1 / 21

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA. por Letícia Boll Vargas. Redação Publicitária. A publicidade se constrói por um discurso deliberado, é um discurso de persuasão, ideal para convencer e/ou instigar pessoas a fim de que tenham uma percepção favorável de um produto/serviço/marca.

tybalt
Download Presentation

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REDAÇÃO PUBLICITÁRIA por Letícia Boll Vargas

  2. Redação Publicitária A publicidade se constrói por um discurso deliberado, é um discurso de persuasão, ideal para convencer e/ou instigar pessoas a fim de que tenham uma percepção favorável de um produto/serviço/marca. A comunicação é uma relação estabelecida pela transmissão de estímulos e provocação de respostas.O texto publicitário busca a forma mais eficaz de transportar as informações ao público-alvo.

  3. Redação Publicitária Coloca Pignatari(1970): Muitos são os exemplos que podem ser observados diariamente, mas a "tradução" operada nos textos publicitários - expressões e palavras - são das mais curiosas. Assim, sapato virou calçado, pasta de dentes virou dentrífugo ou creme dental, graxa virou pomada e reclame virou anúncio: é o que se pode chamar de styling redacional, fenômeno típico do grande consumo(...). De Carvalho (1996) diz que quando tratamos de mensagens publicitárias, falamos de manipulação. A publicidade usa recursos estilísticos e argumentativos da linguagem cotidiana para informar e manipular.

  4. Persuasão na publicidade • A historieta demonstra também que a todo instante precisamos ou somos levados a tentar convencer as outras pessoas para agirem de acordo com aquilo que queremos. Persuadir significa, pois, levar o outro a agir conforme nossa vontade. • Outro aspecto importante, que caracteriza o discurso persuasivo, é a necessidade da liberdade de expressão e de escolha, na construção de um texto persuasivo.

  5. Redação Publicitária Pode-se dizer, portanto, que a publicidade é eminentemente persuasiva, pois procura levar um interlocutor a praticar um determinado ato. O discurso publicitário quase sempre apela mais à subjetividade do que ao julgamento “frio” do público; a adesão do público-alvo ao argumento do texto publicitário é resultado de um conjunto de elementos que não depende apenas da qualidade inerente de um produto. Para a construção do discurso persuasivo, os textos publicitários utilizam-se de diferentes estratégias argumentativas.

  6. Redação Publicitária otexto estabelece uma relação entre alguém que quer vender(anunciante), alguém que quer comprar(público-alvo) e um objeto de desejo(produto). O texto publicitário é criatividade. Exige: ATENÇÃO - INFORMAÇÃO - DESEJO - APELO

  7. O texto publicitário é: Um objeto que comunica algo para alguém (prevê um enunciador e um enunciatário); Um objeto que significa algo para alguém (é uma construção intencional de significados a partir de uma cultura); Coloquial, não se prende totalmente à lingua culta, pois valoriza os usos e costumes do público-alvo; Consiso, persuasivo e informativo, e deve ser tudo isso ao mesmo tempo (a publicidade é uma mensagem de renovação, cria e exibe um mundo perfeito e ideal).

  8. Aspectos Fundamentais da mensagem: • Contextualização: encadeamento de informações e de ideias que situam o público-alvo/leitor quanto aos aspectoso internos e externos do texto. Prepara o leitor para um entendimentoo eficaz do texto.

  9. Aspectos Fundamentais da mensagem: • Referências: informações que o leitor necessita para compreender as ideias que se apresentam no texto: quem, quando, o quê, como, por quê.

  10. Aspectos Fundamentais da mensagem: • Estrutura: cada tipo de texto tem uma estrutura adequada aos seus objetivos de comunicação. Ela organiza as ideias no nível macro do texto.

  11. Aspectos Fundamentais da mensagem: • Aspectos estéticos: como o texto precisa falar por si só, o meio, onde esta inserido, cores, fotografia, espaçamento, entre outros, constituem a estética do texto. Chamam a atenção e ajudam no seu entendimento.

  12. Redação Publicitária

  13. Redação Publicitária

  14. Aspectos Estilísticos do Texto Publicitário: • OBJETIVIDADE: abordar um só tema e fazer tudo convergir para ele. As frases secundárias complementam a principal. • CONCISÃO OU SINTETIZAÇÃO: dizer o que se quer com um mínimo de palavras, usando frases sintéticas com o máximo de informação, resumindo o pensamento o máximo possível. • ADEQUAÇÃO: utilizar um repertório adequado ao do interlocutor. • ORIGINALIDADE E NOVIDADE: estabelece conexões inéditas para garantir atenção do público. • CORREÇÃO: prima pela correção gramatical, mas nada impede que se utilize nível de linguagem informal, adequado ao público-alvo. • COESÃO: ligações que se estabelecem entre os elementos da superfície textual.

  15. Aspectos Estilísticos do Texto Publicitário: • COERÊNCIA: construção de sentido da unidade textual, implica uma continuidade de sentidos entre as ideias presentes. • UNIDADE: tem coesão e coerência, forma assim um conjunto no qual todos os elementos têm função e estão inter-relacionados(harmonia). • TRATAMENTO: Distância entre o anunciante e o leitor, produto e uso (você, tu..) • PRECISÃO: Procura das palavras certas para expresar o pensamento e as ideias(informações). • CLAREZA: Exata expressão do pensamento e das ideias, permitindo fácil decodificação e facilitando a comunicação e o entendimento. • INTENCIONALIDADE: Está ligado ao objetivo de comunicação.

  16. Aspectos Estilísticos do Texto Publicitário: • SITUACIONALIDADE: refere-se ao lugar e ao momento da comunicação. • INFORMATIVIDADE: informação presente no texto. • ESTILO: identidade, características especiais do texto. • ESTRUTURA CIRCULAR: início e fim com o mesmo tema. Título - narração - provas - peroração(remetida ao título). Texto fechado evita o questionamento e objetiva o leitor a conclusões definitivas.

  17. Estruturação do texto publicitário impresso: • TEXTO VERBAL ou código lingüístico (REDATOR): título, slogan, marca, etc... Tem base nas figuras de linguagem: referencial, conotativa, emotiva, fática, poética, metalinguagem. • TEXTO NÃO-VERBAL ou código visual (DIRETOR DE ARTE): fotografia, cor, layout, etc... ou Figurtivo(ilustração/foto), Tipográfico, Cromático(cores - PB), Morfológico(layout). O texto deve ser composto por frases curtas, ordem direta (sujeito, ação e complemento) sem o uso de palavras que dificultem a leitura.

  18. Slogan: dá o fecho ao texto - conclusão ou ainda convite a ação; Sintetiza a mensagem; Deve ser memorizável pelo produto; O slogan é uma frase curta em sintonia com o universo lingüístico do produto, marca ou serviço. ALWAYS – A proteção que mexe com você. APPLE – Pense diferente. BANCO DO BRASIL – O tempo todo com você. BOMBRIL – Tem 1001 Utilidades. BRASTEMP – Não é nenhuma Brastemp. COCA-COLA – Viva o lado Coca-Cola da vida. (2006) EMBRATEL – Faz um 21. AXE - A primeiro impressão é a que fica. BAYER - Se é Bayer é bom. NESCAU - Energia que dá gosto. SBP - Terrível contra os insetos. Redação Publicitária:

More Related