1 / 17

EHW: Aplicações

EHW: Aplicações. introdução. Os pressupostos do modelo de HW são bastante restritivos: Cruzamento ao acaso. População de tamanho infinito. Sem atuação de forças evolutivas. Por que então usá-lo?. introdução.

titus
Download Presentation

EHW: Aplicações

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EHW: Aplicações

  2. introdução Os pressupostos do modelo de HW são bastante restritivos: • Cruzamento ao acaso. • População de tamanho infinito. • Sem atuação de forças evolutivas. Por que então usá-lo?

  3. introdução O modelo atua como um referencial. Se a população calculada não seguir as proporções p2, 2pq e q2 quer dizer que há alguma força evolutiva atuando para mudar a proporção desses alelos. O HW separa o ciclo de vida de duas formas: gameta → zigoto e zigoto→ indivíduo.

  4. introdução Na ausência de forças evolutivas as frequências genotípicas e gênicas são mantidas pelo mecanismo de herança mendeliana, preservando a variabilidade genética.

  5. aplicação Há situações que cabe a aplicação do EHW: • Para calcular a frequência gênica de um alelo recessivo ou a frequência de portadores. Ex: O albinismo na população europeia é de 1/20000 pessoas. Qual a porcentagem de heterozigotos para este gene? q2=1/20000 = 0,00005 q=√0,00005 = 0,007 p+q=1 → p=1-q → p=1-0,007 = 0,993 H=2pq → 2(0,993x0,007) = 0,014 → 1,4% da população

  6. aplicação Ex: A alcaptonúria é um distúrbio hereditário resultado de um erro inato do metabolismo, em que ocorre a perda de função de uma oxidase cujo o gene sofreu mutação. Ela é caracterizada por uma urina escura e artrite. É uma doença causada por um gene homozigoto recessivo e é encontrada na população em taxas de cerca de 1 pessoa em 1 milhão. Qual a frequência de portadores da doença, ou seja, aquelas pessoas nas quais a doença não se expressa?

  7. especiação O que é uma espécie? Será que formam unidades com relevância biológica, discretas e reais? São divisões naturais?

  8. especiação As espécies são as unidades reais da diversidade biológica. Mas qual os seus limites? No meio ambiente há espécies com características morfológicas, fisiológicas e ecológicas muito diferentes para relaciona-las em um único conceito.

  9. Especiação Morfológicas

  10. Especiação Fisiológicas: Efeito hormonal (testosterona x estrogênio)

  11. Especiação Ecológicos Apenas as fêmeas dos mosquitos picam os animais.

  12. Especiação Existem mais de 20 conceitos de espécies que priorizam um aspecto (ex: genética, morfologia), mas nenhum conceito que envolva tudo. DEFINIÇÃO BIOLÓGICA DE ESPÉCIE: “As espécies são grupos potencialmente intercruzantes de populações naturais que são isolados reprodutivamente (biológico) de outros grupos e que geram uma prole fértil.”

  13. Especiação Alguns problemas no conceito biológico de espécies envolvem a mudança das espécies no tempo e espécies que não cruzam (algas, protistas e certos insetos partenogênicos).

  14. Especiação Ordem natural: Espécie descendente Espécie ancestral Espécie descendente ANTES DEPOIS

  15. Especiação Especiação Alopátrica: depende da diminuição do fluxo gênico – isolamento geográfico.

  16. Especiação Especiação Simpátrica: diminuição do fluxo gênico sem que hajam barreiras geográficas. Ex: Polimorfismos que determinam o uso do habitat.

  17. Especiação A diferença entre as espécies pode ser controlada por um conjunto de poucos genes. Há plantas que apenas dois genes separam uma espécie de outra.

More Related