1 / 17

Unidade

1. A sociedade dos indivíduos. A Sociologia, assim como as demais ciências humanas, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças. Unidade. 1.

Download Presentation

Unidade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1 A sociedade dos indivíduos A Sociologia, assim como as demais ciências humanas, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças. Unidade

  2. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Indivíduos e sociedade fazem parte da mesma trama, tecida pelas relações sociais. Até que ponto a sociedade nos condiciona? Até que ponto somos livres para decidir e agir? crédito das imagens: Thinkstock/Getty Images

  3. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Entre os povos antigos, o que se valorizava era o grupo a que a pessoa pertencia, como a família ou a comunidade. A valorização do indivíduo só começou a ganhar força no século XVI, com a Reforma Protestante. Galeria Uffizi, Florença, Itália Martinho Lutero (1483-1546), teólogo alemão pioneiro da Reforma Protestante. Representação de Lucas Cranach, 1553.

  4. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Castelo de Versailles et de Trianon, Versailles, França No século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal, as ideias de indivíduo e de individualismo se firmaram. Luís XIV e membros da Academia Real de Ciências da França. Tela de Henri Testelin (1667), em que é representada a crescente autonomia do indivíduo em relação às explicações religiosas do mundo. No século XIX, a sociedade capitalista estava consolidada, e a posição do indivíduo passou a ser definida pela propriedade de bens, de dinheiro ou da própria força de trabalho.

  5. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Nossas escolhas, seus limites e repercussões A vida em sociedade é possível porque seus membros: • falam a mesma língua; • são julgados por determinadas leis; • usam a mesma moeda; • têm história e hábitos em comum. Thinkstock/Getty Images Isso lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.

  6. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo A vida do indivíduo é condicionada porpráticas sociais que existiam antes de seu nascimento e por decisões tomadas sem sua Niels Andreas/Folha Imagem participação direta, como a definição das regras de uma eleição. Dia de eleições em Canutama, no Amazonas, em 1998.

  7. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Se as circunstâncias influenciam os indivíduos, estes também interferem nas circunstâncias. Thinkstock/Getty Images A direção seguida sempre é resultado das escolhas do indivíduo.

  8. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Thinkstock/Getty Images Não existem determinismos históricos ou sociais que tornam alguns indivíduos mais “especiais” que outros, pois a história de uma sociedade é feita por todos os que nela vivem.

  9. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo A sociedade não é umbaile à fantasia, em quecada um pode mudara máscara ou a fantasiaa qualquer momento. Desde o nascimento, estamos presos às relações que foram estabelecidas antes de nós e que existem e se estruturam durante nossa vida. Norbert Elias Thinkstock/Getty Images

  10. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Das questões individuais às questões sociais Questões sociais: Corbis/Latin Stock • problemas que vão além do nosso dia a dia e estão ligados à estrutura de uma ou de várias sociedades; Fila de desempregados em Chicago, nos Estados Unidos, em 1931: reflexo da depressão financeira desencadeada pela quebra da Bolsa de Nova York.

  11. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo • situações que afetam o cotidiano das pessoas, desde problemas locais até acontecimentos que atingem a maioria dos países. Sean Adair/Reuters/Lati Sstock Ataque às Torres Gêmeas em Nova York no dia 11 de setembro de 2011.

  12. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Se numa cidade de 100 mil habitantes poucos indivíduos estão sem trabalho, há um problema pessoal que pode ser resolvido tratando as habilidades e potencialidades de cada um. Thinkstock/Getty Images

  13. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Entretanto, se em um país com 50 milhões de trabalhadores, 5 milhões não encontram emprego, a questão passa a ser social e não pode ser resolvida como um problema individual. Reprodução Charles Wright Mills, A imaginação sociológica (1959).

  14. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Concluindo: • Acontecimentos independentes de nossa vontade nos atingem. Thinkstock/Getty Images • Há situações que afetam as relações políticas, econômicas e financeiras de todos os países, e também alcançam os indivíduos.

  15. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Thinkstock/Getty Images • Tomar uma decisão é algo individual e social ao mesmo tempo, sendo impossível separar esses planos.

  16. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo Exercícios 1. Você conhece os símbolos abaixo? O que eles significam? Relacione-os com a citação a seguir. Reprodução Thinkstock/Getty Images O fundamental é entender que o individual – o que é de cada um – e o comum – o que é compartilhado por todos – não estão separados [...] Nelson Dacio Tomazi

  17. 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo 2. Dê um exemplo de algo relacionado a sua vida que justifique esta declaração: A sociedade não é um baile à fantasia, em que cada um pode mudar a máscara ou a fantasia a qualquer momento. Desde o nascimento, estamos presos às relações que foram estabelecidas antes de nós e que existem e se estruturam durante nossa vida. Norbert Elias

More Related