170 likes | 297 Views
EHW: Aplicações. introdução. Os pressupostos do modelo de HW são bastante restritivos: Cruzamento ao acaso. População de tamanho infinito. Sem atuação de forças evolutivas. Por que então usá-lo?. introdução.
E N D
introdução Os pressupostos do modelo de HW são bastante restritivos: • Cruzamento ao acaso. • População de tamanho infinito. • Sem atuação de forças evolutivas. Por que então usá-lo?
introdução O modelo atua como um referencial. Se a população calculada não seguir as proporções p2, 2pq e q2 quer dizer que há alguma força evolutiva atuando para mudar a proporção desses alelos. O HW separa o ciclo de vida de duas formas: gameta → zigoto e zigoto→ indivíduo.
introdução Na ausência de forças evolutivas as frequências genotípicas e gênicas são mantidas pelo mecanismo de herança mendeliana, preservando a variabilidade genética.
aplicação Há situações que cabe a aplicação do EHW: • Para calcular a frequência gênica de um alelo recessivo ou a frequência de portadores. Ex: O albinismo na população europeia é de 1/20000 pessoas. Qual a porcentagem de heterozigotos para este gene? q2=1/20000 = 0,00005 q=√0,00005 = 0,007 p+q=1 → p=1-q → p=1-0,007 = 0,993 H=2pq → 2(0,993x0,007) = 0,014 → 1,4% da população
aplicação Ex: A alcaptonúria é um distúrbio hereditário resultado de um erro inato do metabolismo, em que ocorre a perda de função de uma oxidase cujo o gene sofreu mutação. Ela é caracterizada por uma urina escura e artrite. É uma doença causada por um gene homozigoto recessivo e é encontrada na população em taxas de cerca de 1 pessoa em 1 milhão. Qual a frequência de portadores da doença, ou seja, aquelas pessoas nas quais a doença não se expressa?
especiação O que é uma espécie? Será que formam unidades com relevância biológica, discretas e reais? São divisões naturais?
especiação As espécies são as unidades reais da diversidade biológica. Mas qual os seus limites? No meio ambiente há espécies com características morfológicas, fisiológicas e ecológicas muito diferentes para relaciona-las em um único conceito.
Especiação Morfológicas
Especiação Fisiológicas: Efeito hormonal (testosterona x estrogênio)
Especiação Ecológicos Apenas as fêmeas dos mosquitos picam os animais.
Especiação Existem mais de 20 conceitos de espécies que priorizam um aspecto (ex: genética, morfologia), mas nenhum conceito que envolva tudo. DEFINIÇÃO BIOLÓGICA DE ESPÉCIE: “As espécies são grupos potencialmente intercruzantes de populações naturais que são isolados reprodutivamente (biológico) de outros grupos e que geram uma prole fértil.”
Especiação Alguns problemas no conceito biológico de espécies envolvem a mudança das espécies no tempo e espécies que não cruzam (algas, protistas e certos insetos partenogênicos).
Especiação Ordem natural: Espécie descendente Espécie ancestral Espécie descendente ANTES DEPOIS
Especiação Especiação Alopátrica: depende da diminuição do fluxo gênico – isolamento geográfico.
Especiação Especiação Simpátrica: diminuição do fluxo gênico sem que hajam barreiras geográficas. Ex: Polimorfismos que determinam o uso do habitat.
Especiação A diferença entre as espécies pode ser controlada por um conjunto de poucos genes. Há plantas que apenas dois genes separam uma espécie de outra.