slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL Características Biográficas: Idade: qual a relação entre idade e desempenho? PowerPoint Presentation
Download Presentation
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL Características Biográficas: Idade: qual a relação entre idade e desempenho?

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 13

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL Características Biográficas: Idade: qual a relação entre idade e desempenho? - PowerPoint PPT Presentation


  • 359 Views
  • Uploaded on

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL Características Biográficas: Idade: qual a relação entre idade e desempenho? Sexo: homens e mulheres têm o mesmo desem- penho? Estado Civil: efeitos na produtividade? Tempo de Serviço: interferem no desempenho?. 8. 8. A C AMARU MAXIMIANO.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL Características Biográficas: Idade: qual a relação entre idade e desempenho?' - tracey


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL

  • Características Biográficas:
  • Idade: qual a relação entre idade e desempenho?
  • Sexo: homens e mulheres têm o mesmo desem- penho?
  • Estado Civil: efeitos na produtividade?
  • Tempo de Serviço: interferem no desempenho?
slide2

8

8

A C AMARU MAXIMIANO

FA USP 2000

slide5

PERSONALIDADE

  • Soma total das maneiras pelas quais um indivíduo reage e interage com os outros. (traços mensurados que uma pessoa exibe)
  • Determinantes da Personalidade
  • Hereditaridade
  • Ambiente
  • Situação : influencia o efeito das duas acima. A personalidade de um indivíduo, embora estável e constante, muda em situações diferentes.
slide6

TRAÇOS DE PERSONALIDADE

  • Características como tímido, agressivo, ambicioso, leal, reservado, dentre outras, quando exibidas num grande número de situações, são chamadas de Traços de Personalidade.
  • Principais atributos de Personalidade que influenciam o CO:
  • Lugar de Controle: percepção que o indivíduo tem da fonte de seu destino. Por ex: pessoas que acreditam controlar seu destino - INTERNAIS; ou pessoas que vêem suas vidas como controladas por forças externas - EXTERNAIS.
slide7

Maquiavelismo: (origem Niccolo Machiavelli, escreveu sobre como obter e usar o poder, séc.XVI)

Os fins justificam os meios.

Auto-estima (AE): Grau em que as pessoas gostam ou não de si mesmas. A AE está diretamente rela-cionada à expectativas para o sucesso.

AE elevada: acreditam que possuem habilidades que necessitam para o sucesso no trabalho. Assumem mais riscos; escolhem mais trabalhos não convencionais. Estão mais satisfeitos com seus trabalhos que as que possuem AE baixa.

slide8

Baixa AE: susceptíveis à influência externa, dependentes da avaliação positiva dos outros, necessitam da aprovação dos outros e se ajustam mais às crenças e comportamentos dos que respeitam.

Automonitoramento: refere-se à capacidade de um indivíduo constantemente ajustar seu comportamento a fatores situacionais externos.

Elevado automonitoramento: capazes de apresentar contradições surpreendentes entre vida pública e privada. São capazes de colocar diferentes caras para diferentes públicos. Gerentes com estas características costumam receber mais promoções.

slide9

Baixo Automonitoramento: tendem a demonstrar suas verdadeiras disposições e atitudes em cada situação. Maior coerência comportamental entre o que são e fazem.

Assumir riscos: assumir ou evitar riscos influenciam comportamentos gerenciais.

Personalidade: tipo A e tipo B

Qual é o seu tipo?

Teoria de ajuste personalidade-trabalho

slide10

Aprendizagem

Quase todo comportamento complexo é aprendido.

Def.: Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorre como resultado de experiência.

Porém , pode-se dizer que mudanças no compo-rtamento indicam que a aprendizagem aconteceu, e que a aprendizagem é uma mudança no comportamento.

Condicionamento: Clássico, Operante, Social

slide11

Condicionamento Clássico: (Ivan Pavlov) aprender uma resposta condicionada envolve a construção de uma associação entre estímulo condicionado e estímulo não condicionado.

  • Condicionamento Operante: (B.F. Skinner) o comportamento é uma função de suas conseqüências.
  • Condicionamento Social: é uma extensão do condicionamento operante, porém, trata-se de um aprendizado através tanto de observação quanto de experiência direta.
  • Modelagem de Comportamento: oferece uma abordagem lógica para atingir o comportamento desejável.
  • Reforço Positivo Punição
  • Reforço Negativo Extinção
slide12

Reforço: tanto o reforço positivo como o negativo, resultam em aprendizagem e demonstram bons resultados.

A Punição e a Extinção enfraquecem o comporta-mento e tendem a diminuir sua freqüência. Quando o comportamento não é reforçado, tende a ser extinto.

Programas de Reforço: Contínuo e Intermitente

Contínuo: reforça o comportamento desejado todas as vezes que é demonstrado. Pode chegar rápido a saturação.

Intermitente: existe um intervalo entre os reforços. Este intervalo pode ser fixo ou variável. O reforço deve ser dado com intervalo suficiente para que valha a pena repetí-lo

slide13

Percepção: efeito halo; efeito contraste; projeção; e esteriótipo.

O elo entre Percepção e Tomada de decisão Individual.

Toda decisão requer interpretação e avaliação de informação. E esse processo passa pela percepção que cada indivíduo tem sobre cada situação.