATE 24 JUNHO 2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A “ECONOMÍA DE ESCALA” NO TRANSPORTE MARÍTIMO, ESTÁ CHEGANDO NA NOSSA REGIÃO E CAUSARÁ MUDANZAS NO SISTEMA PORTUÁRIO. “CHARLA” TERMINAL ZARATE 24 JUNHO 2011

  2. A ECONOMÍA DE ESCALA jácomeçou nos Transportes de graneís nos anos 60, mas para a carga geral apenas foi possível a partir dos anos 80, quando o uso de conteineres avanzou no mundo enteiro. É bom lembrar que o novo sistema não foi recebida da mesma forma nos diferentes continentes. América do Sul, Africa e India resisteram muito, temendo que os trabalhadores portuários íam a perder seus postos de trabalho. Também consideravam altos demais os custos da nova infra-estrutura.

  3. A aceitação foi bem diferente numa outra parte da Ásia, onde especialmente Japão “participou“ desde o início da “Conteinerização” (“Containerization”). O primeiro navio célular, especíalmente construido para conteineres, foi japonés. Além disso, Cingapura, Hong Kong, Keelung e Pusan rápidamente tornaram-se nos grandes portos de trasbordo, ........ que fizeram possível que toda a região do Sudeste da Asia, entrou em pouco tempo "no sistema do uso massivo de conteineres”.

  4. Cingapura e Hong Kong logo se tornaram nos maiores e mais eficientes portos do mundo. Pronto começou a crescer o Comércio entre Ásia - Europa e Asia - Estados Unidos. Sem dúvida este enorme crescimento do Comercio foi possivel, porque a Região aceitou o uso de conteineres. Começaram-se a usar cada vez maiores navios entre Ásia-Europa e Ásia-EUA. Agora, a economía de escala no transporte de contêineres está avançando rapidamente na Costa Leste da Sudmerica.

  5. 1 Teu = Cont 20 pes Cont 40 pes = 2 TEU COSTO POR TEU DE CAPACIDAD 17 ++ 17 + 17 + (CON MISMA VELOCIDAD)

  6. +

  7. Os navios de maior porte que escalem no porto de Buenos Aires, são cerca de 7.200 TEU Hamburg Süd Clase SANTA (dez. 2010) C.S.A.V. (março 2011). Pronto Maersk 7.450 TEU “SAM-MAX” “SANTA”: comprimento 300 m , largura 43 m , calado 13,5 m Estima-se que estes são os maiores navios que podem operar em Buenos Aires (e no futuro em La Plata). Porem Hamburg Süd ja ordenou mais 6 NAVIOS de 9600 TEU 332 m de comprimento e 43 m de largura, com ENTREGA PARA 2013/2014 Estima-se que estos navios não poderão entrar no Porto de B.A., nem no Porto de La Plata no futuro. 7 7

  8. Com a "economia de escala" podese reduzir o custo por unidade transportada: Maersk: Custos de operação dos navios de 18.000 TEUs - 20% / -30% que 8.000 TEUs Desta melhoríaresultou a “Globalização” O custo do transporte baixou tanto, que a fabricação mudou para os países emergentes, que ganharam um grande papel na economia global, e melhorou o padrão de vida nesses países: CHINA = O país que mais se beneficiou. Mas há muitos outros também.

  9. A chegada da Economía de Escala na costa leste da America do Sul responde no primeiro lugar ao crescente volume de cargas do Brasil, Mas também às melhores condições que pronto oferecerão muitos dos seus portos ! Brasil está recuperando o atraso do sistema portuário e corregindo os êrros dos últimos anos, que resultaram na grande falta de capacidade e convirteram os portos brasileiros nos gargalosdo Comercio Exterior. Desde a criação da Secretaría Especial dos Portos no ano 2007/8, o Brasil avanzou muito com novos projetos.

  10. COMO SERÁ O NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE MARÍTIMO NA REGIÃO ? Sistema de transporte marítimo CON CONTENEDORES.. COSTA ESTE DE SUDAMÉRICA: SE CONSIDERA C.E.S.A . DESDE PECEM HASTA BUENOS AIRES E CÓMO SERÁ O NOVO SISTEMA PORTUÁRIO? E FINALMENTE : CÓMO MUDARÃO AS CADEIAS LOGISTICAS (OS SUPPLY CHAINS) DA REGIÃO ?

  11. Desta forma chegam as PRINCIPAiS LÍNHAS MARÍTIMAS À C.E.S.A. INDICA QUE HAY POCO TRAFICO

  12. QUASE TODOS SÃO SERVIÇOS CONJUNTOS. A MAIORIA AINDA SÃO DIRETO ATÉ BS. AIRES. EE UU 6 b EUROPA AFRICA DEPOIS DE FINALIZAR A DESCARGA EM SANTOS, FICAM GERALMENTE ENTRE 2000 / 3000 TEU A BORDO COM DESTINO MONTEVIDEO E BUENOS AIRES EXISTEM ALGUNS SERVIÇOS, QUE TRASBORDAM CARGAS NO PORTO DE RIO GRANDE DO SUL: DAS 4 LINHAS, OS NAVÍOS DE DUAS LINHAS DESCARGAM AS CARGAS PARA BUENOS AIRES E DEPOIS AS LEVAM CON NAVIOS DAS OTRAS DUAS LINHAS A B.A. PECEM SUAPE VITORIA SIGNIFICA QUE OS NAVIOS 5.000 A 6.000 TEU NAVEGAM COM + / - 40% A 50% DA CAPACIDADE PARA O SUL. A MESMA COISA ACONTECE NA VIAGEM DE REGRESSO. STS-BSAS-STS-8 / 10 DIAS RIO DE JAN A MAIORIA DOS NAVIOS COMEÇAM A DESCARGA NO RIO O SANTOS, ONDE BAIXAM UMA GRANDE PARTE DA SUA CARGA E LOGO CONTINUAM O SEU VIAGEM ATÉ MONTEVIDEO O B. AIRES. SANTOS s. ITAJAI / SF RIO GRANDE MONTEVIDEO BUENOSAIRES ASIA ISTO NÃO É UM BOM USO DE SUA CAPACIDADE. PODERIA MELHORAR A UTILIZAÇÃO DESTES BARCOS, FAZENDO EM SANTOS O QUE ALGUNS JÁ O FAZEM EM RG DO SUL: O QUE É TRASBORDAR CARGAS DE UMA PARTE DOS SEUS PRÓPRIOS NAVIOS, QUE VOLTAM AO NORTE DESDE SANTOS, PARA LEVA-LAS A BUENOS AIRES CONS OUTROS NAVIOS QUE CONTINUAM O VIAGEM AO SUL. 12

  13. ENTÃO VOCÊ PODE FAZER A SEGUINTE PERGUNTA: POR QUE NÃO FAZEM EM SANTOS, O QUE ALGUNS FAZEM NO RIO GRANDE, É DIZER,: TRASBORDAR ENTRE NAVIOS DAS PROPRIAS EMPRESAS E VOLTAR COM PARTE DOS NAVIOS AO NORTE DESDE SANTOS. RETORNANDO EM SANTOS ECONOMIZAM MAIS DÍAS QUE FAZENDO-LO NO RIO GRANDE.

  14. A RESPOSTA É SIMPLES: SANTOS NÃO PREENCHE OS REQUISITOS PARA SER UM PORTO DE TRANSBORDO. SANTOS NÃO TEM CAPACIDADE SUFICIENTE PARA SATISFAZER AS DEMANDAS DA SUA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO. ALGUNS ARMADORES CONSIDERAM QUE É UM CAOS. E PARA REJEITAR OS TRASBORDOS, COBRAM TAXAS EXORBITANTES. MAS HÁ RAZÕES PARA SUPÔR QUE ISSO VAI A MUDAR EM BREVE. BRASIL COMEÇOU COM UMA NOVA POLÍTICA PARA OS SEUS PORTOS.

  15. BRASIL TEM O VOLUME PARA ENCHER OS GRANDES NAVIOS E O BRASIL QUER MAXIMIZAR OS BENEFÍCIOS QUE OFERECE A “ECONOMIA DE ESCALA.“ BRASIL COMEÇOU A PREPARAR OS PORTOS PARA RECEBER NAVIOS DE 10.000 TEUS 2013 / 14. ESTÃO FAZENDO O DRAGAGEM DOS PORTOS SANTOS PRONTO PODERÁ OPERAR COM NAVIOS COM 15 M DE CALADO (PARTE SUMERSA)E NO ANO 2013 TERÁ 17 M. ISTO É ACOMPANHADO POR GRANDES PROJETOS PARA NOVOS ACESSOS RODOVIARIOS E FERROVIARIOS. (PLAN ACELARAÇÃO DE CRECIMENTO II)

  16. MUCHA ATENCIÓN : 23.07.09 BRASIL HA EMPEZADO A PAGAR MUCHA ATENCIÓN A SU COMERCIO EXT. TIENE: UN MINISTRO de DESARROLLO, INDUSTRIA Y COMERCIO EXTERIOR, UN MINISTRO DE TRANSPORTE, Y ADEMÁS UN MINISTRO ESPECIAL DE PUERTOS .

  17. A FOTO QUE VIMOS É DO PORTO DE ITAPOÁ, ( SÃO FRANCISCO DO SUL ), ONDE HAMBURG SUD É ACCIONÁRIO. O PORTO JÁ É OPERATIVO, MÁS NÃO SEI SE JÁ COMEÇOU A OPERAR O 1° NAVIO. TÉM UMA PROFUNDIDADE NATURAL DE 16m. (SEM DRAGAGEM) ALEM DISSO ESTÃO FAZENDO GRANDES AMPLIAÇÕESNO PORTO DE SANTOS, E HA MUITAS OUTRAS OBRAS PARA AUMENTAR A CAPACIDADE OPERATIVA DOS PORTOS BRASILEIROS.

  18. SANTOS VAI A DUPLICAR ENTRE 2013 e 2015 SUA CAPACIDADE OPER. de 2,7 milhõesa más de 5 milhões de TEU. OS DOIS GRANDES PROJETOS NOVOS SÃO “TERMINAL PORTUARIO BRASIL” naentrada de Santos/Alemoa e “ILHA BARNABÉ-BAGRES” namargemesquerda do estuario, naGuarujá. VENCERAM TODOS OS “OBSTÁCULOS”, !! OS TERMINAIS EXISTENTES NO QUEREM TANTA CONCURRENCIA !! A DECIS ÃO FOI TOMADA NO NIVEL MAIS ALTO DO GOVERNO BRASILEIRO. O BRASIL QUER SER COMPETITIVO !!

  19. UMA “IMPRESÃO ARTÍSTICA ” DO “TERMINAL PORTUARIO BRASIL” (MSC-MAERSK) SANTOS / ALAMOA PARA OPERAR EM 2012 / 2013.

  20. Santos Projeto Grande para 2013 / 4 EMBRAPORT– Coimex = D.P.WORLD ILHA BARNABÉ – BAGRES

  21. JA EM JANEIRO 2010 UM GRUPO DE ARMADORES JAPONESES E COREANOS ANUNCIOU, QUE NO MOMENTO QUE SANTOS TERÁ 15 m DE PROFUNDIDADE, ELES VÃO A USAR NAVIOS DE 10.000 TEU NAS LÍNHAS DA ASIA A SANTOS. ¿QÚAL SERÁ O IMPACTO NO SISTEMA PORTUARIA DA REGIÃO E NAS CADEIAS LOGÍSTICAS ?

  22. A EXPERIENCIA NOS TRÁFEGOS MARÍTIMOS DO MUNDO MOSTRA, QUE NAS ÉPOCAS NORMAIS DE OFERTA E DEMANDA,OS GRANDES NAVÍOS USAM POUCOS PORTOS. SELECCIONAM ALGUNS PORTOS MUITO IMPORTANTES NA REGIÃO, QUE SERÃO OS SEUS PORTOS “HUB” (PRIMARIOS), DESDE ONDE ENCAMINHAM AS CARGAS A OUTROS PORTOS SECUNDARIOS. (NO TODOS SELECCIONAM OS MESMOS PORTOS PRIMARIOS PARA FAZER TRASBORDO). CONFORME DADOS DAS NAC. UNIDAS: DE TODOS OS CONTEINERES QUE NO MUNDO SÃO TRANSPORTADOS EM NAVÍOS, O 17% SÓ VA DIRETAMENTE ENTRE DOIS PORTOS, 62% TEM UM TRASBORDO 21% TEM MÁIS DE UM TRASBORDO. 22

  23. MAS O SISTEMA ÚNICAMENTE PODE FUNCIONAR BEM, SE EXISTEM HUB-PORTS QUE SATISFAZEM UMA SERIE DE EXIGENCIAS :

  24. HUB- PORTS DEVEM TER SUFICIENTE: PROFUNDIDADE, CONFIABILIDADE, INFRAESTRUTURA E EQUIPOS, PESSOAL CAPACITADO, DEVEM GARANTIR RAPIDEZ DE OPERAÇÕES , E TER INSTALAÇÕES PARA MANTER AS CADEIAS DE FRIO PARA GRANDES CANTIDADES DE CONTEINERES REFRIGERADOS, COM CUSTOS BAIXOS, ESPECIALM. TAXAS BAIXAS PARA TRASBORDOS etc. ¿ QUAIS OS PRINCIP. PORTOS CANDIDATOS?

  25. HAMBURG SUD JÁ É PARCEIRO NO PORTO DE ITAPOÁ. E SANTOS TEM MUITAS QUALIDADES QUE SÃO DE INTERESSE DOS ARMADORES: VAMOS A VER ALGUMAS CONDIÇÕES DE SANTOS, QUE PESAM MUITO NO MOMENTO DA TOMA DA DECISÃO. A SUA POSIÇÃO GEOGRÁFICA, JÁ FALAMOS QUE SANTOS VAI A DUPLICAR SUA CAPACIDADE OPERATIVA, VAMOS A VER O SEU “VOLUME” PROPRIO, JÁ FALAMOS DO DRAGAGEM. MUITOS ELEGIRÃOSANTOS . SUAPESERÁ O “HUB” DO NORTE BRASIL.

  26. FUTURO SISTEMA MARÍTIMO DE LA REGION PRONTO TENDRÁ UNA GRAN CAPACIDAD OPERATIVA. +5mill VAMOS A VER AHORA LOS VOLUMENES. POSICIÓN GEOGRÁFICA CDU

  27. CONTANDO SOMENTE OS CONTEINERES CHEIOS DE IMPORTAÇÃOE EXPORTAÇÃO, E CONTANDO UM MOVIMENTO SÓ DE DESCARREGA PARA A IMPORTAÇÃO E UM MOVIMENTO SÓ PARA A EXPORTAÇÃO, ENCONTRAMOS PARA O ANO 2007 : TOTAL Brasil - Uruguay – Arg. 5.500.000 TEU FUTURO SISTEMA MARÍTIMO DE LA REGION (1) CUD

  28. VOLUMES DA REGIÃO, Total Full ImpoExpo 2007 Brazil - Uruguay - Arg. 5.500.000 TEU (1) Deste total, a regiao Rio - Santos - Paranagua movimentou 2.500.000 TEU +/- 45 % (2) CUD

  29. Total Full ImpoExpo 2007 Brazil - Uruguay - Arg. 5.500.000 TEU (1) (2) Region Rio - Santos - Paranagua 2.500.000 TEU = 45 % Argentina 1.300.000 TEU +/- 25 % (3)

  30. FUTUROS CALADOS DOS PORTOS DA REGIAO: Total Full ImpoExpo 2007 Brazil - Uruguay - Arg. 5.500.000 TEU (1) (2) RegiAO Rio - Santos - Paranagua 2.500.000 TEU = 45 % (DRAFT 15m/17m) (3) Argentina 1.300.000 TEU = 25 %

  31. Total Full ImpoExpo 2007 Brazil - Uruguay - Arg. 5.500.000 TEU (1) (2) Regi Rio - Santos - Paranagua 2.500.000 TEU = 45 % Santos 49 pies DRAFT 15/17 DRAFT 16 m 2011 HSD ITAPOÁ 16 m NATURAL (3) Argentina 1.300.000 TEU = 25 %

  32. Total Full ImpoExpo 2007 Brazil - Uruguay - Arg. 5.500.000 TEU (1) (2) Region Rio - Santos - Paranagua 2.500.000 TEU = 45 % Santos 49 pies 2010 HSD ITAPOÁ 16 m NATURAL (3) Argentina 1.300.000 TEU = 25 % MONTEVIDEO 12 m 39 ´ Futuro 14 m 46 ´ BS. AIRES 10m 33/34 ´ Futuro PBA /L.P 12m ? 36´/39´ ?

  33. ¿ COLOCANDO TUDOS ISTOS DADOS CONFIRMADOS NUMA BALANZA, O QUÉ PODEMOS ESPERAR ?

  34. N ÃO HA DUVIDA QUE DENTRO DE POUCOS ANOS NA C.E.S.A. VAMOS VER UM SISTEMA DE “PORTOS PRINCIPAIS (HUB-PORTS) E “PORTOS SECUNDARIOS”, FEEDER- P. COMO É O SISTEMA QUE JÁ EXISTE EM MUITAS REGIÕES, FAZENDO TRASBORDOS (TAMBEM “FEEDERS”).

  35. LÍNHAS DIRETAS RIO DE LA PLATA : COM NAVÍOS DE 3.500 / 5.500 TEU. SISTEMA “HUBS” E “FEEDER-PORTS” PROVAVILMENTE NAVÍOS >6000 TEU REGRESSARAÕDESDE SANTOS ou ITAPOA AO NORTE. TRASBORDARÁÕENTRE LÍNHAS e A NAVÍOS “FEEDER” COMO SE FAZ NO MUNDO ENTEIRO. ALGUNS CONTINUARÃOFAZENDO TRASBORDOS EM MONTEVIDEO, R.G do SUL, ITAJAÍ e SEPETIBA.

  36. OS NAVÍOS DE 6.000 TEU, CONTINUARÃO O VIAGEM ATÉ BUENOS AIRES, CÓMO FAZEM AGORA OU IRÃO NO FUTURO AO NOVO PORTO DE LA PLATA? O VOLTARÃO DE SANTOS AO NORTE ? • DEPENDERÁ PRINCIPALMENTE DE: • a ) VOLUME QUE OFERECERÁ ARGENTINA, • b ) TAXAS DE TRASBORDO NO BRASIL. • c ) CUSTOS DIARIOS DOS NAVIOS GRANDES, (QUE FAZEM O TRAJETO LUNGO) • d) FRETES QUE COBRARÃOOS “NAVIOS-FEEDER”. • e) CUSTOS PORTUARIOS /GRANDES / FEEDERS. • f) POLÍTICAS DE CONCORRENCIA DE ARMADORES. • MAS É QUASECERTO QUE OS NAVIOS MAIORES DE 6000 TEU VOLTARÃO EMSANTOS ou ITAPOÁ, USANDO TRASBORDOS . 36

  37. QUÉ É QUE TODO ISTO SIGNIFICA PARA ARGENTINA E CÓMO SERÁ O RESULTADO PARA ELA ? SE A ARGENTINA NÃO QUER SER PERDEDOR NESTE NOVO SISTEMA E SOFRER CONSEQUENCIAS NEGATIVAS DAS MUDANZAS, PAGANDO ALTAS TAXAS DE TRASBORDO NO BRASIL, DEVE ADOTAR NOVAS POLÍTICAS DE TRANSPORTE E ADECUAR O SEU SISTEMA PORTUÁRIO AO NOVO SISTEMA REGIONAL.

  38. DEVEMOS ESTUDAR OS EXEMPLOS QUE NOS DA NORTE-EUROPA. • HISTÓRICAMENTE DESENVOLVIÚ O SEU SISTEMA DE TRASPORTE COM PORTOS FLUVIO- MARÍTIMOS. • ROTERDÃ , O GRANDE HUB PERTO DO MAR, MAS EUROPA TEM IMPORTANTES PORTOS LONGE DO MAR: ANTUERPIA E HAMBURGO TÊMPOSIÇÕES ESTRATÉGICAS E SÃO GRANDES “HUBS” . • AMBOS RECEBEMENORMES NAVÍOS DE QUASE 14.000 TEU, “TERRA-ADENTRO”, • FAZ POUCOS ANOS PARECÍA IMPOSÍVEL, TODOS PENSARAM QUE ESOS NAVÍOS SÓ CHEGARÍÃO AO PORTO DE ROTERDÃ. • 2T 38

  39. ARGENTINA DEVE ESTUDAR AS POLÍTICAS DA “SHORT-SEA-SHIPPING” , QUE COMEÇOUNAUNIÃO EUROPEA. EUROPA QUER TIRAR CAMINHÕES DAS ESTRADAS, DESCONGESTIONA-LAS , ECONOMIZAR COMBUSTIVEL E PROTEGER AO MEDIO-AMBIENTE. ESTA POLÍTICA ESTÁ-SE APLICANDO NO MUNDO ENTEIRO E COMEÇOU A RECEBER O APOIO DOS GRANDES CARREGADORES. COMEÇA ATER CADA VEZ MÁS ADHERENTES TAMBÉM NA NOSSA REGIÃO. ARGENTINA DEVE APLICAR O TRANSPORTE INTERMODAL / MULTIMODAL E USAR TAMBÉM INTELIGENTEMENTE AOS RÍOS.

  40. EXEMPLO DUISBURG, Calado normal 3m só. Até 2009 Maior porto interior do mundo (China). 15 Milhões de tons/ano 2.000.000 TEU 2010. LÍNHAS FLUVIO-MARITIMOSchegam a TODA EUROPA, DESDE o EXTREMO NORTE , O MAR BÁLTICO, REINO UNIDO / IRLANDA, FRANÇA, ESPANHA , PORTUGAL E MEDITERRÁNEO. 40

  41. NAVIO FLUVIO – MARITIMO NAVEGANDO NO RÍO RIN. (DUISBURG / ALEMANHA) 41

  42. ARGENTINA DEVE FAZER ESTUDOS PARA PODER FORMAR NO FUTURO NOVAS CADEIAS LOGÍSTICAS, MAIS EFICIENTES , • DEVE FAZER UM COMPLETO ANÁLISIS DA FORMA COMO CHEGOU ANTUERPIA Á SUA POSIÇÃO DE SEGUNDO PORTO DA EUROPA. Cont- • DEVEMOS LER OS ESTUDOS QUE FIZERAM OUTRAS REGIÕES, QUANDO VISLUMBRAVAM OS MESMOS CAMBIOS QUE NOS VAMOS A TER AGORA : 1999 ASIA PACIFICO: • APEC REGIONAL PORT-STRATEGY • GOOGLE ESTUDOS FEITOS NA NOVA ZELANDA WWW.SHIPPERSCOUNCIL.CO.NZ 2009. 42

  43. ↕↕ ESTE MAPA É FUNDAMENTAL : O SISTEMA FLUVIAL AÍNDA É POUCO UTILIZADO PARA O TRANSPORTE DE CONTEINERES. MAS TEMOS PORTOS QUE JÁ ESTÃO DEMOSTRANDO QUE OFERECEM MELHORES CADEIAS LOGISTICAS que o PORTO DE BS.AS. S FE --- COM O NOVO SISTEMA MARÍTIMO OS PORTOS DO RÍO PARANÁ E RIO URUGUAY DEVERÃOSER PROMOVIDOS PARA PODER SER NO FUTURO EFICIENTES PARTES DO SISTEMA . . ROSARIO --- FUTURO CDU RIO URUGUAY DEVEMOS USAR COM INTELIGENCIA OS DIFERENTES BRAZOS DO RÍO PARANA . IBICUY DEL GUAZÚ SAN PEDRO ↕. TZ. EL FUTURO Devemostrabalhar juntos com o Uruguay nos Canais Martin Garcia e o Canal Emilio Mitre. APROVEITAR A MAIOR PROFUNDIDADE DO PORTO DE MONTEVIDEO, QUE BENEFICIA AO NOSSO COMERCIO EXTERIOR ↕ ↕ LA PLATA BS AS Y DS DEVEMOS ESTUDAR OS EXEMPLOS DA EUROPA, ANTUERPIA, E O SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMODAL 43

  44. É MUITO PROVAVEL QUE NAVIOS FLUVIO-MARÍTIMOS CHEGARÃONO FUTURO ATÉ BARRANQUERAS. OS CARREGADORES DO NORTE TERÃO NOVAS OPÇÕES: PODERÃOEMBARCAR EM BARRANQUERAS NUM NAVÍO FEEDER OU BARCAÇA PARA TRASBORDAR EM T.Z., B.A., L.P. OU MONTEVIDEO, (- 6000 teu) BARRANQUERAS→ MAS TAMBÉM EM ITAPOÁ OU SANTOS NUM NAVÍO MAIOR ( 8.000 TEU EUROPA / EEUU ) ( 10.000 TEU O + PARA ASIA) EXPORTADORES DA MESOPOTÁMIA TAMBÉM TERÃO A OPÇÃO PARA IR POR TERRA A RIO GRANDE, ITAJAÍ ou ITAPOA, PARANAGUA, ou até SANTOS

  45. OBRIGADO PELA ATENÇÃO E DISCULPE OS ÉRROS. WWW. ANTONIOZ.COM.AR.

More Related