1 / 7

Terramoto de 1755 em Lisboa

Terramoto de 1755 em Lisboa. O sismo de 1755 (1 de Novembro) teve o seu epicentro próximo do Banco de Gorrige, e foi considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75. Os seus efeitos sentiram-se em Marrocos com a mesma violência com que foram sentidos em Portugal.

yitta
Download Presentation

Terramoto de 1755 em Lisboa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Terramoto de 1755 em Lisboa

  2. O sismo de 1755 (1 de Novembro) teve o seu epicentro próximo do Banco de Gorrige, e foi considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75. Os seus efeitos sentiram-se em Marrocos com a mesma violência com que foram sentidos em Portugal. Foram sentidos também muito mais longe: na Europa do norte (BélgicaEscócia, Finlândia… ), na Catalunha, no norte da Itália, no sul de França e até no Brasil.

  3. Devido ao facto de ter tido origem no mar, gerou-se um grande maremoto, que provocou também grandes danos nas costas oeste e sul da Península Ibérica e no norte de África.

  4. Principais efeitos catastróficos do sismo ( 1 de Novembro de 1755 )… Às 9.40 minutos, Lisboa sentiu um terramoto de extrema violência. Em poucos minutos, na cidade formaram-se fendas de várias dimensões nas ruas, o céu ficou negro pelos gases sulfúricos exalados pela terra e pela poeira, tornando a atmosfera quase irrespirável.

  5. … continuação … Pelas dez horas da manhã e coincidindo com a primeira réplica, as vagas de um tsunami gerado aquando do sismo das 9h40, chegavam a Lisboa. As águas do Tejo atingiram 15 metros de altura, saltaram as paredes do cais e avançaram pela Baixa de Lisboa mais de 500 metros, varrendo o Terreiro do Paço, as ruas e terrenos próximos das margens. Muitos dos sobreviventes das casas destruídas não puderam escapar às ondas deste maremoto.

  6. Os grandiosos danos materiais e humanos deveram-se não só à destruição provocada pela vibração do solo, como também devido à acção do tsunami e aos vários incêndios que deflagraram em Lisboa e que duraram seis dias. Lisboa já tinha sofrido muitos tremores de terra, antes do terramoto de 1755: oito durante o século XIV, cinco durante o século XVI, três no século XVII e dois no século XVIII. E espera-se um grande, semelhante ou maior que o de 1755, a todo o momento. Trabalho de: Catarina nº4 6ºB

  7. Fim

More Related