grupo de teatro lume
Download
Skip this Video
Download Presentation
Grupo de Teatro LUME

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 25

Grupo de Teatro LUME - PowerPoint PPT Presentation


  • 138 Views
  • Uploaded on

Universidade Federal de Pelotas CA - Centro de Artes Curso de Teatro – Licenciatura História do Teatro Brasileiro II Ministrante: Marina de Oliveira. Grupo de Teatro LUME. Acadêmicos: Dionata Lopes Nailê Machado. O Grupo. Fundado em 1985, por Luís Otávio Burnier,

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Grupo de Teatro LUME' - uzuri


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
grupo de teatro lume
Universidade Federal de PelotasCA - Centro de ArtesCurso de Teatro – Licenciatura História do Teatro Brasileiro IIMinistrante: Marina de Oliveira

Grupo de Teatro

LUME

Acadêmicos:

Dionata Lopes

Nailê Machado

o grupo
O Grupo

Fundado em 1985, por

Luís Otávio Burnier,

Carlos Simioni e Denise Garcia,

o LUME é conhecido em 26 países

e considerado um dos mais importantes centros de pesquisa

teatral do Brasil, com reconhecimento internacional. *Como núcleo artístico e pedagógico vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalha na elaboração de novas possibilidades expressivas corpóreas e vocais de atuação, redimensionando o teatro enquanto ofício e poética.*Há 26 anos, o grupo formado por sete atores difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações de trabalho e projetos de intercâmbio, e constrói espetáculos que quebram as formas convencionais de relação com o público.

funda o do lume
Fundação do LUME
  • Durante um curso intensivo que Burnier foi ministrar na Escola de Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro,  ele conheceu Carlos Simioni, um jovem ator premiado em Curitiba, que se mudou para Campinas a fim de participar da fundação do LUME.
  • Em um salão paroquial da Vila Santa Isabel, os dois deram início aos treinamentos desenvolvidos e transmitidos até hoje pelo LUME, como a Dança Pessoal e o Treinamentos Energético e Técnico do Ator.
  • Em 1985, junto de Simioni e da musicista Denise Garcia, Burnier funda oficialmente o LUME, que inicialmente designava Laboratório Unicamp de Movimento e Expressão.  O primeiro resultado da pesquisa da Dança Pessoal é o espetáculo “Kelbilim – o Cão da Divindade”, solo de Simioni, com direção de Burnier e direção musical de Denise Garcia. Três anos depois, também passa a fazer parte do LUME o ator Ricardo Puccetti.
  • Burnier, Simioni e Puccetti traduziram para o português os livros “A Arte Secreta do Ator” e "Além das Ilhas Flutuantes", ambos de Eugenio Barba.
  • Em 1990 e 1991, Burnier se envolve na realização das duas únicas edições do Festival Internacional de Teatro de Campinas, que reuniu espetáculos, pesquisas, ensino e trouxe mestres internacionais para Campinas.
slide4
Em 1993, após seis meses de treinamentos diários com o LUME, uma turma de 11 formandos em Artes Cênicas na UNICAMP viaja para várias partes do Brasil a fim de realizar pesquisas para um espetáculo: Ana Cristina Colla, Ana Elvira Wuo, Andréa Ghilardi, Fábio Leirias, Fátima Cristina Moniz, Gabriel Braga Nunes, Jesser de Souza, KatherineNakadChuffi, Marli Marques, Raquel ScottiHirson e Renato Ferracini.Em novembro de 1993, os formandos montam “TaucoauaaPanhé Mondo Pé”, dentro da técnica da Mímesis Corpórea, com histórias e matrizes corporais de moradores da Amazônia, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo.
  • A experiência deixou marcas profundas nos atores e, em 1995, alguns deles decidem fazer parte definitivamente do LUME: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel ScottiHirson e Renato Ferracini – as atrizes Ana Elvira Wuo e Luciene Domeniconi ficaram até 1997.
  • Em 1994, Burnier defendeu a tese de doutorado “A Arte  de Ator – da Técnica à Representação”, pela Faculdade de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). A tese reuniu experiências e reflexões desenvolvidas nos primeiros 10 anos do LUME e foi publicada em livro em 2001 (com reedição em 2009), tornando-se referência entre atores e estudantes de teatro, e dança.
  • Em 13 de fevereiro de 1995, Burnier morre aos 38 anos de idade, de infecção generalizada. Seu pai escreveu: “Luís Otávio tinha completado o seu ciclo! A vida nossa não é senão o lapso de tempo que nos é dado para depositarmos o nosso dom. O meu Luís o fez, e com que desprendimento e generosidade, na alegria e na singeleza”.
luiz ot vio burnier
Luiz Otávio Burnier

“Às vezes a luz pode estar em um detalhe que de tão pequeno nos escapa desapercebido. Qualquer feixe de luz deve ser seguido, e se for falso, ilusão, voltamos ao ponto de partida. E isto deve ser feito repetidas vezes, até se encontrar algo significante, um lume que guie.”

slide6
SEDE DO LUME TEATRO:

Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa

Isabel, Barão Geraldo, Campinas - SP

atores do lume
Atores do LUME

Atualmente o LUME conta com 7 atores fixos:

ANA CRISTINA COLLA

CARLOS SIMIONI

JESSER DE SOUZA

slide8
NAOMI SILMAN

RENATO FERRACINI

RAQUEL SCOTTI HIRSON

RICARDO PUCCETTI

o ser ator
O ser Ator

“... Trabalhar o ator é, sobretudo e antes de mais nada, preparar seu corpo não para que ele diga, mas para que ele permita dizer. A arte de ator é uma viagem para dentro de nós mesmos, um reatar contato com recantos secretos, esquecidos, com a memória. A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço, acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator quanto para o espectador.” 

Luís Otávio Burnier

demonstra es t cnicas
Demonstrações Técnicas

A demonstração técnica possibilita a visualização de alguns caminhos percorridos pelos atores do LUME: sua preparação, a busca de uma técnica pessoal e a construção da obra teatral. Ela revela ao público o que está oculto no trabalho do ator.

demonstra es t cnicas1
Demonstrações Técnicas
  • 1. Anjos Ridículos (o clown e seus elementos)Ator: Ricardo PuccettiMostra os aspectos básicos do processo de construção do clown pessoal: os elementos técnicos, as ações físicas, a relação com o público, o ritmo, o uso do figurino e a construção de gags.
  • 2. Prisão para a Liberdade (elaboração de uma técnica pessoal e sua aplicação num espetáculo teatral)Ator: Carlos SimioniDemonstra o percurso do ator junto ao LUME. Aborda o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal do ator, o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação; e a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas.
  • 3. A Voz do AtorAtor: Carlos SimioniO universo vocal do ator: o treinamento e a descoberta da voz; as dinâmicas da voz no tempo e no espaço; a transposição de matrizes vocais para o contexto e o texto do espetáculo.
slide12
4. O Treinamento Cotidiano do AtorParticipação : Atores-pesquisadores do LUME Demonstra os vários elementos técnicos que formam o treinamento cotidiano dos atores do LUME. Temas básicos do trabalho do ator: a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o estudo das articulações e a segmentação corporal, a energia animal e a relação entre atores.
  • 5. O Labirinto do Ator(construção da Dança Pessoal e a transposição para um espetáculo)Ator: Ricardo PuccettiMostra o processo de elaboração e codificação de uma técnica pessoal de representação a partir do que chamamos Dança Pessoal e sua utilização na montagem do espetáculo “Cnossos”.
  • 6. Mímesis Corpórea e a Poesia do CotidianoAtores: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel ScottiHirson e Renato FerraciniUma aula espetáculo que apresenta o processo de criação do LUME Teatro a partir da Mímesis Corpórea, que consiste na codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator através de sua observação e posterior imitação. A maneira como este material é transposto para a cena também é abordada.
slide13
7. Não Tem Flor QuadradaAtriz: Naomi SilmanDemonstração técnica da atriz-pesquisadora, Naomi Silman para comemorar 10 anos de atividade dentro do LUME Teatro, o aprendizado da técnica de treinamento, sua apropriação e seu desenvolvimento.Nesta demonstração, veremos a trajetória da atriz na criação de uma técnica pessoal de representação. Um confronto intransferível do ator consigo mesmo, no âmbito de suas específicas dificuldades e facilidades com o trabalho prático. O contato com vários elementos e princípios técnicos do treinamento corpóreo. A criação de repertórios de matrizes corporais, vocais, e sensoriais e em seguida, o trabalho de improvisação e criação para a cena.
  • 8.Um Mergulho nas Máscaras – Construção de um palhaço

A demonstração é resultado da pesquisa do LUME em torno do palhaço e do sentido cômico do corpo e do intercâmbio com Sue Morrison, diretora artística do TheatreResource Centre, em Toronto (Canadá). Mostra os aspectos básicos do processo de construção do palhaço por meio do trabalho desenvolvido por Morrison – que dirigiu o espetáculo O NÃO-LUGAR DE ÁGADA TCHAINIK, solo de Naomi Silman, e é conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do palhaço sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.

espet culos em cartaz
Espetáculos em cartaz:
  • Café com Queijo
  • Cnossos
  • Cravo, Lírio e Rosa
  • Kavka – Agarrado num traço a lápis
  • Kelbilim, O Cão da Divindade
  • La Scarpetta
  • O Não-Lugar de AgadaTchainik
  • O que seria de nós sem as coisas que não existem
  • Parada de Rua
  • Shi-Zen, 7 Cuias
  • Sonho de Ícaro
  • Sopro
  • Um Dia...
  • Você
cursos
Cursos
  • Treinamento Técnico para Ator
  • No Labirinto da Paixão - Uma experiência do grupo Ponte dos Ventos
  • Corpo como Fronteira e Conceituações sobre o corpo em Arte
  • Da Ação à Cena - Da Energia à Ação, módulo II
  • Dança dos Ventos
  • Do Corpo e Da voz à Composição Cinética
  • Mímesis Corpórea - um ponto de partida
  • O Corpo da Voz
  • Dudendance - physicalmanipulation workshop (Escócia)
  • O Ator na Rua 2
projetos
Projetos

CASA LUME :

A ITINERÂNCIA DE UMA TRADIÇÃO

A CASA LUME é um projeto de residência teatral itinerante do LUME TEATRO baseado em algumas linhas bem precisas: mostra de obras teatrais, atividades de formação, intercâmbios com artistas e grupos locais e a busca por diferentes tipos de públicos.

slide20
| |
  • OFICINA-MONTAGEM CORTEJO ABRE-ALAS

O Cortejo Abre-Alas é resultado da oficina-montagem ministrada pelo ator Ricardo Puccetti, que envolve cerca de 80 artistas e profissionais de várias áreas – atores, bailarinos, artistas circenses, músicos, figurinistas, cenotécnicos, esportistas – que, juntos, incorporam elementos do tempo e do espaço da rua às cenas construídas para a intervenção

publica es
Publicações

CAFÉ COM QUEIJO: CORPOS EM CRIAÇÃORenato Ferracini2006 - Editora Hucitec

CORPOS EM FUGA, CORPOS EM ARTERenato Ferracini2006 - Editora Hucitec

DA MINHA JANELA VEJO... RELATO DE UMA TRAJETÓRIA PESSOAL DE PESQUISA NO LUMEAna Cristina Colla2006 - Editora Hucitec

slide22
TAL QUAL APANHEI DO PÉ: UMA ATRIZ DO LUME EM PESQUISARaquel ScottiHirson2006 – Editora Hucitec

ARTE DE NÃO INTERPRETAR COMO POESIA CORPÓREA DO ATOR Renato Ferracini2003 - Editora Unicamp

A ARTE DE ATOR: DA TÉCNICA À REPRESENTAÇÃOLuís Otávio Burnier2009 (reedição) - Editora da Unicamp

equipe t cnica recente
Equipe técnica recente

COORDENADORCarlos Roberto Simioni ADMINISTRAÇÃOJosé Divino BarbosaTÉC. ADMINISTRATIVOWelson de Paula FilhoDIRETORA DE PRODUÇÃOCynthia MargarethPRODUTOR EXECUTIVOCauê GouveiaASSISTENTE DE PRODUÇÃODani ScopinCOORDENADORA TÉCNICAMaria Emilia CunhaESTAGIÁRIAEliane GasparAPOIOGiselle BastosDESIGNERS GRÁFICOSPedro CampanhaLuiz VallsASSESSORIA DE IMPRENSACarlota Cafiero

refer ncias
Referências:
  • http://www.lumeteatro.com.br/
  • http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=sede+lume+teatro+foto&gs_sm=e&gs_upl=3068l3345l1l3607l2l2l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1280&bih=610&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi
ad