1 / 15

IHC Projetos de interação e Interface

IHC Projetos de interação e Interface. Alunos: Fábio Leandro Flávio Andrei Sistemas de Informação 5º período/ 2011. Prof.: Rogério Rocha. Interação e Interface.

Download Presentation

IHC Projetos de interação e Interface

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IHCProjetos de interação e Interface Alunos: Fábio Leandro Flávio Andrei Sistemas de Informação 5º período/ 2011 Prof.: Rogério Rocha

  2. Interação e Interface INTERAÇÃO: Enfoque mais amplo com novos campos de estudo envolvendo a comunicação entre usuários e computadores ou outros tipos de produtos. INTERFACE: Termo pioneiro que estabelece o conceito de ponto de interação entre um computador e outra entidade.

  3. O projeto de interação oferece a um determinado produto todo um sistema de uso para suas funcionalidades.

  4. Não importa a quantidade de elementos de interface de entrada ou saída utilizados. O importante é projetar os processos de troca de informação com o usuário de forma mais amigável possível. A facilidade de uso é a base do princípio de usabilidade.

  5. O PIU (Projeto de Interação com o Usuário), envolve uma série de processos e instrumentos relacionados a forma como o usuário irá se comportar quando estiver utilizando o sistema. Características-chave no PIU: • Usuários envolvidos no desenvolvimento do projeto; • Identificação ou especificação de metas de usabilidade no início do projeto; • Complementação e iteração (repetição) nas atividades básicas com ênfase nos processos de avaliação.

  6. Rotinas básicas PIU • Identificar necessidades e estabelecer requisitos; • Desenvolver projetos alternativos que vão de encontro aos requisitos; • Construir versões interativas de maneira que possam ser comunicadas e analisadas; • Avaliar o que está sendo construído e medir sua aceitabilidade. (Preeceetal, 2005)

  7. Testes de qualidade • O objetivo é verificar se o resultado satisfaz o usuário, se foram solucionadas todas as demandas e se existem falhas. • Utilizam-se de ferramentas e artefatos com o propósito de documentar/ controlar ocorrências e bugs. • Existem vários tipos de testes, dentre eles: Funcionais, interface, performance, fluxo negativo, caixa-preta, caixa-branca...

  8. Esquema simples dos processos de qualidade

  9. O que é o MPS.BR? • O MPS.BR é um programa para Melhoria de Processo de Software Brasileiro dividido em vários níveis (letras). • Compatibilidade com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente. • Isto faz com que o trabalho nas empresas (fábricas de software) que buscam melhoria via MPS.BR seja cada vez mais orientado a projetos (papéis).

  10. Avaliação de interação (Benchmark) • Uma diferença entre os sistemas operacionais mais utilizados está no modo como o usuário interage com eles.

  11. WINDOWS VISTA AERO VS LINUX UBUNTU BERYL • Vídeo ilustrativo sobre as funcionalidades dos sistemas operacionais em questão: http://www.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ

  12. O Windows Aero já está habilitado por padrão no windows vista e 7 (Seven), não sendo necessário baixá-lo a parte. • O Beryl, hoje se chama Compiz –Fusion e também já está instalado por padrão no Ubuntu.

  13. Conclusão O Projeto de interação com o usuário deve existir principalmente para aumentar as chances de sucesso em um projeto, visto que a agilidade nos processos organizacionais e garantia de qualidade se mostram pontos de importância e presentes em um ambiente tecnológico altamente competitivo. A facilidade de interação no manuseio de um artefato está diretamente ligada ao bom PIU e atenção aqueles que irão utilizá-los (usuários, clientes).

  14. Referências Vídeo: WINDOWS VISTA AERO VS LINUX UBUNTU BERYL Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ > Acessado em: 18/03/2011 Disponível em: http://testesdesoftware.blogspot.com/2009/09/tipos-de-teste.html> Acessado em: 18/03/2011 Disponível em: <http://www.ibqts.com.br/ > Acessado em: 18/03/2011 Artigo: A qualidade de software vai além de testes: Disponível em: <http://www.afrac.com.br/si/site/1647> Acessado em: 19/03/2011 Materiais de aula do professor Rogério.

More Related