320 likes | 521 Views
SÃO JOÃO. Escutem só essa história minha gente! Porque é boa demais. Nós vamos saber agora, a história dos arraiais. O que acontece no São João, esse festejo danado de bão. Então se acomodem e prestem atenção. Quem se levantar e não escutar vai perder esse arraiá!.
E N D
Escutem só essa história minha gente! Porque é boa demais. Nós vamos saber agora, a história dos arraiais. O que acontece no São João, esse festejo danado de bão. Então se acomodem e prestem atenção. Quem se levantar e não escutar vai perder esse arraiá!
Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas acontecem em todo o mês de junho e são especialmente em homenagem a São João. Em São Luís festejamos São Marçal DIA 30/06
O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas e os balões. mas soltar balões é muito perigoso pois podem causar queimadas e incêndios é proibido viu turminha.
BRINCADEIRAS Quem é que não gosta de corrida de saco, tiro ao alvo com bolinha de meia, pescaria, pau de sebo e corrida com ovo na colher? E ainda tem a brincadeira da cadeia. E você conhece alguma brincadeira do período junino???
DANÇA PORTUGUESA A Dança Portuguesa é uma das heranças deixadas pelos nossos colonizadores. Trajando roupas típicas de Portugal – com muitos bordados, com destaque às meias brancas e aos lenços nas mulheres, e chapéus e luvas nos homens. Os pares dançam ao som de fados e viras. Um casal à frente comanda os passos. A Dança Portuguesa é hoje uma das que mais representantes têm no Maranhão.
QUADRILHA No inverso da seriedade da Dança Portuguesa há a irreverência das Quadrilhas. Dança de salão francesa que fez grande sucesso no século XIX, a Quadrilha é hoje uma das atrações que já virou tradição nos arraiais. Os pares seguem uma coreografia, onde os integrantes fazem evoluções e sempre voltam aos parceiros de origem. Para dar um toque animado, foi incorporado à dança um casamento caipira, com direito a noivos, convidados e o padre, todos devidamente caracterizados. .
Dança do Boiadeiro O homem do campo, o peão das vaquejadas e o vaqueiro constituem as referências básicas da dança do boiadeiro, que tem, também, componentes dos cowboys dos rodeios norte-americanos. Não tendo composições próprias, apresenta-se, inicialmente, ao som do xote, mas, com o passar do tempo, adotou as músicas sertanejas e ‘country’ nacional como bases para suas coreografias bem ritmadas.
Dança do Coco A Dança do Coco é originada em rodas de quebradeiras e considerada uma das manifestações típicas do folclore maranhense, presente durante os festejos juninos. Também dançada em pares, sua coreografia é simples e a movimentação permite aos brincantes se posicionarem ora frente a frente, ora de costa. A indumentária típica da brincadeira é semelhante às da Quadrilha. Os adereços que diferem o Coco em relação às outras danças de rodas são o cofo e a machadinha.
Cacuriá Surgida a partir do Carimbó das Caixeiras, promovido após a derrubada do mastro do Divino, ela traz no nome uma palavra sem origem definida pela língua portuguesa. A dança virou tradição entre as festas juninas do estado. Com liberdade e descontração, as caixeiras cantam as ladainhas em ritmo acelerado. Os homens também participam da brincadeira marcada pela dança, versos, piadas e coreografias.
BUMBA MEU BOI O bumba-meu-boi é a mais conhecida brincadeira dos festejos juninos no Maranhão. É representado em suas cinco manifestações, conhecidas como ‘sotaques’. O ‘sotaque’ é o termo usado pelos maranhenses, para designar o estilo de cada grupo. Esses são os sotaques: Matraca, Zabumba, Costa de mão, Orquestra e Baixada.
E ainda tem muito forró, tem sanfona e tem alegria todo dia! O São João é a festa mais bonita do ano. Tudo enfeitado, tudo animado!