1 / 26

AULA TÉCNICA 23 2007

AULA TÉCNICA 23 2007. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+. VALORES. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC. NO SITE DA UMEC , VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E

wilona
Download Presentation

AULA TÉCNICA 23 2007

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA TÉCNICA 232007 INSTRUTOR: SCOPINO

  2. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ VALORES SCOPINO TREINAMENTOS

  3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

  4. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

  5. Já tivemos aula com os códigos de falhas no sistema de injeção eletrônica CSFI OBD1+. Agora veremos: VALORES CSFI / OBD 1+

  6. DIAGRAMAÇÃO VÁLVULA EGR DETONAÇÃO E C U CSFI OBD 1+ LÂMPADA DE DIAGNOSE TEMP. ÁGUA 06 INJETORES TEMP. AR BOBINA MAP ROTAÇÃO CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA ATUADOR DE M. LENTA VSS - VELOCIDADE RELÉ BOMBA SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD SENSOR DE FASE

  7. REPRESENTAÇÃO DOS CONECTORES DA ECU CADA CONECTOR POSSUE 32 PINOS

  8. OS VALORES NO SISTEMA CSFI OBD1+ TEMOS OS TESTES QUE IDENTIFICAM AS REAIS POSSIBILIDADES PARA SE ENCONTRAR DETERMINADA FALHA. COM OS VALORES DESCRITOS NESTA AULA, SERÁ POSSÍVEL MEDIR E ANALISAR, COM FERRAMENTAS BÁSICAS COMO O MULTÍMETRO, ESSES COMPONENTES.

  9. ATERRAMENTO

  10. ATERRAMENTO LOCALIZADOS EM DIVERSOS PONTOS, POR QUESTÃO DE SEGURANÇA E CONFIABILIDADE DO SISTEMA, OS PONTOS DE ATERRAMENTOS DEVEM SER VERIFICADOS E ANALISADOS, MESMO PORQUE SÃO DEFEITOS QUE NÃO APARECEM EM CÓDIGOS DE FALHAS E SÃO INTERMITENTES QUANDO MEDIDOS.

  11. LOCAIS NO SISTEMA CSFI OBD 1+, TEMOS OS SEGUINTES PONTOS DE ATERRAMENTO: .G103; G104; G105; G106; G107; .G108; G109; G110; G400 CADA PONTO DE ATERRAMENTO ESTÁ LIGADO A UM OU MAIS SUB-SISTEMAS.

  12. G103 LOCALIZADO JUNTO A CAIXA DE VENTILAÇÃO INTERNA, COM ACESSO PELO COMPARTIMENTO DO MOTOR, ESTÁ PRÓXIMO À CHURRASQUEIRA DE ENTRADA DE AR. É UM PONTO DE ATERRAMENTO QUE ESTÁ LIGADO À ECU E AO SENSOR MAF.

  13. G104, G105, G106, G107 E G108 ESTÃO FIXOS NA LATERAIS DIREITA E ESQUERDA DO BLOCO DO MOTOR, É DE GRANDE CAPACIDADE PARA SUPORTAR MUITA CORRENTE ELÉTRICA, PRINCIPALMENTE PELO MOTOR DE ARRANQUE, E TAMBÉM SERVEM PARA ATERRAR OS DEMAIS COMPONENTES LIGADOS AO MOTOR, COMO AS SONDAS DE OXIGÊNIO.

  14. ECU E ATERRAMENTOS

  15. G109 ESTÁ FIXO NA CARROÇARIA DO VEÍCULO, LIGADO TAMBÉM À BATERIA, NO BORNE NEGATIVO. É O RESPONSÁVEL POR ATERRAR TODA A LATARIA DO VEÍCULO, E EM CASOS DE MAL CONTATO, AFETA LUMINOSIDADE DE PAINEL E FARÓIS E FUNCIONAMENTO DA BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL.

  16. MAIS LOCAIS .G110 FIXADO NA EXTREMIDADE ANTERIOR DO CHASSIS .G400 FIXADO NA TRAVESSA POSTERIOR ESQUERDA DO CHASSIS, É O PONTO DE ATERRAMENTO DA BOMBA ELÉTRICA À CARROÇARIA, E QUE SOFRE QUEBRA NA REMOÇÃO DO TANQUE.

  17. CAIXA DE DERIVAÇÃO POSITIVA .CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO + É UMA CAIXA DE DERIVAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE POSITIVO (TENSÃO DA BATERIA), QUE ESTÁ LOCALIZADA NA PARTE INTERNA DO PÁRALAMA DAINTEIRO ESQUERDO. ATENÇÃO À OXIDAÇÃO E PORCAS SOLTAS NESTE PONTO.

  18. VALORES IDEAIS A TABELA A SEGUIR, SERVE COMO INDICADOR DE VALORES IDEAIS DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA, E QUE FACILITAM O DIGNÓSTICO RÁPIDO DE FALHAS. ALGUNS VALORES, SÃO INCLUSIVE EM TESTE DINÂMICO, OU SEJA COM O MOTOR FUNCIONANDO E AQUECIDO.

  19. CONECTOR DE DIAGNOSE

  20. VALORES IDEAIS-MOTOR FUNC.

  21. REFERÊNCIA SENSOR MAP NOS VALORES DO SENSOR MAP O FATOR PRESSÃO ATMOSFÉRICA ALTERA AS RESPOSTAS OBTIDAS NO TESTE, SENDO QUE A DIFERENÇA NO PRIMIERO VALOR AINDA SEM DEPRESSÃO DEVE SER CONSIDERADO E SUBTRAÍDO EM TODOS OS DEMAIS VALORES DA TABELA DA AULA DE SENSORES.

  22. O BLOCO V6

  23. PERGUNTA PODE SER UTILIZADA UMA LÂMPADA DE TESTE PARA CONFIRMAR OS PONTOS DE ATERRAMENTO ?

  24. RESPOSTA NÃO SÓ PODE, COMO É RECOMENDÁVEL, POIS SE FOR TESTADO COM MULTÍMETRO OU CANETA DE POLARIDADE, NÃO ESTÁ SENDO FORÇADO UM CONSUMO, E PODE SER INDICADO COMO BOM. AO SE UTILIZAR A LÂMPADA DE TESTE, É FORÇADO UMA PASSAGEM DE MAIOR CORRENTE ELÉTRICA E SE CONFIRMA O TESTE.

  25. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 25 “NOVA AULA” CELTA FLEXInstrutor Scopino

  26. E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

More Related