textos narrativos ficcionais e textos po ticos michele picolo n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo PowerPoint Presentation
Download Presentation
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 20

Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo - PowerPoint PPT Presentation


  • 202 Views
  • Uploaded on

Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo. A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa. .

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo' - urbano


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2

A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa.

slide3

Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos. Os textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, organizados em frases, parágrafos, capítulos, partes etc.

slide5

O gênero lírico se faz, na maioria das vezes, em versos e explora a musicalidade das palavras.O narrativo e o dramático — também podem ser escritos nessa forma, embora modernamente prefira-se a prosa.

slide7

Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais.Os não-ficcionais baseiam-se na realidade. Os ficcionais inventam um mundo, onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história.

texto narrativo ficcional

O texto narrativo ficcional é aquele em que nos é apresentada uma história imaginária como se fosse real. É um texto com história e fatos inventados, ou seja, fictícios. Não tem vinculo com a realidade. Pode ser um romance, uma ficção cientifica, um suspense.

Texto narrativo ficcional

slide9
Pode-se classificar as obras narrativas em:romances, contos,novelas,poemas épicos, crônicas,fábulas e ensaios.
quanto tem tica s narrativas podem ser hist rias policiais de amor de fic o e etc
Quanto à temática, às narrativas podem ser histórias policiais, de amor, de ficção e etc.
slide11
Todo texto que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho é classificado como narrativo
slide12

São várias as modalidades textuais pertencentes ao gênero narrativo:Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.Epopéiaou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo.

slide13

Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.

slide14

Gênero líricoNa maioria das vezes expresso pela poesia. Entretanto é de grande importância realçar que nem toda poesia pertence ao gênero lírico. Esse gênero preocupa-se principalmente com o mundo interior de quem escreve o poema, o eu-lírico.

slide15

O que é fundamental em um poema é o trabalho com as palavras, que dá margem à compreensão da emoção, dos pensamentos, sentimentos do eu-lírico e, muitas vezes, levam à reflexão.

slide16

São textos subjetivos, normalmente os pronomes e verbos estão em 1ª pessoa e a musicalidade das palavras é explorada. Olhei até ficar cansado De ver os meus olhos no espelho Chorei por ter despedaçado As flores que estão no canteiro Os pulsos e os punhos cortados E o resto do meu corpo inteiro. (Titãs)

slide17

Na poesia moderna encontram-se muitas manifestações poéticas que criticam a realidade social em que ela está inserida e onde está circulando. Um dos papéis mais importantes do poema é manter viva a experiência histórica da humanidade e registrar os preceitos das épocas que vão se transformando.

slide18
Devido a essa intensidade de expressão, as obras líricas tendem a ser breves e a acentuar o ritmo e a musicalidade da linguagem.
slide19

Pátria minha A minha pátria é como se não fosse, é íntima Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo É minha pátria. Por isso, no exílio Assistindo dormir meu filho Choro de saudades de minha pátria. Se me perguntarem o que é a minha pátria direi: Não sei. De fato, não sei Como, por que e quando a minha pátria Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água Que elaboram e liquefazem a minha mágoa Em longas lágrimas amargas. (...) (Vinicius de Moraes)