1 / 1

Integrantes:

VEtron - Visão Eletrônica de Objetos com RFID. Objetivo: Auxiliar deficientes visuais a identificar objetos através de dispositivos móveis. Moleton Azul escrito POLI em amarelo. Etiqueta RFID.

taryn
Download Presentation

Integrantes:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VEtron - Visão Eletrônica de Objetos com RFID Objetivo: Auxiliar deficientes visuais a identificar objetos através de dispositivos móveis. Moleton Azul escrito POLI em amarelo Etiqueta RFID • A arquitetura do sistema foi projetada para ser modular; dessa forma, três dos quatro blocos acima podem ser implementados com tecnologias diferentes, por exemplo: • o Leitor RFID pode ser substituído por um leitor de código de barras; • o Subsistema de Reprodução de Mensagens, que foi implementado com o reprodutor de arquivos de som do celular, pode ser substituído por um sintetizador de voz, que leria strings contidas no módulo Mapeamento do Objeto Identificado; • o Subsistema de Cadastro de Informações de Objetos, que foi implementado utilizando o gravador de voz do celular, pode ser substituído pelo teclado do celular, que enviaria strings para o módulo Mapeamento do Objeto Identificado. • Os objetos a serem identificados devem possuir uma etiqueta RFID, que deverá ser lida por um leitor RFID compatível. Este, por sua vez, se comunicará via Bluetooth com um telefone móvel, por meio do qual é possível realizar: • Cadastro, que consiste em gravar um arquivo de som descrevendo o objeto, após o leitor ter lido sua etiqueta; • Reconhecimento, que consiste em reproduzir o arquivo de som correspondente à etiqueta lida; • Remoção, que consiste em excluir o cadastro referente à etiqueta lida. Este projeto utiliza um telefone celular com sistema operacional Symbian porque, segundo o Instituto Laramara, cerca de 3000 deficientes visuais possuem celulares desse tipo devido ao suporte da plataforma a um sintetizador de voz de uso recorrente pela comunidade de deficientes visuais. Leitor RFID Objeto a ser identificado A escolha da abordagem de gravação e reprodução de arquivos de som se baseia no fato de a digitação de strings não ser confortável ao usuário e de o emprego de um sintetizador representar um custo elevado para o produto final. Interface Usuário-Máquina (figura ao lado): A interface é feita por meio de mensagens sonoras, para os usuários deficientes, e mensagens de texto, para os usuários que enxergam e se dispõem a auxiliar no cadastro de objetos. As teclas utilizadas são as setas, ENTER (que fica no meio das setas) e SAIR (que, assim como na maioria dos programas para celular, fica abaixo da tela do telefone móvel no canto direito), pois são fáceis de serem localizadas. Tecnologias utilizadas: Apoio: Outras possibilidades de aplicação: • Catalogação de coleções de livros, DVDs, etc. • Controle de estoques comerciais e industriais • Suporte à logistíca Antonio Vieira da Silva Neto (antonio.vieira88@usp.br) Felipe Iwao Takiyama (felipe.takiyama@usp.br) Maurício Imamura (mauricio.imamura@gmail.com) Integrantes: Professor Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca(carlos.cugnasca@poli.usp.br)

More Related