clc 7 cultura l ngua e comunica o n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação PowerPoint Presentation
Download Presentation
CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 21

CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação - PowerPoint PPT Presentation


  • 113 Views
  • Uploaded on

CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação. Alexandra Lisboa Março, 2012. Proposta de trabalho 2 – DR 1 Biografia. Tendo em consideração o conceito de biografia e as suas características, proceda à elaboração de uma biografia de uma personalidade proeminente da sociedade portuguesa.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação' - wynter-mueller


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
clc 7 cultura l ngua e comunica o
CLC 7Cultura, Línguae Comunicação

Alexandra Lisboa

Março, 2012

proposta de trabalho 2 dr 1 biografia
Proposta de trabalho 2 – DR 1Biografia

Tendo em consideração o conceito de biografia e as suas características, proceda à elaboração de uma biografia de uma personalidade proeminente da sociedade portuguesa.

Personalidade escolhida

Zeca Afonso

Bilhete de identidade

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos

Nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929

Compositor e cantor

zeca afonso
Zeca Afonso

Zeca Afonso foi um compositor que utilizava a tradicional música popular juntamente com formas de protesto contra o regime que se vivia na sua era.

zeca afonso1
Zeca Afonso

Em criança, viveu com os seus tios, numa casa situada na Fonte das Sete Bicas (Matosinhos) até aos 3 anos (1932), altura em que foi viver com os pais e irmãos, que estavam em Angola havia 2 anos.

Em 1937, regressa a Aveiro.

Nesse mesmo ano volta para Moçambique, onde se reencontra com os pais e irmãos, e com quem vive até 1938, ano em que volta para Portugal e vai viver para Belmonte, com um tio.

zeca afonso2
Zeca Afonso

Completa escola primária em Belmonte. Viveu o ambiente mais profundo do Salazarismo, por quem o seu tio era grande admirador.

Em 1940 ruma a Coimbra, onde se matricula no Liceu D. João III. Ganha a alcunha de “bicho cantor” por cantar serenatas durante as praxes. Foi então que Zeca Afonso descobre os fados tradicionais de Coimbra.

slide6

Zeca Afonso

Sempre atento a tudo o que o rodeia, começa a procurar novas formas musicais onde pudesse exprimir, ao mesmo tempo, as suas preocupações.

Na Universidade de Coimbra, forma-se em Ciências Histórico-filosóficas (1948).

Entre os anos 1946-1948 conhece uma costureira de nome Maria Amália de Oliveira, com quem acaba por casar em segredo e à rebeldia dos seus pais.

slide7

Zeca Afonso

Zeca Afonso torna-se pai no ano de 1953, de um rapaz – José Manuel – e em 1954 é pai de uma menina – Helena.

Enquanto trabalhava para o “Diário de Coimbra”, fazendo revisões e dando explicações, os seus primeiros discos eram editados em 78 rpm no Emissor Regional de Coimbra. O primeiro EP tinha o titulo Fados de Coimbra e foi editado em 1956.

slide8

Zeca Afonso

Embora ainda estudante, chega a dar aulas num colégio de Mangualde e depois segue como professor provisório na Escola Industrial e Comercial de Lagos e em 1959, ensina na Escola Técnica de Faro.

O seu segundo disco - Balada de Outono (Menino de Ouro e Senhor Poeta) - é editado em 1960. Minha mãe e Balada Aleixo - são lançadas na América, no álbum Coimbra Orfeon of Portugal.

slide9

Zeca Afonso

Zeca Afonso, em 1964 compõe a música Grândola Vila Morena.

Um LP do compositor é editado: Baladas e Canções.

Também é editado o disco Baladas de Coimbra com os temas Os vampiros e Menino do Bairro Negro.

slide10

Zeca Afonso

Ainda em 1964 é editado um novo disco chamado Coro dos Caídos. Em Maio atua na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense onde canta a música Grândola Vila Morena.

Em 1965 a Valentim de Carvalho edita um único álbum: Cantares de José Afonso.

slide11

Zeca Afonso

Nessa altura (1965), decide regressar a Moçambique, onde dá aulas durante três anos mas regressa a Portugal em 1967 por causa da sua oposição contra o sistema colonial.

O PCP convidou-o a juntar-se ao partido mas ele terá recusado. É publicado o livro Cantares. A segunda edição publicada deste livro, é apreendida pela polícia política.

slide12

Zeca Afonso

Ainda em 1968 é editado o álbum Cantares do Andarilho, , Contos Velhos, Rumos Novos e os singles Menina dos Olhos Tristes e Canta Camarada.

Recebe o prémio da Casa de Imprensa para o melhor disco.

slide13

Zeca Afonso

O seu livro “Cantar de Novo” e o álbum “Traz outro amigo também” (gravado em Londres) foram lançados em 1970.

Em Dezembro do mesmo ano é editado o álbum “Cantigas de Maio” (gravado em Paris) e o cantor recebe pela terceira vez o prémio da Casa da Imprensa já em 1972.

slide14

Zeca Afonso

É eleito “Rei da rádio” em 1972 pelos leitores do Diário de Lisboa. Em Madrid aproveita para gravar o álbum “Eu vou ser como a toupeira”.

Também vê o livro “José Afonso” ser editado. Ao mesmo tempo, começa a dedicar-se ao canto, e apoia várias instituições populares, enquanto continua a sua carreira política na Liga de Unidade e Acção Revolucionária.

slide15

Zeca Afonso

Em Abril de 1973 é levado preso para Caxias durante vinte dias pela PIDE/DGS devido aos contactos que mantém com a Liga Unitária de Acção Revolucionária e o Partido Comunista Português.

Durante o Natal desse ano, gravou o álbum “Venham mais cinco” com a especial participação de José Mário que se encontrava exilado em Paris.

slide16

Zeca Afonso

A 29 de Março de 1974, realiza-se um espetáculo intitulado “Canto Livre” onde actua Zeca Afonso juntamente com outros cantores. A assistir ao concerto estavam os oficiais do MFA (Movimento das Forças Armadas).

Escolheram nesse momento a senha que usariam para o arranque do movimento militar.

O álbum “Coro dos Tribunais” é editado nesta altura.

slide17

Zeca Afonso

Em 1976, Zeca Afonso edita o álbum “Cantigas do Maio” para além de receber o Prémio Alemão do Disco, pela Academia Fonográfica Alemã. O álbum “Enquanto há força” é editado em 1978;

O álbum “Fura fura” é editado em 1979; o álbum “Fados de Coimbra e outras canções” é gravado em 1981.

slide18

Zeca Afonso

Em Janeiro de 1983 faz uma atuação em Lisboa, no Coliseu dos Recreios e em Dezembro é editado o álbum “Como se fora seu filho”.

O álbum “Galinhas do mato” é lançado em 1985 mas Zeca Afonso já não é capaz de cantar os temas todos, sendo assim substituído por vários cantores como Janita Salomé e Luís Represas.

slide19

Zeca Afonso

No dia 23 de Fevereiro do mesmo ano (1985), às 03:00, é declarada a morte de Zeca Afonso, com apenas 57 anos, em Setúbal, no Hospital de São Bernardo.

Em 1996 é reeditado um cd com toda a obra de José Afonso coordenado por José Niza.

slide20

Zeca Afonso

Em Fevereiro de 1997 é inaugurado um monumento a Zeca Afonso na Baixa da Banheira.

Também em sua homenagem, são inaugurados monumentos ao cantor e compositor em Grândola e na Amadora.

slide21

Web Grafia

Google

www.dailymotion.com

www.avezdopeao.blogspotpt

www.pt.scrib.com

www.alfarrabio.di.uminho.pt

www.vidaslusofonas.pt