1 / 26

A Quest o do Saber: O Conhecimento e sua Tipologia.

trapper
Download Presentation

A Quest o do Saber: O Conhecimento e sua Tipologia.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. A Questão do Saber: O Conhecimento e sua Tipologia.

    2. A Questão do Saber O Homo sapiens distingue-se dos outros seres do universo: pelo sentimento da descoberta; pela curiosidade; capacidade de conhecer o mundo em que vive e ter consciência de suas sensações e seus desejos.

    3. Não costumamos refletir sobre o que se passa a nosso redor, sendo guiados por puros automatismo. “Aprender sem pensar é simplesmente inútil” (Confúcio)

    4. Conhecimento Empírico Conhecimento proveniente da experiência do dia-a-dia, da observação dos fenômenos da natureza.

    5. Conhecimento Técnico Tecné= “saber fazer” Como “fazer” algo e os meios usados para a realização de tarefas. Sem técnica, não seria possível fazer cinema, construir pontes, realizar um jogo de futebol.

    6. Conhecimento Mítico O Mito é uma história fantástica inventanda para tentar explicar a origem do cosmos, do homem, de objetos, para entender o motivo de sentimentos e paixões.

    7. Deuses e Deusas

    8. Conhecimento Mítico O conhecimento mítico, religioso, teológico, fundamenta-se apenas no princípio da autoridade: a verdade sobre a fundação do mundo, origem e o destino do homem, bem como seu comportamento ético, teria sido revelado por entes superiores a seres privilegiados. Todas as sociedade, primitiva ou civilizada que não acreditam em seres sobrenaturais.

    9. O Conhecimento Filosófico Busca respostas para a existência, não por meio da crença transcendental, mas mediante o raciocínio lógico.

    10. Filósofos!!

    11. Conhecimento Científico Estudo da natureza física, visando à compreensão de seus fenômenos, usando métodos rigorosos de investigação.

    12. Conhecimento Científico Recentemente descobertas científicas intensificaram as discussões de ordem religiosa e ética: a inseminação artificial, a invenção da dinamite e da bomba atômica, as viagens interplanetárias, a guerra bacteriológica, o transplante de coração, a pílula contraceptiva e abortiva, a clonagem de animais etc....

    13. BOMBA ATôMICA Seis de agosto de 1945, 8h45 no horário do Japão. Hiroxima e o mundo conheceram o poder de destruição da mais terrível criação da tecnologia: a bomba atômica.

    14. A Ciência seria capaz de resolver todos problemas sociais???

    15. O Conhecimento Artístico Forma de conhecimento da realidade. O que irmana todas as artes é o recurso a ficção: imaginário, fantasioso.

    16. A Arte “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que Chega a fingir que é dor A dor que deveras sente,” Fernando Pessoa

    17. Arte X Ciência O que diferencia a aprendizagem científica da artística é apenas o meio utilizado: Conhecimento científico: observação e comprovação. Conhecimento artístico: fantasia e imaginação.

    18. Interação do Conhecimento O saber não é se não adquire por compartimentos estanques, conforme uma rígida ordem de sucessão. Apenas de forma geral pode-se dizer que a Era Antiga se caracterizou pelo saber mítico e artístico, enquanto a Era Moderna aprimorou o conhecimento filosófico e científico.

    19. Tipologia TIPO DE CONHECIMENTO GENÉRICO EMPÍRICO TÉCNICO MÍTICO FILOSÓFICO CIENTÍFICO ARTÍSTICO MEIO UTILIZADO REFLEXÃO EXPERIÊNCIA APRENDIZAGEM CRENÇA RAZÃO EXPERIMENTAÇÃO FANTASIA

    20. O que é Ciência?? Saber, Conhecer! A ciência assume definições variadas. Mas existem características e exigências comuns: a) é racional; b) é coerente; C) é representação do real; D) é questionamento do real; e) é analítica; f) exige investigação e a utilização de métodos; g) agrupa objetos da mesma espécie para o estudo; h) é comunicável.

    21. Fazer Ciência! Nunca se entra na mesma água de um rio (Heráclito). Pesquisar é construir um problema a ser investigado. Ele precisa usar: a metodologia e as técnicas para “resolver” o problema – o objeto construído. Precisa escolher o método – caminho (grego)

    25. Método É um caminho para alcançar um fim desejado. É um conjunto de tarefas lógicas, ordenadamente dispostas a serem vencidas na busca da verdade de uma ciência ou para alcançar determinado fim.

    26. Técnica “Técnica é a habilidade (competência) de executar de modo seguro, correto, hábil e perfeito alguma tarefa, atividade, arte ou profissão”.

    27. Diferença entre método e técnica Método: é “o que fazer”. Técnica: é ”o como fazer”. Exemplificando, pense em uma dona-de-casa que preparará um bolo. Para alcançar seu objetivo, é necessário uma receita do bolo, que consistirá no método (estratégia), enquanto a técnica (tática) será a arte aplicada a cada passo da receita, isto é, na ordem de colocação dos componentes, no jeito de misturar.

More Related