1 / 51

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo: Prevenção e Combate a Incêndios - Aula 06 Prof.º Rogério Mota.

tuan
Download Presentation

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FTSTFormação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo: Prevenção e Combate a Incêndios - Aula 06 Prof.º Rogério Mota

  2. Identificar os equipamentos de combate ao fogo em GLP; Articular todas as técnicas de prevenção e combate a incêndios com vistas a avaliação de riscos e composição de plano de evacuação. Para construirmos essa competência, acessaremos as seguintes bases tecnológicas: • Prevenção de Incêndios – GLP. • Prática Interativa - Extintores; • Prática Interativa – Mangueiras; • Extintores Veiculares. COMPETÊNCIA QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO

  3. Prevenção de Incêndios - GLP Sistema de Prevenção de Incêndio

  4. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  5. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) CARACTERÍSTICAS: De fácil combustão, inodoro, não corrosivo, atóxico, não poluente; mas se inalado produz efeitos anestésicos.

  6. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  7. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  8. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  9. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  10. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  11. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  12. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  13. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) • ADQUIRA SEMPRE BOTIJÕES: • Sem danos físicos ou corrosões; • Com lacre e Etiqueta de Instruções de utilização; • Compatibilidade entre a etiqueta e o botijão; SAIBA QUE: - NENHUMA EMPRESA EXECUTA O ENCHIMENTO DE OUTRA.

  14. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) • DICAS DE SEGURANÇA: • Armazene preferencialmente o Botijão P-13 fora de casa, em local coberto e arejado; • Respeite a distância segura das instalações elétricas (1,5m); • Nunca deixe o Botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de águas ou a nível abaixo de ar condicionado.

  15. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  16. Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

  17. Prevenção de Incêndios - GLP CONDIÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA • Tubulação • Acesso à central • Instalação elétrica • Base dos recipientes • Instalação ao longo do limite de propriedade • Estado geral de conservação

  18. Prevenção de Incêndios - GLP 2.Verificar as condições de segurançaa. localização e construção da central

  19. Prevenção de Incêndios - GLP 2. Verificar as condições de segurançab. verificar as distâncias de segurança

  20. Prevenção de Incêndios - GLP 2. Verificar condições gerais de segurançac. estado de conservação dos recipientes, tubulações, registros e manômetros.

  21. Prevenção de Incêndios - GLP 2. Verificar condições gerais de segurançad. placas: “perigo-inflamável” e “proibido fumar”.

  22. Prevenção de Incêndios - GLP 2.Verificar as condições gerais de segurançae. proteção contra incêndio

  23. Prevenção de Incêndios - GLP PROTEÇÃO POR APARELHOS EXTINTORES

  24. Prevenção de Incêndios - GLP 3. Verificar condições específicas de segurançaa. cobertura da central em material incombustívelb. ventilação da centralc. afastamento mínimo até a edificação.

  25. Prevenção de Incêndios - GLP AFASTAMENTOS EM RELAÇÃO A PROJEÇÃO DA EDIFICAÇÃO

  26. Prevenção de Incêndios – Central de GLP • O abastecimento de GLP deve ser cortado conforme a necessidade

  27. Prática Interativa - Extintores Os extintores deveram ficar localizados em locais estratégicos e livres de obstrução.

  28. Prática Interativa - Extintores • Escolha o tipo de extintor adequado para o tipo de incêndio; • Remova a trava do gatilho; • Aperte o gatilho e aproxime-se do incêndio (de acordo com o alcance do jato); • Se possível, aproxime-se do incêndio em direção a favor do vento.

  29. Prática Interativa - Extintores • Dirija o jato do extintor: • à base do fogo: água • sobre as chamas: pó químico • Elimine qualquer vestígio de fogo.

  30. Prática Interativa - Mangueiras São necessárias, no mínimo, duas pessoas para manusear a mangueira de um hidrante. A mangueira deve ser acondicionada na caixa de hidrante em função do espaço disponível para manuseá-la, a fim de facilitar sua montagem para o combate ao fogo.

  31. Prática Interativa - Mangueiras *Verificar se a pressão na linha é compatível com a pressão de trabalho de mangueira. *Seguir as instruções contidas na Norma NBR 12.779 - INSPEÇÃO, MANUTENÇÃO E CUIDADOS EM MANGUEIRAS DE INCÊNDIO. *A mangueira de incêndio deve ser utilizada por pessoal treinado. *Não arrastar a mangueira sem pressão. Isso causa furos no vinco.

  32. Prática Interativa - Mangueiras *Não armazenar sob a ação direta dos raios solares e/ou vapores de produtos químicos agressivos. *Não utilizar a mangueira para nenhum outro fim (lavagem de garagens, pátios etc.) que não seja o combate a incêndio.

  33. Prática Interativa - Mangueiras *Para a sua maior segurança, não utilize as mangueiras das caixas/abrigos em treinamentos de brigadas, evitando  danos e desgastes. As mangueiras utilizadas em treinamento de brigadas devem ser mantidas somente para este fim. *Evitar a queda das uniões. *Nunca guardar a mangueira molhada após a lavagem, uso ou ensaio hidrostático.

  34. Prática Interativa – Transporte Primeiro método: A junta de união da mangueira deve estar sempre voltada para quem vai transportá-la. O bombeiro, com um dos joelhos apoiado sobre o solo, inclina o corpo para frente e segura lateralmente o rolo de mangueira com ambas das mãos.

  35. Prática Interativa - Transporte Segundo método: Nesse caso a mangueira é transportada e apoiada sobre a palma da mão, com o braço estendido próximo ao corpo, mantendo a junta de união voltada para frente e para baixo. O levantamento inicial da mangueira já aduchada, é análogo ao procedimento do primeiro método.

  36. Prática Interativa - Transporte

  37. Prática Interativa Redução: É uma peça metálica de engate rápido, utilizada para reduzir o diâmetro dos hidrantes ou mangueiras de 63mm para 38mm.

  38. Prática Interativa Derivante : Aparelho metálico com registros, introdução de 63mm e expedições de 38mm, todas de engate rápido. É utilizado no termino da linha adutora, possibilitando a armação de suas linhas de ataque, quando existe uma certa distância entre o Hidrante mais próximo e o local do incêndio.

  39. Prática Interativa Linha de Ataque: Linha Direta:

  40. Prática Interativa N.º 1 – Chefe da linha de ataque – Guia da Linha 1 metro N.º 5 – Auxiliar operador do hidrante N.º 2, 3 e 4 Auxiliar da linha de ataqueResponsáveis pela segurança da linha

  41. Extintores Veiculares 1. Posicione-se a favor do vento e aproxime-se do foco do incêndio cuidadosa e progressivamente. 2. Através de uma pequena abertura do capô do motor e com o extintor na posição vertical... 3. Acione a válvula completamente para provocar o abafamento do fogo.

  42. Extintores Veiculares 4. Movimente o jato para a esquerda e para a direita em forma de leque. 5. No caso de combustível líquido, evite atacar o fogo com pressão muito forte sobre a superfície. Assim você evita o alargamento da área de combustão. 6. No final, assegure-se de que não houve reignição.

  43. Extintores Veiculares Mensalmenteousemprequepossível, eledevedaruma “olhadinha no extintor”, verificando: Se o ponteiro de indicador de pressão não esta na FAIXA VERMELHA Se a aparência geral do extintor não apresenta sinais de ferrugem, riscos amassados etc Se as instruções de operação estão visíveis

  44. Extintores Veiculares Se o lacre de inviolabilidade permanece intacto. Se o bico da válvula permanece desobstruído. Se as datas-limite de garantia, validade da carga e teste hidrostático estão dentro do prazo.

  45. IntitutoNacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial Selos e Certificação do organismo credenciado pelo INMETRO Selo adesivo Selo adesivo Serigrafia Extintores novos Extintores de manutenção Extintores Veiculares

  46. “Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; Agora, construa os alicerces.” Para meditar: Provérbios 16:32-33

  47. ATIVIDADE 1ª) Faça uma pesquisa nas diversas fontes disponíveis, e relate como fazer manutenção, qual a melhor maneira de conservar e armazenar, os extintores, (mínimo de 10 linhas). Obs: Informe sobre todos os cuidados técnicos de conservação que devem ser adotados, antes e depois da utilização de cada item citado.

  48. ATIVIDADE 2ª) Relate sobre o funcionamento: a) De 02 (dois) itens necessários num Sistemas de Prevenção e Combate Contra Incêndios; b) 02 (dois) Meios que Retardam a Propagação do Fogo; e 02 (duas) vias de Evacuação em casos de Sinistros. Cite exemplos e envie fotos para cada caso citado. . As respostas da atividade deverão ser com um mínimo de 5 linhas para cada item citado, fonte arial, tam 12. (texto copiado da web será invalidado, assim como atividades iguais).

  49. ATIVIDADE Obrigatória colocação da fonte de pesquisa. Atividades devem ser enviadas em .doc ou .docx Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas. Prazo de entrega: até 13/04/2013 até às 23:59h

  50. ATIVIDADE • Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: • Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo • + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. • Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). • Introdução: Suas considerações sobre a atividade. • Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo • ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. • Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar • destacado do texto. • Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! • Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados • (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) • Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” • Disponível no AVA

More Related