1 / 5

Biogirassois

Biogirassois. Carlos Oliveira. ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO JÚLIO DINIS - OVAR. Ovar, Aveiro. 12º ano. Matemática, Português, Educação Física, Psicologia, Área de Projecto, Física, Biologia. 4 alunos + 1 Professor.

thetis
Download Presentation

Biogirassois

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Biogirassois Carlos Oliveira ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO JÚLIO DINIS - OVAR Ovar, Aveiro 12º ano. Matemática, Português, Educação Física, Psicologia, Área de Projecto, Física, Biologia 4 alunos + 1 Professor

  2. Iniciámos o projecto com a criação de micro algas da espécie Chorella vulgaris para uma posterior produção de biodiesel através do óleo proveniente delas. Temos também como objectivo provocar arejamento na produção das algas utilizando motores movidos a energia solar, com a utilização do kit que nos foi enviado. Neste momento estamos na fase de extração do óleo, e em breve seguiremos com a produçao de biodiesel.

  3. Iniciámos o projecto com a criação de micro algas da espécie Chorella vulgaris para uma posterior produção de biodiesel através do óleo proveniente delas. Recorremos ao Visionarium e obtivemos uma pequena quantidade de algas. Utilizámos tubos de acrílico (1m altura; 15 cm diâmetro), que foram colocados num local com exposição solar. Utilizámos pequenos motores para ejectarem ar e adicionamos como meio nutritivo substral líquido. Deste processo resultou a produção de 30 litros de algas na sua fase máxima de crescimento exponencial. Temos como objectivo alterar o processo de arejamento na produção das algas utilizando motores movidos a energia solar, utilizando o kit que nos foi enviado. Já iniciámos a extracção de óleo, mas ainda estamos a experimentar varios procedimentos. Num, utilizámos 1,2 ml de algas concentradas e adicionámos, segundo o procedimento, ciclohexano e isopropanol. Utilizámos também um vortex para misturar e decantámos o produto já na fase final. Pretendemos em breve proseguir com a produção de biodiesel.

  4. O Projecto está associado à disciplina “Área de Projecto”. Temos vindo ao longo do ano a planificar o Projecto e temos sido sempre apoiados pelo professor coordenador Carlos Oliveira. As primeiras dificuldades foram com a produção das micro algas, que não evidenciavam um crescimento aprovável. No entanto, com a pequena quantidade enviada pelo Visionarium, e com a utilização dos tubos de acrílico, esta acabou por correr de forma sucedida. Também verificámos alguns problemas na aplicação do kit que nos foi enviado no projecto. Conseguimos, porém, aplicá-lo, usando o painel e o motor como forma de arejamento. Estamos a acabar de instalar a “ventoinha” no kit. Nesta última fase, estamos ainda a experimentar vários procedimentos de extracção de óleo, de forma a encontrarmos o mais rentável e eficaz. Todo este percurso foi realizado no2º período. Assim que encontrarmos o procedimento ideal prosseguiremos com a produção de biodiesel. A produção de micro algas superou as espectativas

  5. Todo o projecto tem nos sido útil e importante para o desenvolvimento das nossas aptidões laboratoriais, cientificas e capacidade de trabalho. Se alcançarmos o nosso objectivo primário, de encontrar um material rentável e económico na produção de biodiesel, que seja abundante na zona de Ovar, esperamos poder incentivar a produção deste na nossa localidade e desenvolver a utilização de biocombustiveis. Estamos também a concorrer no Concurso “ Jovens Cientistas”, onde esperamos divulgar o nosso projecto. Vamos também apresentar todo o projecto e processo numa amostra no final do ano lectivo, nas instalações escolares. s Incentivar o uso dos biocombustiveis, é um objectivo pelo qual pretendemos lutar.

More Related