slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Biogirassois PowerPoint Presentation
Download Presentation
Biogirassois

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 5

Biogirassois - PowerPoint PPT Presentation


  • 78 Views
  • Uploaded on

Biogirassois. Carlos Oliveira. ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO JÚLIO DINIS - OVAR. Ovar, Aveiro. 12º ano. Matemática, Português, Educação Física, Psicologia, Área de Projecto, Física, Biologia. 4 alunos + 1 Professor.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Biogirassois' - thetis


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Biogirassois

Carlos Oliveira

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO JÚLIO DINIS - OVAR

Ovar, Aveiro

12º ano. Matemática, Português, Educação Física, Psicologia, Área de Projecto, Física, Biologia

4 alunos + 1 Professor

slide2

Iniciámos o projecto com a criação de micro algas da espécie Chorella vulgaris para uma posterior produção de biodiesel através do óleo proveniente delas. Temos também como objectivo provocar arejamento na produção das algas utilizando motores movidos a energia solar, com a utilização do kit que nos foi enviado. Neste momento estamos na fase de extração do óleo, e em breve seguiremos com a produçao de biodiesel.

slide3

Iniciámos o projecto com a criação de micro algas da espécie Chorella vulgaris para uma posterior produção de biodiesel através do óleo proveniente delas. Recorremos ao Visionarium e obtivemos uma pequena quantidade de algas. Utilizámos tubos de acrílico (1m altura; 15 cm diâmetro), que foram colocados num local com exposição solar. Utilizámos pequenos motores para ejectarem ar e adicionamos como meio nutritivo substral líquido. Deste processo resultou a produção de 30 litros de algas na sua fase máxima de crescimento exponencial. Temos como objectivo alterar o processo de arejamento na produção das algas utilizando motores movidos a energia solar, utilizando o kit que nos foi enviado.

Já iniciámos a extracção de óleo, mas ainda estamos a experimentar varios procedimentos. Num, utilizámos 1,2 ml de algas concentradas e adicionámos, segundo o procedimento, ciclohexano e isopropanol. Utilizámos também um vortex para misturar e decantámos o produto já na fase final. Pretendemos em breve proseguir com a produção de biodiesel.

slide4

O Projecto está associado à disciplina “Área de Projecto”.

Temos vindo ao longo do ano a planificar o Projecto e temos sido sempre apoiados pelo professor coordenador Carlos Oliveira. As primeiras dificuldades foram com a produção das micro algas, que não evidenciavam um crescimento aprovável. No entanto, com a pequena quantidade enviada pelo Visionarium, e com a utilização dos tubos de acrílico, esta acabou por correr de forma sucedida. Também verificámos alguns problemas na aplicação do kit que nos foi enviado no projecto. Conseguimos, porém, aplicá-lo, usando o painel e o motor como forma de arejamento. Estamos a acabar de instalar a “ventoinha” no kit. Nesta última fase, estamos ainda a experimentar vários procedimentos de extracção de óleo, de forma a encontrarmos o mais rentável e eficaz. Todo este percurso foi realizado no2º período. Assim que encontrarmos o procedimento ideal prosseguiremos com a produção de biodiesel.

A produção de micro algas superou as espectativas

slide5

Todo o projecto tem nos sido útil e importante para o desenvolvimento das nossas aptidões laboratoriais, cientificas e capacidade de trabalho. Se alcançarmos o nosso objectivo primário, de encontrar um material rentável e económico na produção de biodiesel, que seja abundante na zona de Ovar, esperamos poder incentivar a produção deste na nossa localidade e desenvolver a utilização de biocombustiveis.

Estamos também a concorrer no Concurso “ Jovens Cientistas”, onde esperamos divulgar o nosso projecto. Vamos também apresentar todo o projecto e processo numa amostra no final do ano lectivo, nas instalações escolares.

s

Incentivar o uso dos biocombustiveis, é um objectivo pelo qual pretendemos lutar.