slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
SOM PowerPoint Presentation
Download Presentation
SOM

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 13

SOM - PowerPoint PPT Presentation


  • 125 Views
  • Uploaded on

SOM. O som existe apenas quando determinados tipos de perturbações no meio físico agem sobre o sistema auditivo, desencadeando um complexo processo perceptivo, com diversos estágios que vão do ouvido externo ao cérebro. O processo de produção sonora engloba três elementos:.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'SOM' - wauna


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2
SOM

O som existe apenas quando determinados tipos de perturbações no meio físico agem sobre o sistema auditivo, desencadeando um complexo processo perceptivo, com diversos estágios que vão do ouvido externo ao cérebro.

o processo de produ o sonora engloba tr s elementos
O processo de produção sonora engloba três elementos:
  • a) Fonte Geradora: pode ser um instrumento musical, um motor ruidoso, a voz humana, etc.
  • b) Meio Propagador: é o suporte que possibilita a propagação das ondas sonoras. Em principio, qualquer material elástico (ar, água, metais, madeiras, etc.) está apto a permitir a propagação de ondas sonoras;
  • c) Receptor: é o sistema que recebe e decodifica o estímulo proporcionadopela onda. Pode ser representado pelo sistema auditivo, ou outros meios de captação e registro sonoro como microfones e gravadores.
slide5
SOM
  • Um som, seja ele musical ou não, é produzido por algum objeto em vibração (como uma corda de violão, por exemplo) e que, portanto, faz o ar em torno dele vibrar também na mesma freqüência. A movimentação do ar faz com que sua pressão aumente ou diminua levemente, conforme ele se desloca para frente ou para trás
sons regulares e irregulares
Sons regulares e irregulares
  • A vibração regular produz sons de altura definida, chamados sons musicais ou notas musicais;
  • A vibração irregular produz sons de altura indefinida, chamados de ruídos ou barulhos. Por exemplo, som de avião, de automóvel, de uma explosão, etc.
slide7

Para que possamos perceber o som é necessário que as variações de pressão que chegam aos nossos ouvidos estejam dentro de certos limites de rapidez e intensidade. Se essas variações ocorrem entre 20 e 20.000 vezes por segundo esse som e potencialmente audível.

propriedades do som
Propriedades do som
  • Na escrita musical, as seguintes propriedades do som podem ser representadas musicalmente:
  • Altura
  • Intensidade
  • Duração
  • Timbre
propriedades do som1
Propriedades do som
  • ALTURA: determinada pela frequência das vibrações, isto é, de sua velocidade. É medida em Hertz (Hz). Uma frequência baixa origina um som grave, e uma frequência alta, um som agudo. Representamos graficamente esta propriedade através da posição das notas musicais – dó, ré, mi, fá, sol, lá e si – numa pauta.
propriedades do som2
Propriedades do som
  • INTENSIDADE: depende da amplitude das variações de pressão do ar no ouvido, tornando um som forte ou fraco. É o grau de volume sonoro, que é medido em decibel (dB). Na música utilizamos sinais específicos que determinam a dinâmicade um trecho a ser tocado.
propriedades do som3
Propriedades do som
  • DURAÇÃO: é determinado pelo tempo de emissão das vibrações, diferenciando um som curto de um som longo. A duração de um som pode ser medida em segundos (s), mas musicalmente utilizamos figuras que indicam a duração rítmica de uma nota. O andamento de uma música (velocidade) também pode ser representado por b.p.m (batidas por minuto).
propriedades do som4
Propriedades do som
  • TIMBRE: o timbre é a “cor do som” de cada fonte sonora, instrumento musical ou voz humana. Característica que nos permite diferenciar o som de uma flauta de um som emitido por uma guitarra elétrica, por exemplo. É constituído por sons harmônicos, que soam simultâneamente ao “som” fundamental.