slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade PowerPoint Presentation
Download Presentation
Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade

play fullscreen
1 / 99

Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade

106 Views Download Presentation
Download Presentation

Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade

  2. Objetivos Conhecimento Auto-reflexão

  3. Meio Ambiente “Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (Lei nº 6.938, de 31.08.81 Brasil).

  4. Segurança e Saúde “Conjunto de normas, técnicas, regras e outros recursos, empregados na proteção da integridade e da saúde física e mental dos trabalhadores, no exercício de suas atividade laborais, proteção esta estendida à sua vida social”

  5.  O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis  O ICMBio – Instituto Chico Mendes para conservação da Biodiversidade.

  6. SEGURANÇA

  7. SAÚDE

  8. MEIO AMBIENTE

  9. Roxinha, Pau-de-rosas, Pau-rosa, Cega-machado Physocalymma Scaberrimum

  10. SUSTENTABILIDADE ATITUDES IMPORTANTES

  11. INICIATIVA

  12. INICIATIVA Exercícios Físicos

  13. Ju malha há dois anos. O marido dela não. Ju corre 20 minutos todo dia. O marido dela não. Ju faz sexo três vezes por semana. O marido dela não.

  14. COMPORTAMENTO SEGURO

  15. Isso não acontece comigo! “Eu sei trabalhar com segurança.”

  16. “Meu trabalho não é perigoso.”

  17. Isso não acontece! “Eu respeito o Meio Ambiente.”

  18. OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO Em 1973 LANDSAT,MSS 1973

  19. OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO Em 1979 LANDSAT,MSS 1979

  20. OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO Entre 80 e 90. LANDSAT,TM 1990

  21. OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO Entre 90 e 2000. LANDSAT,TM 2000

  22. OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO Em 2005 CBERS, CCD 2005

  23. “Valorizo a minha saúde.”

  24. Adote boas práticas para a sustentabilidade.

  25. Excelência - A evolução cultural para a sustentabilidade LIDERANÇA PESSOAS* EQUIPE Perdas Ajuda mútua Sinergia Processos otimizados Cultura de excelência Orgulho organizacional Comprometimento da Liderança Treinamento e Desempenho Regras e Procedimentos Controles e Acompanhamentos Metas e objetivos desafiadores Disciplina Operacional Interdependências entendidas Contribuição individual reconhecida e aceita Conhecimento necessário adquirido Padronização e melhoria contínua Conscientização e comprometimento individual INSTINTOS REATIVOS 0 DEPENDENTE INTERDEPENDENTE INDEPENDENTE

  26. Dificuldade Comportamento Coletivo(Cultura) Comportamento Individual Atitude Conhecimento Tempo Evolução Cultural não é de um dia para o outro

  27. Ações Sistêmicas Estratégia para Excelência em Saúde, Segurança e Meio Ambiente Garantir a evolução cultural para a sustentabilidade da gestão integrada do negócio. Melhoria das INSTALAÇÕES • Priorização de ações com base no GERENCIAMENTO DE RISCOS (Pessoas e Meio Ambiente), utilizando as melhores FERRAMENTAS DE ENGENHARIA. Implementação de REQUISITOS SISTÊMICOS. Desenvolvimento comportamental de todas as PESSOAS envolvidas, começando pelos líderes

  28. ATENÇÃO!

  29. RESPEITO AO RISCO

  30. COMUNICAÇÃO

  31. A estória do cavalo x vaca...

  32. RISCOS DA COMUNICAÇÃO MAL PLANEJADA De: PRESIDENTE Para: Diretor Na próxima segunda feira, aproximadamente ás 20:00 horas, o cometa Halley passará por aqui. Trata-se de um fenômeno que ocorre a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários estejam reunidos no pátio da fabrica, todos usando capacete de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o espetáculo a olho nu, e todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

  33. De: DIRETOR Para: Gerentes Por ordem do presidente, na sexta-feira ás 20:00 h, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica.Se chover os funcionários deverão ser reunidos, todos com capacete de segurança e encaminhados ao refeitório, onde o raro fenômeno aparecerá, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

  34. De: GERENTES Para: Chefes de Produção A convite do nosso querido diretor, o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu no refeitório da fabrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre segurança na chuva. O diretor levará a demonstração para o pátio da fabrica.

  35. De: CHEFES DE PRODUÇÃO Para: Supervisor de Turnos Na sexta-feira, o diretor, pela 1ª vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fabrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe Todo mundo deverá estar de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O diretor levara sua banda para o pátio da fabrica.

  36. De: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO Para: Funcionários Todo mundo nú, sem exceções, deve estar no pátio da fabrica, na próxima sexta-feira, ás 20:00 hs, pois o manda-chuva (Presidente) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na chuva" Todo mundo no refeitório de capacete, o show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.