1 / 13

Direito Ambiental - Emanuel Dhayan (Especialização - Gestão Urbana)

Direito Ambiental - Emanuel Dhayan (Especialização - Gestão Urbana). II – Evolução dos modelos de Estado. Evolução das dimensões dos direitos (direito ambiental). Crises do Estado. 1. Revolução Francesa (Passagem do Estado Absolutista para o Estado de Direito - Liberal)

yoko-moran
Download Presentation

Direito Ambiental - Emanuel Dhayan (Especialização - Gestão Urbana)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Direito Ambiental - Emanuel Dhayan(Especialização - Gestão Urbana) II – Evolução dos modelos de Estado. Evolução das dimensões dos direitos (direito ambiental). Crises do Estado. 1. Revolução Francesa (Passagem do Estado Absolutista para o Estado de Direito - Liberal) a) Triunfo do Terceiro Estado (Estado incorpora anseios dessa classe)

  2. b) Primeiro elenco de direitos ( liberdade x abolição da escravatura / papel negativo do Estado) c) Problemas do Estado Liberal Capitalismo e as relações de produção Abertura no campo da cidadania com a democracia liberal Dentro do jogo político trazer novas demandas (promoção)

  3. 2. Estado Social de Direito Mantém os direitos liberais e incorpora os sociais Papel positivo do Estado Benefícios para a burguesia : avanços econômicos / impedir as tensões sociais Estado de direito nem sempre foi democrático

  4. 3. Estado Democrático de Direito Social e democrático Igualdade material e democracia participativa Participação popular para decidir os rumos do Estado Proteção ao meio ambiente (3.ª geração de direitos) Estado de Direito Ambiental (Canotilho)

  5. O juiz federal Francisco Barros decidiu pela “demolição dos 04 (quatro) últimos andares em toda a parte que contém 08 (oito) andares, para que possa ser preservado o direito estético e paisagístico do local e do ambiente onde se verifica a construção, em benefício de toda a coletividade”.

  6. A Justiça Federal condenou o Município de Florianópolis, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a implantarem um sistema de tratamento de esgoto adequado em toda a região do Canto do Lamin, em Canasvieiras, Norte da Ilha de Santa Catarina. A sentença é do juiz Zenildo Bodnar, da Vara Federal Ambiental de Florianópolis. As obras devem estar concluídas no prazo de um ano. Cabe recurso ao TRF da 4ª Região, em Porto Alegre. O julgado foi proferido em ação civil pública da Associação dos Moradores de Canasvieiras  e do Ministério Público Federal contra o Município, a Casan e a Funasa. O juiz entendeu que houve omissão do poder público em adotar políticas para assegurar o preser vação ambiental e a saúde da população. “A proteção do meio ambiente é um dever fundamental, que exige de todos agir solidário em prol da natureza”, afirmou Bodnar na decisão.

  7. O Ministério Público Federal no Ceará pediu a despoluição das praias de Fortaleza no prazo de 60 dias por meio da apresentação de metas e de um plano de trabalho pela Prefeitura de Fortaleza e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).  O STJ determinou, em 7 de fevereiro deste ano, que o município de Fortaleza e a Cagece regularizem o sistema de esgoto para evitar a poluição das praias da capital cearense.O STJ se referia a uma ação civil pública ajuizada pelo procurador da República Francisco de Araújo Macêdo Filho, que cita a degradação da orla marítima verificada desde 1987. (Com informações da Procuradoria da República no Ceará).

  8. Reserva do possível Cumpre advertir, desse modo, que a cláusula da "reserva do possível" - ressalvada a ocorrência de justo motivo objetivamente aferível - não pode ser invocada, pelo Estado, com a finalidade de exonerar-se, dolosamente, do cumprimento de suas obrigações constitucionais, notadamente quando, dessa conduta governamental negativa, puder resultar nulificação ou, até mesmo, aniquilação de direitos constitucionais impregnados de um sentido de essencial fundamentalidade.

  9. __ Constituição Federal (Art. 225) (Bloco de constitucionalidade) . Poder público e coletividade . EIA / RIMA . Educação Ambiental (9795/99) . Substâncias : Risco para a qualidade de vida e o meio ambiente . Sanções penais, administrativas e civis

  10. 4. Crises do Estado a) soberania una, indivisível e inalienável. poder centralizado que exerce o monopólio da força centro único e autônomo de poder monismo jurídico normas e comportamentos para todos os habitantes sistema econômico nacional auto-sustentável

  11. b) financeira cidadão independente de sua situação social tem direito a ser protegido através de prestações públicas estatais. crise fiscal: aumento da carga fiscal

  12. c) constitucional - abertura comercial - desregulamentação do mercado - flexibilização das leis trabalhistas

  13. d) democrática democracia e cidadania ligadas ao Estado a idéia de comunidade política que se auto-governa e é capaz de determinar seu próprio futuro, imanente a noção de democracia, fica em grande medida esvaziada diante da dinâmica das relações forças e ideologias da globalização pode a regra da maioria resistir a um movimento transnacional ? é possível civilizar e democratizar as estruturas de governo global e regional ?

More Related