terramoto de 1755 em lisboa n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Terramoto de 1755 em Lisboa PowerPoint Presentation
Download Presentation
Terramoto de 1755 em Lisboa

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 7

Terramoto de 1755 em Lisboa - PowerPoint PPT Presentation


  • 144 Views
  • Uploaded on

Terramoto de 1755 em Lisboa. O sismo de 1755 (1 de Novembro) teve o seu epicentro próximo do Banco de Gorrige, e foi considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75. Os seus efeitos sentiram-se em Marrocos com a mesma violência com que foram sentidos em Portugal.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Terramoto de 1755 em Lisboa' - yitta


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2
O sismo de 1755 (1 de Novembro) teve o seu epicentro próximo do Banco de Gorrige, e foi considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75.

Os seus efeitos sentiram-se em Marrocos com a mesma violência com que foram sentidos em Portugal.

Foram sentidos também muito mais longe: na Europa do norte (BélgicaEscócia, Finlândia… ), na Catalunha, no norte da Itália, no sul de França e até no Brasil.

slide3

Devido ao facto de ter tido origem no mar, gerou-se um grande maremoto, que provocou também grandes danos nas costas oeste e sul da Península Ibérica e no norte de África.

principais efeitos catastr ficos do sismo 1 de novembro de 1755
Principais efeitos catastróficos do sismo ( 1 de Novembro de 1755 )…

Às 9.40 minutos, Lisboa sentiu um terramoto de extrema violência. Em poucos minutos, na cidade formaram-se fendas de várias dimensões nas ruas, o céu ficou negro pelos gases sulfúricos exalados pela terra e pela poeira, tornando a atmosfera quase irrespirável.

c ontinua o
… continuação …

Pelas dez horas da manhã e coincidindo com a primeira réplica, as vagas de um tsunami gerado aquando do sismo das 9h40, chegavam a Lisboa. As águas do Tejo atingiram 15 metros de altura, saltaram as paredes do cais e avançaram pela Baixa de Lisboa mais de 500 metros, varrendo o Terreiro do Paço, as ruas e terrenos próximos das margens. Muitos dos sobreviventes das casas destruídas não puderam escapar às ondas deste maremoto.

slide6
Os grandiosos danos materiais e humanos deveram-se não só à destruição provocada pela vibração do solo, como também devido à acção do tsunami e aos vários incêndios que deflagraram em Lisboa e que duraram seis dias.

Lisboa já tinha sofrido muitos tremores de terra, antes do terramoto de 1755: oito durante o século XIV, cinco durante o século XVI, três no século XVII e dois no século XVIII.

E espera-se um grande, semelhante ou maior que o de 1755, a todo o momento.

Trabalho de:

Catarina nº4 6ºB